TV nos Estados Unidos: o que significa termos como 8/7c, 9/8c e 10/9c?


Aqui no Brasil, as propagandas na TV são feitas de acordo com o fuso horário de Brasília. Os Estados Unidos também possui mais de um fuso horário, mas lá as chamadas dos programas sempre exibem dois horários. Antes de seguir com o assunto, vamos retornar às aulas de geografia e conhecer quais são os fusos horários do país, excluindo o Alasca e o Havaí.

Hora do Pacífico: fuso -8
Horário das Montanhas: fuso -7
Horário Central: fuso -6
Horário Leste: fuso -5


Agora que já identificamos os fusos horários do país, vamos entender o que  8/7c, 9/8c e 10/9c significam. O primeiro número é a hora em que a atração será exibida no horário Leste, enquanto o segundo número, depois da barra e sempre acompanhado de um "c", é a hora em que o mesmo programa será transmitido no horário Central. Normalmente, os programas de TV nos EUA são anunciados de acordo com esses dois fusos horários. Às vezes, você pode ver um "p" no lugar do "c", representando o horário do Pacífico. O horário das Montanhas, no entanto, nunca aparece nas propagandas, já que geralmente ele segue a programação de outro fuso horário.

As emissoras geralmente transmitem pelo menos duas programações para suas estações próprias e afiliadas: o "feed oriental", que é veiculado simultaneamente nos fusos horários leste e central, e o "feed do oeste", com atraso de três horas, para o fuso horário do Pacífico. Isso garante que um programa que, por exemplo, vai ao ar às 20h na costa leste também seja retransmitido localmente às 20h na costa oeste. Algumas redes de TV do fuso horário da montanha fazem uso do "feed do oeste", enquanto outras obtêm uma mistura dos feeds leste e do Pacífico. Já os eventos ao vivo, como jogos esportivos, costumam ser transmitidos simultaneamente em todo o país.

Então, se você quiser assistir Blue Bloods na CBS às sextas-feiras (10/9c), você deverá ligar a TV às 22 horas nos fusos horários do Leste e do Pacífico e às 21 horas nos fusos horários Central e das Montanhas
E7

Perfil da redação do Portal E7.

9 Comentários

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

  1. então 8c é 8 da noite ou 8da manha??

    ResponderExcluir
  2. A informação não está correta! Como o Pacífico pode ter o mesmo horário da costa leste? O Pacífico fica na costa OESTE dos EUA. A costa leste é banhada pelo Atlântico! O fuso do Pacífico é -8 e o da costa leste é -5. Os horários não podem ser iguais! O primeiro número mostrado é o horário da costa leste e o segundo o horário central.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você não entendeu direito. Um mesmo programa pode ser exibido às 22 horas no Leste e no Pacífico, observando o horário local de cada região (e não de forma simultânea).

      Excluir
    2. O erro está que inverteram a ordem dos fusos horários das regiões do Pacífico e das Montanhas, pois há no exemplo a retransmissão para a costa oeste e montanhas o horário será 8/7p por exemplo, já que na costa oeste será sempre uma hora a menos que nas Montanhas.

      Excluir
    3. Marco, os detalhes estão no comentário abaixo.

      Excluir
  3. Na verdade o programa será transmitido as 22h no leste e 21h no centro (10/9c), e será transmitido, novamente, as 22h nas montanhas e 21h no Pacífico (10/9p).
    O erro está que no post está invertida a ordem da segunda transmissão.
    No Pacífico é sempre uma hora a menos de que o horário das montanhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 22 h Leste e Montanhas.
      21 h Central e Pacífico.

      Excluir
    2. Agradeço pela contribuição, mas não procede o que você falou. O exemplo citado no último parágrafo é de um caso real.

      "BLUE BLOODS
      CBS, Friday nights at 10, Eastern and Pacific times; 9, Central time." - NY Times.

      Como a reportagem do NY Times não cita o horário das Montanhas, segue a informação retirada do site da - CBS de Denver (afiliada KCNC-TV), Colorado: “BLUE BLOODS airs the last new episode of the season on Friday May 5 at 9 p.m.”.

      Na Wikipedia também há uma breve menção ao horário das Montanhas no curto período em que a série foi exibida na quarta-feira: "The series debuted on September 24, 2010, with episodes airing on Fridays following CSI: NY before being moved to Wednesdays at 10:00 p.m. Eastern and Pacific time and 9:00 p.m. Central and Mountain time for a four-week tryout. After four weeks, it returned to its original Friday 10:00 p.m. Eastern time slot, where it has remained since.".

      Excluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade