10 curiosidades sobre a série animada Pica-Pau


Pica-Pau certamente marcou a infância de várias gerações. Exibido na TV aberta pela Rede Tupi, SBT, Rede Globo e Record, a animação se tornou extremamente popular no Brasil.

Abaixo, você confere dez curiosidades sobre esse clássico desenho.

1. A inspiração para a criação do personagem Pica-Pau veio de uma situação bem inusitada vivida por Walter Lantz. Na sua noite de núpcias com Grace Stafford no Lago Sherwood, um pica-pau passou a noite inteira bicando o telhado da cabana que eles haviam alugado, não deixando o casal dormir. Quando uma forte chuva começou, os dois descobriram que o pássaro havia feito buracos no telhado. Walter queria atirar na ave, mas Gracie sugeriu que seu marido fizesse um desenho animado sobre o animal e assim nasceu o personagem.

2. Criado em 1940, inicialmente o Pica-Pau apareceu como um pássaro louco, com uma aparência considerada grotesca. Porém, ao longo dos anos, o personagem sofreu diversas mudanças no seu visual, ganhando traços mais simpáticos, aparência refinada e um temperamento mais tranquilo.

3. Pica-Pau foi inicialmente dublado nos Estados Unidos por Mel Blanc, que também deu voz a quase todos os personagens do sexo masculino nas séries Looney Tunes e Merrie Melodies. Blanc foi sucedido por Ben Hardaway, e mais tarde por Grace Stafford, esposa de Lantz.

4. O Pica-Pau é um dos poucos personagens de desenhos animados que possui uma estrela na Calçada da Fama.

5. No curta animado Esperto Contra Sabido (Dumb Like a Fox, no original), de 1964, foi revelada qual é a espécie do personagem. Um museu estava oferecendo uma recompensa de 25 dólares para quem capturasse um Campephilus principalis, popularmente conhecido como pica-pau.

6. A clássica risada do Pica-Pau foi criada antes mesmo do personagem e originalmente pertencia ao Happy Rabbit da Warner Bros., que mais tarde evoluiu para o Pernalonga; a risada foi usada pelo coelho em apenas quatro curtas.

7. O Pica-Pau é o mascote oficial da Universal Pictures. Ele e seus amigos estão presentes nos Parques Temáticos da Universal Studios em todo o mundo, bem como no Parque PortAventura em Salou, Espanha, onde os personagens permanecem apesar da Universal não ter mais participação financeira no parque.

8. Em 1998 e 1999, o Pica-Pau e o logo da animação apareceram na lateral do carro da equipe Williams na Fórmula 1, próximo à asa dianteira (local conhecido como nariz), e, em 2000, tornou-se o mascote oficial da Honda Motorcycle Racing Team.


9. Pica-Pau foi o primeiro desenho animado a ser exibido na TV brasileira, na extinta Rede Tupi, um dia após a sua inauguração (a animação fez sua estreia em 19 de setembro de 1950). Nessa época, os desenhos eram exibidos com o áudio original, já que a dublagem em português só surgiria em 1957.

10. No Brasil o Pica-Pau foi dublado por Olney Cazarré, Garcia Júnior, Marco Antônio Costa e Peterson Adriano.

Atualizado em 11/03/2024.
E7

Perfil da redação do Portal E7.

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade