Análise da série Suits (2ª temporada)


Atenção! O texto a seguir contém spoilers da primeira temporada de Suits.

Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito? Bem, acho que nem sempre é assim... Após alguns desentendimentos ao longo da temporada de estreia, Trevor (Tom Lipinski) decidiu contar a Jessica (Gina Torres) a verdade sobre Mike (Patrick J. Adams) ao descobrir que ele estava ficando com sua ex-namorada. Depois desse golpe baixo, Suits inicia o seu segundo ano justamente com um jantar entre Jessica e Mike, ocasião em que a advogada busca conhecer mais detalhes sobre o passado do jovem que foi contratado por Harvey (Gabriel Macht).

Mesmo não tendo tomado conhecimento desse encontro, Harvey passa a desconfiar que alguma coisa havia acontecido e, ao conversar com Jessica, descobre que ela já sabia que Mike é uma fraude. Para evitar maiores problemas, Jessica insinua que Harvey deveria demitir o seu associado, mas o assunto perde o foco quando uma notícia pegou todo o escritório de surpresa: Alicia, a esposa de Daniel Hardman (David Costabile), havia falecido.


Depois de permanecer anos afastado da Pearson Hardman, Daniel decide retomar as suas atividades na firma de advocacia, agora que ficou viúvo. A sua volta aos ambientes do escritório provoca uma guerra interna que se arrasta por praticamente toda a temporada: enquanto Daniel tenta ganhar a simpatia de grande parte dos funcionários, Jessica e Harvey conhecem muito bem o seu passado sujo e sabem que, a qualquer momento, ele irá agir para tentar assumir o comando da empresa.

Diante dessa situação, mais do que nunca Jessica precisava do apoio de Harvey, mas ele de cara avisa que só seguiria trabalhando na Pearson Hardman se Mike permanecesse como seu associado. Sem ter muito o que fazer, Jessica se vê obrigada a concordar com a continuidade do falso advogado na firma. No decorrer dos dezesseis episódios, esse é apenas um dos atos que Harvey toma para salvar a pele de Mike.

Em meio a essa disputa interna, o protagonista recebe uma intimação de alguém ameaçando reabrir o processo da Coastal Motors, um caso que ele havia vencido há quatro anos. Quem figura do outro lado é Travis Tanner (Eric Close), um advogado que está disposto a derrubar Harvey a qualquer custo. Vale lembrar que os dois tiveram um pequeno embate na primeira temporada e Travis acabou sendo derrotado. Vindo desta vez mais bem preparado, Tanner apresenta um memorando interno apontando que a Coastal Motors sabia do defeito de engenharia do capô do carro, algo que pode mudar completamente a decisão que foi proferida no passado.

Embora Harvey alegue nunca ter visto tal documento, ele e sua firma começam a ser processados por fraude. O cenário fica ainda mais crítico quando Donna (Sarah Rafferty), ao revistar o arquivo do caso original, encontra o memorando com o seu carimbo de recebimento. Para conseguirem superar todas essas questões, uma união precisará ser construída no escritório.


Considerações finais
A segunda temporada de Suits tem grande foco nos problemas internos da Pearson Hardman. Diferente do ano anterior, quando a série apresentou praticamente um caso por episódio, a resolução de algumas demandas agora se prolonga por vários capítulos. Além de ter que lidar com a volta de Daniel, Harvey e a firma viram alvos de um processo complicado e que causa um grande desgaste em todos. No meio desse caos, a atração explora o passado de Harvey e mostra um estreitamento ainda maior de laços entre o advogado e seu associado, ao ponto dele chegar a ficar chapado no apartamento de Mike.

O relacionamento de Mike e Rachel Zane (Meghan Markle) tem altos e baixos, assim como a luta de Rachel para conseguir cursar Direito em Harvard. Mais uma vez, Donna chama a atenção sempre que aparece e Louis Litt (Rick Hoffman) permanece sendo aquele personagem de fases, ora você gosta, ora você desgosta. Fato é que Louis tem uma grande importância na série e se destacou nesse segundo ano ao demonstrar um pouco mais dos seus sentimentos.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade