Análise da série Suits (3ª temporada)


Atenção! O texto a seguir contém spoilers da segunda temporada de Suits.

No final da segunda temporada, Jessica (Gina Torres) decidiu fundir a Pearson com a Darby International, firma de advocacia de Edward Darby (Conleth Hill), dando origem a Pearson Darby. Como Mike (Patrick J. Adams) foi impedido de utilizar os documentos para evitar a união dos escritórios, Harvey (Gabriel Macht), que sempre foi contrário à junção das firmas, acaba se afastando do seu associado por acreditar que ele o havia traído. A reconciliação entre os dois só acontece quando Mike e Louis (Rick Hoffman) estavam tendo uma relação profissional muito próxima, o que deixa Louis extremamente chateado; parece que o destino sempre joga contra ele.

Com a fusão, Edward decide entregar para Harvey o caso da Hessington Oil, processo em que Ava Hessington (Michelle Fairley) está sendo acusada, por seus opositores, de suborno e assassinato. Um detalhe que vale ser ressaltado é que Darby tem um interesse pessoal no caso. Como Harvey está decidido a sair da firma, ele resolve fazer um acordo com Edward: se ganhasse o caso, ele queria ser demitido e ter a cláusula de não competição cancelada. No entanto, quando o promotor Cameron Dennis (Gary Cole) assume o processo, Specter decide mudar os termos do acordo: caso vencesse, ele agora queria que Darby o apoiasse como sócio gerente do escritório. Parecia que Harvey realmente estava determinado a tirar Jessica de uma posição de liderança.


A disputa entre Louis e Nigel Nesbitt (Adam Godley) pelo comando de funções dentro da Pearson Darby é responsável por dar um tom mais descontraído à terceira temporada. Os dois possuem características muito parecidas, tanto é que Nigel é descrito como uma espécie de "Louis britânico". Quando Nigel precisa se ausentar em razão de uma viagem profissional, ele pede a Louis para tomar conta do seu gato, Mikado, um gesto que mostra que eles realmente passaram a confiar um no outro. Esse cenário muda completamente no momento em que Louis se recusa a devolver o bichano e um julgamento simulado precisa ser realizado na firma para decidir quem ficará com o animal.

Outra questão inusitada surge quando uma versão inglesa de Harvey também aparece na Pearson Darby: braço direito de Edward, Stephen Huntley (Max Beesley) foi enviado até os Estados Unidos para auxiliar Harvey no que fosse preciso no caso de Ava. A princípio, os dois até mantém uma relação aceitável, mas a situação piora bastante quando Stephen toma algumas ações no caso sem que Harvey saiba, além do fato dele estar saindo com Donna (Sarah Rafferty), o que também gera um incômodo. 

Uma das maiores qualidades de Jessica é saber observar bem o que está acontecendo ao seu redor. Isso a leva a nomear Harvey como sócio sênior, ocasião em que o escritório passa a se chamar Pearson Darby Specter. Quem não gostou nada disso foi Louis, que agora terá que ver diariamente o nome de seu colega na parede da firma. Depois desse gesto, Harvey decide ser sincero com Jessica e lhe conta o que ele estava planejando fazer, além de mencionar que não queria mais o acordo com Edward. Inicialmente Jessica se sentiu traída, mas os dois rapidamente se uniram para resolver os problemas do escritório.

Durante a temporada, vários flashbacks são apresentados, oportunidade em que descobrimos como surgiu a relação entre Harvey e Donna, quais foram os motivos que levaram Harvey a abandonar o escritório da promotoria (que era comandado por Cameron Dennis), como Jessica chegou ao comando da firma e porque Mike foi expulso da faculdade de Direito.


Considerações finais
A terceira temporada de Suits é marcada pelo caso de Ava Hessington, que se arrasta por mais da metade dos episódios, apresentando muitas reviravoltas e um desfecho surpreendente. Em meio a esse complicado processo, acompanhamos flashbacks que exploram o passado de grande parte dos personagens principais, o que enriquece a história da série. É engraçado ver como Harvey fazia as mesmas brincadeiras que Mike faz hoje. Também temos alguns bons momentos envolvendo Louis e Mike, dentre os quais destaco a hilária cena da banheira de lama. Louis é um cara bacana, mas pouco compreendido pelas pessoas; ele na verdade só quer ter amigos. Mesmo em meio a vários problemas, é legal ver a união de todos no escritório, o que reforça a ideia deles serem uma família.

Um tema recorrente no terceiro ano da atração são os problemas de relacionamento dos personagens: a possível mudança de Rachel (Meghan Markle) para cursar Direito acaba balançando o seu convívio com Mike; a conturbada relação de Harvey com Scott (Abigail Spencer) mostra o quanto o advogado tem dificuldades em gerir um relacionamento amoroso; Louis e Sheila Sazs (Rachael Harris) também enfrentam desentendimentos; e Jessica precisa lidar com o processo de inventário de uma pessoa muito querida por ela. Para finalizar, Harvey e seu associado passam apuros diante da possibilidade do segredo de Mike ser descoberto por mais pessoas.

Nota
★★★★☆ - 4 - Ótimo


Veja mais sobre Suits:

➜ Você pode ler análises de outras séries clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

2 Comentários

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade