Confira a evolução da marca da Rede Globo ao longo dos anos


Em 50 anos de história, a marcada da Rede Globo passou por muitas modificações; assim como a emissora evoluía, ela buscou fazer o mesmo com a sua identidade visual. A sua primeira marca, criada em 1965 em nada se assemelha com a que é hoje usada pela emissora. Confira a evolução:

Inicialmente o símbolo da emissora era um cata-vento formado por quatro números 4, o canal que pertencia a Globo no Rio de Janeiro na época. Criado por Aloísio Magalhães, a logo foi utilizada durante 5 anos.

1965

Em 1970, um novo conceito foi lançado, tendo-se agora um globo terrestre com linhas de meridianos. A segunda marca da TV Globo foi criada por Mauro Borja Lopes.

1970

No ano de 1974, outras emissoras afiliadas passaram a fazer parte do canal fundado por Roberto Marinho, dando início a Rede Globo. A nova logo era composta por um globo junto com sete elos, em referência as emissoras afiliadas.

1974

Em 1975, foi lançado uma nova marca, criada designer austríaco Hans Donner, contratado pela emissora com o objetivo de renovar a sua marca, que cada vez se tornava mais popular no Brasil. A nova logo sugeria a Terra englobando uma tela de televisão, que por sua vez reproduzia a imagem do próprio planeta. A marca criada por Donner é mantida até hoje pela emissora, sofrendo algumas alterações no decorrer dos anos, mas mantendo a sua essência.

1975

No ano de 1988 a criação de Hans Donner sofre sua primeira modificação, inserindo várias cores; a nova marca intensifica o conceito 3D, que passou a ser utilizado pela Rede Globo desde então.

1988

Em 1993 marca o lançamento de mais um logo. A nova versão ganhou um efeito metálico, realçando as esferas tridimensionais. As cores dentro do globo agora são formadas por diamantes.

1993

O globo passou por um ajusto de cores em 1995, ficando mais escuro, ganhando linhas mais ousadas e mais brilho.

1995

Em 2000 a marca da Rede Globo recebe uma textura metálica mais simplificada, e teve o seu brilho reduzido em comemoração aos 35 anos da emissora.

2000

Em comemoração aos 40 anos, a Rede Globo lançou em 2005 uma nova reformulação do  globo criado por Hans Donner, que ganhou cores bem mais vivas que as versões anteriores.

2005

3 anos depois, um novo logo foi lançado, sendo este o que apresentou mudanças mais drásticas em relação aos anteriores. Para começar, os diamantes que compunham as cores foram substituídos por linhas,  o retângulo dentro do globo deixou de ter a dimensão 4x3 (TV analógica), passando para 16x9 (TV digital), e  a textura metálica foi completamente simplificada.

2008

No ano de 2014, o tom metálico deixa o logo da emissora após anos. A nova marca faz referência ao logo criado em 1975. As cores dentro do globo ganharam novos tons mais vivos e em movimentos.

2014
E7

Perfil da redação do Portal E7.

1 Comentários

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade