Análise da série Fargo (1ª temporada)


Lester Nygaard (Martin Freeman) é um corretor de seguros que durante sua infância sofria bullying na escola. Em um dia normal, Laster acaba se encontrando com Sam Hess (Kevin O'Grady), um dos valentões da escola. Sam Hess, que estava acompanhado de seus dois filhos, não perde a oportunidade de mais uma vez aprontar com Laster e acaba agredindo-o, machucando o seu nariz.

Lester vai até o hospital e conhece Lorne Malvo (Billy Bob Thornton) na sala de espera. Malvo direcionou-se até o pronto-socorro após se envolver em um acidente de carro. Dentro do porta-malas do veículo havia uma de suas vítimas, que conseguiu sair correndo logo após o acidente, mas acabou morrendo com o frio. A vítima do sequestro usava apenas uma cueca. Enquanto aguardava atendimento, Lester conversa com Malvo e acaba encomendando (sem querer) o assassinato de Sam Hess.

É importante mencionar que Fargo é uma série de drama que conta com um tipo de humor muito peculiar. A produção do canal estadunidense FX trabalha a sua história em cima disso: não que a série seja de comedia, mas ela consegue criar cenas cômicas em momentos sérios. A cena em que Laster encomenda o homicídio de Hess é um bom exemplo disso.

Fato é que a conversa que Laster teve com Malvo acaba criando nele sentimentos que não haviam antes se manifestado; é como se Malvo tivesse manipulado a mente de Laster com um simples diálogo. Laster torna-se uma pessoa intolerante e agressiva, matando sua própria esposa no porão de sua casa com um martelo. A morte de sua esposa significava para ele uma libertação, afinal, ele sempre foi maltratado por ela, que não poupava as palavras para jogar na cara de Laster a pessoa sem perspectiva de crescimento que ele era.

Momentos depois do incidente, ao perceber o que tinha feito, Laster liga para Malvo pedindo ajuda. É nesse momento que mais um homicídio acontece na residência: o delegado Thurman (Shawn Doyle) vai até a casa de Laster para conversar com ele a respeito do homicídio de Has. Acontece que Thurman percebe que um crime havia sido cometido na residência, momento em que é morto por Malvo. A partir desse momento, Laster torna-se uma pessoa totalmente dissimulada e egoísta.

Com uma série de crimes acontecendo, incluindo a morte do delegado, a policial Molly Solverson (Allison Tolman) começa a tentar desvendar todos esses crimes, desconfiando veementemente da participação de Laster nos homicídios. Acontece que Bill Oswalt (Bob Odenkirk), que assume o lugar de Thurman, não dá muita importância para aquilo que Molly diz. Bill é um velho amigo de Laster e não acredita que o mesmo tenha envolvimento nos crimes.

Malvo é um assassino profissional que não para. Ele é um personagem que consegue roubar a cena sempre que aparece, graças a sua versatilidade em incorporar novas pessoas. Além de ser uma pessoa esperta, ele consegue intimidar as pessoas com base em suas crenças pessoais (vide as pragas bíblicas - não entrarei em maiores detalhes para evitar spoilers). Ele ainda consegue agir com esperteza e frieza nos momentos em que passa a ser a pessoa vulnerável da situação. Com tantas ações praticadas, Malvo se torna um alvo da polícia e de outras pessoas.


Considerações finais
Fargo é uma criação de Noah Hawley, com inspiração no filme homônimo, lançado em 1996. Os irmãos Joel e Ethan Coen, criadores do filme, são os produtores executivos da série. A série da FX destaca-se desde o seu primeiro episódio pela belíssima fotografia, que tem a neve como grande destaque. As transições de imagens e a forma com que certos fatos são retratados mostram o enorme cuidado que houve por parte da produção para contar toda a história.

Além dos personagens citados acima, a série conta ainda com a presença de muitos outros, todos eles com papel relevante dentro da trama. A história, cheia de reviravoltas, e o excelente trabalho desempenhado pelo elenco renderam à primeira temporada de Fargo vários prêmios. De fato, é uma excelente série.

Nota
★★★★★ - 5 - Excelente


Veja mais sobre Fargo:
└ Análise da série Fargo (2ª temporada)
└ Análise da série Fargo (3ª temporada)

➜ Você pode ler análises de outras séries clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade