Anunciado durante a E3 2018, The Awesome Adventures of Captain Spirit (As Aventuras Iradas de Captain Spirit no Brasil) serve como uma pequena introdução ao universo de Life is Strange 2. Podendo ser baixado gratuitamente, o jogo é protagonizado por Chris, um garoto de nove anos que mora com Charles, seu pai.

Assim como Life is Strange, o game apresenta uma temática pesada (não se engane pela temática aparentemente infantil). O pai de Chis enfrenta sérios problemas com bebidas alcoólicas, razão pela qual alguns familiares não querem que Chris continue com ele. Logo cedo, quando prepara o café da manhã, Charles já está com uma lata de cerveja da mão. Vasculhando o ambiente também é possível encontrar várias latinhas vazias. The Awesome Adventures of Captain Spirit mostra como que uma criança lida com um assunto tão delicado como o alcoolismo. Como se isto não bastasse, a família recentemente passou por uma grande perda, o que abalou o emocional de todos.

Para fugir da realidade, Chris assume o alter ego de Captain Spirit, um super-herói que trava batalhas contra vilões e criminosos da cidade. Com uma mente bastante criativa, Captain Spirit leva o jogador a viver pequenas e empolgantes aventuras. Muitos dos problemas por ele enfrentado são resolvidos com seus poderes imaginários. O legal é que o jogador participa de toda a construção do personagem, podendo até mesmo fazer pequenas customizações na roupa do herói.

O ambiente para ser explorado é pequeno, resumindo-se aos cômodos da casa de Chris, o quintal, a garagem e a casa na arvore. Apesar do ambiente restrito, há muitas informações e objetos com os quais o jogador pode interagir. Como o jogo é bem curto, para aproveitar melhor a experiência é recomendado que se explore bem todos os cenários. Além de aumentar a duração da campanha, isso também faz com que detalhes da história sejam revelados.

A jogabilidade segue o padrão visto em Life is Strange e Life Is Strange: Before the Storm, havendo momentos de exploração e diálogos com opções de escolha. O visual também está na mesma linha dos games anteriormente citados. Assim como em Life is Strange, a trilha sonora de The Awesome Adventures of Captain Spirit é simplesmente espetacular, encaixando-se muito bem com o game. Uma pena não terem inserido um sistema de conquistas/troféus.

Desenvolvido pela Dontnod Entertainment, The Awesome Adventures of Captain Spirit está disponível para Xbox One, PlayStation 4 e Windows. Esta análise foi feita com base na versão para Xbox One.


Considerações finais
Enquanto enfrenta problemas familiares, Chris usufrui de sua mente criativa para desligar-se da realidade e ir combater os supervilões que assombram a cidade. The Awesome Adventures of Captain Spirit sabe lidar muito bem com uma temática complicada, mostrando o olhar inocente de uma criança sobre os problemas da vida adulta.

Apesar de curto, o game apresenta uma experiência muito boa, sendo uma ótima oportunidade para relaxar. Se você gostou da história de Max Caulfield, a probabilidade de Cris e seu Captain Spirit te encantar é muito grande. Caso não tenha tido a oportunidade de jogar Life is Strange, está é uma boa oportunidade para conhecer o universo do game. Aproveite: você não pagará nada por isso!

Nota
★★★★☆ - 4 - Ótimo


Veja mais sobre Life is Strange:
└ Análise do jogo Life is Strange
└ Análise do jogo Life is Strange: Before the Storm
└ Análise do jogo Life is Strange 2

➜ Você pode ver análises de outros jogos clicando aqui.