A Investigação Póstuma ganha janela de lançamento

O jogo brasileiro A Investigação Póstuma, desenvolvido pelo Mother Gaia Studio e publicado pela CriticalLeap, recebeu uma janela de lançamento: o título estará disponível para PC no primeiro trimestre de 2026.
A Investigação Póstuma coloca o jogador no papel de um detetive que está encarregado de resolver o mistério por trás do assassinato de Brás Cubas, personagem do romance Mémórias Póstumas de Brás Cubas, aclamada obra de Machado de Assis.
Preso em um loop temporal, o detetive, contratado pelo próprio Brás Cubas para resolver o mistério da sua morte, viverá o mesmo dia de diferentes maneiras para descobrir os mistérios por trás do caso. O poder de dedução e o faro para achar novas pistas são as principais armas para solucionar esse crime.
“Queríamos proporcionar uma experiência em que o jogador revivesse o dia várias vezes e tivesse a oportunidade de obter uma perspectiva diferente das situações criadas na rotina da cidade, podendo optar por seguir caminhos distintos e ver o desfecho de cada escolha. Isso traria uma dinâmica única para um jogo investigativo, possibilitando uma grande rejogabilidade e um controle maior do jogador sobre as suas decisões”, explica Bruno Toledo, diretor do jogo.
“Durante as nossas leituras e pesquisas das obras, anotamos possíveis tramas e conexões que os personagens poderiam ter, primeiro com Brás Cubas e, em seguida, entre os outros personagens de obras diferentes. Cada personagem foi cuidadosamente reimaginado para preservar suas características literárias originais, mas também para se encaixar no contexto noir e interativo do jogo”, complementou Toledo.
Uma demo de A Investigação Póstuma está disponível no Steam.