Análise do filme Um Contratempo


Tramas policiais ficaram muito famosas na literatura, tendo posteriormente ganhado espaço nos filmes e séries de TV, à medida que as mídias audiovisuais foram se popularizando por todo o mundo. Um dos maiores nomes desse gênero literário é a escritora britânica Agatha Christie, autora de diversos romances investigativos. O filme espanhol Um Contratempo (Contratiempo, no original) bebe dessa fonte e lembra muito os livros da rainha do crime.

O tom de mistério é visto já na cena inicial, quando uma senhora bem vestida é mostrada chegando no apartamento do jovem empresário Adrian Doria (Mario Casas). Tocando a campainha, ela se identifica como Virginia Goodman (Ana Wagener) e diz estar ali após ter sido contatada por Félix Leiva (Francesc Orella), o advogado do empresário. Enquanto Doria terminava de se arrumar, uma reportagem na TV revela que ele está sendo acusado de ter matado a fotógrafa Laura Vidal (Bárbara Lennie). Doria construiu uma carreira de sucesso, tendo recentemente expandido seus negócios para o mercado asiático, além de ter vencido o prêmio de empresário do ano. Agora, tudo pode estar indo por água abaixo. Casado e sendo pai, Doria também mantinha um relacionamento amoroso com Vidal.

Quando uma das fontes de Virginia no tribunal lhe informa que a acusação teria conseguido uma nova testemunha e que Doria provavelmente seria intimado para depor naquela noite, ela começa a trabalhar em sua estratégia de defesa, junto com o seu novo cliente. Virginia é uma renomada advogada criminalista que resolveu aceitar um último caso antes de se aposentar. Com pouco tempo para escutar e orientar Doria, Virginia pede para que ele lhe conte todos os detalhes do ocorrido. Doria então revela ter ficado desacordado dentro de um quarto de hotel, após levar uma pancada na cabeça. Quando se recuperou, ele encontrou sua amante morta, com uma grande quantidade de dinheiro espalhada pelo chão. A porta estava trancada por dentro e não havia como sair pelas janelas, já que elas estavam lacradas por conta do inverno. Como alguém poderia ter cometido tal crime sem deixar nenhum rastro?

As falas de Doria narrando os fatos para Virginia transformam-se em cenas de flashbacks. Toda vez que encontra brechas no depoimento do seu cliente, a advogada o interroga, fazendo com que Doria acabe revelando mais detalhes. Não demora muito para descobrirmos que a morte de Laura pode ter relação com um acidente de carro em uma estrada deserta, no meio de uma floresta, quando Doria e Laura estavam voltando de um encontro. Apesar de não terem sofrido nenhuma escoriação, o motorista que estava no outro carro faleceu. Como a BMW de Doria não queria dar partida, Laura arquitetou um plano para encobrir o crime, mesmo eles não tendo envolvimento direto com o acidente. No entanto, se a polícia chegasse e encontrasse os dois juntos, eles seriam testemunhas do ocorrido e o relacionamento extraconjugal de Doria seria exposto. O que parecia ser apenas uma pequena subtrama acaba ganhando um grande espaço dentro do longa espanhol.

Lançado em 2016 na Espanha, Um Contratempo é aquele tipo de filme em que os mínimos detalhes dizem muitas coisas. Tudo o que estamos assistindo é um relato de Doria, o principal suspeito de ser o autor do crime, para a sua advogada. Quem garante que ele está realmente contando a verdade? O diretor e roteirista Oriol Paulo recheou sua obra com boas reviravoltas e um final realmente surpreendente. Enquanto estava assistindo, acabei criando várias teorias para o crime, mas a revelação feita no final sequer foi por mim cogitada. Para finalizar, a película conta com uma cena muito parecida com outra vista no clássico Psicose (1960), o que me pareceu ser uma homenagem ao cineasta Alfred Hitchcock.


Considerações finais
Um Contratempo é um bom filme para você testar os seus dotes de Hercule Poirot, Sherlock Holmes ou qualquer outro detetive clássico. Será que você consegue desvendar o grande mistério antes de sua revelação? Contando com 106 minutos (1h 46m) de duração, o longa possui um bom desenvolvimento da história e é intenso do começo ao fim.

A narrativa, como você já deve ter percebido, é muito bem construída. Não é um filme inovador, mas executa muito bem tudo o que se propõe a fazer. Os atores entregam ótimas atuações, com destaque especial para Ana Wagener, que dá vida a advogada Virginia Goodman. Para elevar o nível de tensão, o diretor utilizou uma paleta de cores frias. Um Contratempo é provavelmente um dos melhores filmes espanhóis do gênero.

Nota
★★★★☆ - 4 - Ótimo


➜ Você pode ler análises de outros filmes clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade