Halo: Campaign Evolved é anunciado pela Microsoft

A Microsoft revelou, nesta sexta-feira (24), um remake de Halo: Combat Evolved, jogo de estreia da franquia de tiros em primeira pessoa que marcou época no Xbox. Intitulado Halo: Campaign Evolved, o título reconstruirá por completo a campanha do game original, contando com algumas novidades.
Feito na Unreal Engine 5, Campaign Evolved contará com visuais em 4K, animações atualizadas, música remasterizada e novas gravações de voz. Além disso, o remake trará uma seleção de armas e veículos adorados de títulos posteriores da franquia Halo, além de três novas missões bônus ambientadas antes dos eventos da campanha.
Mantendo a possibilidade de jogar a história em tela dividida para dois jogadores, pela primeira vez o título oferecerá suporte para até quatro jogadores no modo cooperativo online.
“Queríamos começar onde tudo começou, com a campanha original que definiu Halo. Começar por aqui significa que pessoas que nunca jogaram antes poderão entender a história desde o início, e isso pode nos ajudar a traçar um caminho para novas histórias de Halo“, disse Damon Conn, produtor executivo do Halo Studios, ao Xbox Wire. “Focar na experiência da campanha nos permite concentrar totalmente em realmente capturar a atmosfera, o tom – o impacto emocional do que tornou a primeira campanha tão especial e icônica.”
Com o remake, o Halo Studios promete apresentar atualizações que possam complementar, e não substituir, a essência da experiência original.
“Como este é um remake, conseguimos reconstruir cuidadosamente quase todas as fases e todos os encontros com muito mais fidelidade. Ao desenvolvermos a tecnologia para este jogo, tivemos que fazer isso peça por peça, o que incluiu reavaliar todos os elementos individuais enquanto revisitávamos o jogo original”, disse Max Szlagor, diretor criativo do game. “E agora que a campanha suporta até quatro jogadores em modo cooperativo, tivemos que pensar em como todos os encontros e espaços originais poderiam ser adaptados para acomodar essa quantidade de jogadores.”
Szlagor mencionou que com Halo: Combat Evolved Anniversary a equiepe aprendeu que havia demanda por melhorias como melhor orientação, navegação e diversidade nos confrontos com inimigos.
Ele também comentou que a sétima missão da campanha, A Biblioteca (The Library, no original), é um bom exemplo para demonstrar como a equipe está aprimorando os espaços já existentes de forma autêntica.
“Em A Biblioteca, especialmente, que tem vários encontros com o Flood, quisemos reavaliar o ritmo e aprimorar a narrativa ambiental. Adicionamos novas falas ao Guilty Spark, que orientam os jogadores pelo nível, e há novos diálogos que aprofundam a narrativa conforme ela acontece. Nós não estamos mudando as histórias, trata-se de aprimorar e adicionar contexto a este momento, e a outros níveis semelhantes, para que os jogadores possam manter o foco.”
Outra novidade é a possibilidade de empunhar nove armas adicionais de toda a franquia, incluindo a Espada de Energia, o Rifle de Batalha e o Rifle Needle.
“Algumas das armas que estamos trazendo podiam ser usadas contra você em Halo: Combat Evolved pelos inimigos, mas você não podia pegá-las para si”, disse Szlagor. “Agora, você pode, e isso parece natural porque nos outros jogos da série Halo isso já era possível — reflete a evolução da franquia.”
Também será possível correr, sequestrar veículos e até mesmo pilotar o tanque Covenant Wraith pela primeira vez em Combat Evolved.
Halo: Campaign Evolved será lançado em 2026 para Xbox Series, PC (via Microsoft Store e Steam) e PlayStation 5.