Análise do jogo The Wolf Among Us

The Wolf Among Us é um game desenvolvido pela Telltale Games baseado no universo das histórias em quadrinhos Fábulas, criada por Bill Willingham e publicada pela DC Comics através de seu selo Vertigo. A história do título se passa antes dos acontecimentos das HQs.

Em The Wolf Among Us o jogador assume o controle de Bigby Wolf, o lobo mau da história de Chapeuzinho Vermelho. Aqui o personagem desenvolve um papel muito diferente daquele visto na trama infantil: Bigby é um xerife atuante na cidade de Nova York, mais especificamente em Fabletown, um bairro que abriga vários personagens de contos de fadas.

Todos esses personagens vivem escondidos na cidade após terem sido expulsos do mundo das fábulas. Cada ser possui características e personalidades próprias, tornando a narrativa rica em detalhes. Um ponto em comum entre eles é que todos demonstram ter dificuldades em adaptar suas vidas no mundo dos humanos. É muito legal reencontrar personagens que marcaram nossa infância em um universo totalmente diferente daquele por nós conhecido. Bigby tem como principal missão manter a paz e o controle entre essas criaturas. A pacata vida do xerife começa a complicar quando dois assassinatos são cometidos no bairro. Sem ter pistas sobre o responsável por cometer tais atos, o lobo começa a investigar os crimes, contando com o auxílio de Branca de Neve.

Assim como os outros games da Telltale, The Wolf Among Us é um título point and click de aventura. O jogador deve andar pelo cenário, interagir com objetos e pessoas para avançar na história. Os momentos de ação resumem-se a quick time events, como deslocar para um lado e apertar o botão exibido na tela. O diferencial do jogo, em relação as demais produções do estúdio, está na abordagem: ambientado na década de 1980 e tendo uma investigação como tema central, The Wolf Among Us assume um interessante aspecto noir.

Visualmente, o jogo assemelha-se a uma história em quadrinhos. O principal ponto negativo é a ausência de uma trilha sonora marcante. O título limita-se a executar o seu tema de abertura e algumas poucas músicas em momentos mais tensos. Felizmente, essa falha é parcialmente compensada com uma história bem elaborada e cheia de reviravoltas. Durante o game, o jogador é forçado a fazer escolhas que efetivamente mudam o destino dos personagens. Acessando o menu, em “extras”, é possível ver um pequeno resumo sobre a história de cada um dos personagens. Para desbloquear todos, é necessário fazer escolhas diferentes daquelas feitas durante a primeira jogatina. Não é preciso completar tudo de novo, uma vez que o game conta com a opção de seleção de capítulos.

Enquanto jogava, enfrentei alguns problemas técnicos. Assim como os outros jogos desenvolvidos pela Telltale, The Wolf Among Us sofre com pequenas travadas durante o gameplay. Outra falha por mim percebida foi no idioma: estava jogando o título em espanhol e, do nada, após um carregamento, o game parou de exibir as legendas; em outro momento, o idioma do jogo alternou-se para o inglês. Nesses dois casos, a falha foi corrigida ao recarregar o último ponto de controle.

Com episódios lançados entre os anos de 2013 e 2014, The Wolf Among Us está disponível para Windows, macOS, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Xbox 360, Xbox One, iOS e Android. Esta análise foi feita com base na versão de Xbox One.

Considerações finais
Depois do sucesso de The Walking Dead, a Telltale recorreu mais uma vez ao mercado de histórias em quadrinhos para criar um novo jogo. The Wolf Among Us entrega uma excelente e marcante história, colocando personagens já conhecidos em ambientes totalmente novos. Para quem (assim como eu) não leu as publicações da Vertigo, o game é uma ótima oportunidade para ter um primeiro contato com o universo de Fábulas.

Mesmo apresentando alguns problemas técnicos, The Wolf Among Us é um ótimo jogo point and click. Uma trilha sonora mais presente e marcante certamente tornaria a experiência ainda melhor. Com o fechamento da Telltale e o cancelamento de The Wolf Among Us 2, espero que algum dia este universo ganhe uma continuação no mundo dos games.

Nota
★★★★☆ – 4 – Ótimo

➜ Você pode ler análises de outros jogos clicando aqui.

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV".
Deixe seu comentário ›