Análise da série How to Get Away with Murder (1ª temporada)


Annalise Keating (Viola Davis) é uma rigorosa professora da Universidade de Middleton. Lecionando a matéria de Direito Penal, ou "como sair impune de um assassinato", como ela prefere chamar, todo ano Annalise escolhe quatro alunos para trabalhar no seu escritório de advocacia. A seleção é feita por meio de uma atividade prática, ocasião em que os estudantes precisam apresentar uma tese de defesa para um caso real em que ela está trabalhando. Além disso, Annalise costuma premiar seus melhores alunos com uma estátua que, simbolicamente, representa uma imunidade: quem estiver com o objeto pode entregá-lo à professora Keating para livrar-se de uma prova.

Desta vez, os quatro alunos escolhidos foram Connor Walsh (Jack Falahee), Asher Millstone (Matt McGorry), Michaela Pratt (Aja Naomi King) e Laurel Castillo (Karla Souza). Com o aumento da carga de trabalho, Annalise decide "contratar" mais um: o felizardo foi Wes Gibbins (Alfie Enoch), que só conseguiu sua vaga no curso de Direito após permanecer na lista de espera. Depois de ter flagrado Annalise com seu amante, Wes acredita ter sido escolhido apenas por conta disso. A advogada, no entanto, afirma que o que a levou a escolhê-lo foi a forma com que ele construiu sua argumentação de defesa.

O escritório de Annalise é na sua própria casa. Trabalham com ela os associados Bonnie Winterbottom (Liza Weil) e Frank Delfino (Charlie Weber). Annalise é casada com Sam Keating (Tom Verica), com quem tem um relacionamento de altos e baixos. Sam é professor de psicologia na Universidade de Middleton e trai a esposa com suas alunas. A relação do casal desanda de vez quando Annalise suspeita que Sam está envolvido no assassinato da estudante Lila Stangard (Megan West), que foi encontrada morta dentro de uma caixa d'água na irmandade Kappa Kappa Theta.

O assassinato de Lila Stangard é um dos pontos centrais da primeira temporada de How to Get Away with Murder. Annalise passa a trabalhar no caso como advogada de defesa de Rebeca Sutter (Katie Findlay) a pedido de Wes. Para contextualizar, Rebeca e Griffin O'Reilly (Lenny Platt) são presos e acusados de serem os autores da morte de Stangard. Griffin era o namorado de Lila, ao passo que Rebeca era sua amiga. Wes é vizinho de Rebeca e acaba desenvolvendo um relacionamento com ela. Acreditando que Rebeca é inocente, ele faz tudo que está no seu alcance para ajudá-la.

Tudo o que mencionei é apenas o começo. A trama se torna ainda mais envolvente quando quatro dos alunos que trabalham com Annalise se envolvem em um assassinato. O fato ocorre na noite em que uma grande fogueira acontece no campus da universidade. Agora Wes, Connor, Michaela e Laurel precisam traçar um plano para se livrarem do corpo e acabar com qualquer tipo de evidência que possa ligá-los ao assassinato.

No início, a história da série pode parecer confusa em razão dos flashforwards, mas basta ter persistência que as coisas se encaixam naturalmente. A morte de Lila aconteceu alguns meses antes do assassinato em que os alunos estão envolvidos. Para explicar como as coisas chegaram a esse ponto, a série vai, aos poucos, avançando a sua linha temporal até o momento em que os fatos do presente e do futuro se encontram. O intervalo inicial entre os dois casos de assassinato é de 3 meses, diferença temporal que vai caindo a cada novo capítulo. No meio de toda essa "confusão", Annalise, sua equipe e seus alunos trabalham em vários casos e precisam construir teses para serem utilizadas na defesa de seus clientes no tribunal.


Considerações finais
Criada por Peter Nowalk e tendo Shonda Rhimes como produtora executiva, How to Get Away with Murder é uma empolgante série de mistério e drama jurídico. A produção da emissora ABC desenvolve muito bem sua narrativa ao longo dos seus quinze episódios, misturando os dois crimes de assassinato com os típicos casos da semana. Com boas reviravoltas, a série vai dando pistas para que o telespectador crie teorias sobre o que está acontecendo. A trama é bem amarrada e surpreendente.

O elenco é muito bom e entrega ao público ótimas atuações. O grande destaque, sem dúvidas, é a atriz Viola Davis, que dá vida a advogada e professora Annalise Keating. Aparentemente durona e destemida, no decorrer da história somos apresentados à intimidade de Annalise e descobrimos os lados mais frágeis da personagem. O papel, nesta primeira temporada, rendeu a Viola um Emmy e um SAG Awards.

➜ Você pode ler análises de outras séries clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade