Microsoft cancela os jogos Perfect Dark e Everwild; estúdio The Initiative é fechado

Nesta quarta-feira (2), uma nova onda de demissões foi feita na Microsoft: 9 mil funcionários perderam seus empregos, o que equivale a cerca de 4% do efetivo total da empresa. Conforme reportou o Windows Central, somente em 2025 a companhia sediada em Redmond já dispensou mais de 15.300 empregados.
A divisão de jogos da companhia não ficou de fora e projetos já conhecidos, como Everwild, jogo desenvolvido pela Rare, e Perfect Dark, que estava sendo feito pelo The Initiative em parceria com a Crystal Dynamics, foram cancelados. Outros games que ainda não haviam sido anunciados também tiveram seus desenvolvimentos interrompidos.
Além disso, o estúdio The Initiative foi fechado. Criado em 2018, a desenvolvedora contava com a presença de veteranos da indústria na sua equipe.
O corte de funcionários também atingiu a Activision, Blizzard, e as desenvolvedoras Undead Labs, que atualmente trabalha em State of Decay 3, e Turn 10, responsável pela franquia Forza Motorsport.
Abaixo, você confere a íntegra de um e-mail enviado aos funcionários da Microsoft Gaming pelo CEO Phil Spencer (via Windows Central):
Hoje, estamos compartilhando decisões que impactarão os colegas de toda a nossa organização. Para posicionar a divisão de Games para um sucesso duradouro e nos permitir focar em áreas estratégicas de crescimento, encerraremos ou reduziremos o trabalho em certas áreas do negócio e seguiremos a liderança da Microsoft ao eliminar camadas de gerenciamento para aumentar a agilidade e a eficácia. Em respeito aos afetados hoje, os detalhes das notificações de hoje e quaisquer mudanças organizacionais serão compartilhados pelos líderes de equipe nos próximos dias.
Reconheço que essas mudanças ocorrem em um momento em que temos mais jogadores, jogos e horas de jogo do que nunca. Nossa plataforma, hardware e roteiro de jogos nunca pareceram tão fortes. O sucesso que estamos vendo atualmente se baseia em decisões difíceis que tomamos anteriormente. Precisamos fazer escolhas agora para manter o sucesso nos próximos anos, e uma parte fundamental dessa estratégia é a disciplina para priorizar as oportunidades mais fortes. Protegeremos o que está prosperando e concentraremos esforços nas áreas com maior potencial, ao mesmo tempo que atendemos às expectativas que a empresa tem para o nosso negócio. Essa abordagem focada significa que podemos oferecer jogos e experiências excepcionais para os jogadores por gerações futuras.
Priorizar nossas oportunidades é essencial, mas isso não diminui a importância deste momento. Em suma, não estaríamos onde estamos hoje sem o tempo, a energia e a criatividade daqueles cujas funções são impactadas. Essas decisões não refletem o talento, a criatividade e a dedicação das pessoas envolvidas. Nosso impulso não é acidental — é o resultado de anos de esforço dedicado de nossas equipes.
O RH está trabalhando diretamente com os funcionários afetados para fornecer benefícios do plano de rescisão (alinhados às leis locais), incluindo remuneração, plano de saúde e recursos de recolocação profissional para apoiar sua transição. Os funcionários cujas funções foram eliminadas são incentivados a explorar vagas em aberto na Microsoft Gaming, onde suas candidaturas serão analisadas com prioridade.
Agradecemos a todos que moldaram nossa cultura, nossos produtos e nossa comunidade. Seguiremos em frente com profundo reconhecimento e respeito por todos que contribuíram para essa jornada.
Matt Booty, chefe do Xbox Game Studios, também enviou uma mensagem para a equipe da Microsoft Gaming (via Variety)
Seguindo a nota de Phil, quero compartilhar mais sobre as mudanças nas unidades de negócios dos estúdios.
Tomamos a decisão de interromper o desenvolvimento de Perfect Dark e Everwild, bem como encerrar diversos projetos não anunciados em nosso portfólio. Como parte disso, estamos fechando um de nossos estúdios, o The Initiative. Essas decisões, juntamente com outras mudanças em nossas equipes, refletem um esforço mais amplo para ajustar prioridades e concentrar recursos para preparar nossas equipes para maior sucesso em um cenário de indústria em constante mudança. Não tomamos essas decisões levianamente, pois cada projeto e equipe representam anos de esforço, imaginação e comprometimento.
Nossa estratégia geral de portfólio permanece inalterada: desenvolver jogos que engajem nossos jogadores, continuar a expandir nossas maiores franquias e criar novas histórias, mundos e personagens. Temos mais de 40 projetos em desenvolvimento ativo, um impulso contínuo com os títulos que serão lançados neste outono e uma forte agenda para 2026.
Para aqueles diretamente afetados, estamos trabalhando em estreita colaboração com o RH e a liderança do estúdio para fornecer suporte, incluindo indenização, assistência para transição de carreira e, quando possível, oportunidades para explorar funções em outras equipes.
A todos em nossos estúdios: obrigado. A criatividade e a resiliência de vocês continuam a definir quem somos. Acredito na força das nossas equipes e na direção que estamos tomando no caminho que temos pela frente.
Esse tipo de notícia infelizmente não tem sido algo raro no histórico recente da Microsoft. No ano passado, a empresa fechou quatro estúdios: Arkane Austin (Prey e Redfall), Tango Gameworks (The Evil Within e Hi-Fi Rush), Alpha Dog (Mighty Doom) e Roundhouse Games (criado após o fechamento da Human Head Studios).