Sony anuncia fechamento da Bluepoint Games

Nesta quinta-feira (19), a Sony anunciou que a Bluepoint Games, estúdio responsável pelos remakes de Demon’s Souls e Shadow of the Colossus, terá suas atividades encerradas no próximo mês.

Um porta-voz da PlayStation revelou a Bloomberg que cerca de 70 funcionários perderão seus empregos com o fechamento do estúdio. De acordo com a companhia, a decisão foi tomada “após uma recente revisão de negócios”.

“A Bluepoint Games é uma equipe incrivelmente talentosa e sua expertise técnica proporcionou experiências excepcionais para a comunidade PlayStation”, disse o porta-voz. “Agradecemos a eles por sua paixão, criatividade e habilidade.”

Fundado em 2006, o estúdio foi adquirido pela Sony em 2021, pouco após o lançamento de Demon’s Souls no PlayStation 5, e participou do desenvolvimento de God of War Ragnarök.

Depois disso, a Bluepoint chegou a trabalhar em um live service de God of War, projeto que foi cancelado em janeiro de 2025. A PlayStation afirmou na época que estava trabalhando com o estúdio para definir o seu próximo projeto.

Além dos jogos anteriormente mencionados, a Bluepoint Games também desenvolveu Blast Factor, God of War Collection, The Ico & Shadow of the Colossus Collection, Metal Gear Solid HD Collection, Uncharted: The Nathan Drake Collection e Gravity Rush Remastered.

Abaixo, você confere o e-mail enviado por Hermen Huls, CEO da Sony Interactive Entertainment, aos funcionários (via ResetEra):

Olá a todos,

Gostaria de compartilhar uma atualização importante do Studio Business.

Conforme mencionei na reunião geral de dezembro, 2025 teve alguns destaques importantes na PlayStation Studios. Ghost of Yōtei foi lançado com sucesso crítico e comercial, Death Stranding 2: On the Beach demonstrou ainda mais nosso compromisso com a excelência narrativa, e Helldivers 2 e MLB The Show continuam a impulsionar o engajamento contínuo dos jogadores e a receita.

Ao mesmo tempo, estamos operando em um ambiente de indústria cada vez mais desafiador. O aumento dos custos de desenvolvimento, o crescimento mais lento do setor, as mudanças no comportamento dos jogadores e as adversidades econômicas mais amplas estão tornando mais difícil criar jogos de forma sustentável.

Para lidar com essa realidade, precisamos continuar nos adaptando e evoluindo. Analisamos cuidadosamente nossos negócios para garantir que estejamos entregando resultados hoje, ao mesmo tempo em que nos posicionamos bem para o futuro. Como resultado, encerraremos as atividades da Bluepoint Games em março.

Essa decisão não foi tomada de forma leviana. A Bluepoint é uma equipe incrivelmente talentosa e sua expertise técnica proporcionou experiências excepcionais para a comunidade PlayStation. Gostaria de agradecer a todos na Bluepoint por sua criatividade, habilidade e compromisso com a qualidade. Sempre que possível, trabalharemos para encontrar oportunidades para alguns dos funcionários afetados em nossa rede global de estúdios.

Embora eu saiba que esta é uma notícia difícil de ouvir, estou confiante na direção que estamos seguindo. Criatividade, inovação e a construção de experiências inesquecíveis para os jogadores continuam no coração do PlayStation Studios. Temos um sólido plano para o ano fiscal de 2026, com muitas novidades nos próximos meses.

Obrigado pelo seu trabalho árduo e apoio contínuo.

Atenciosamente,

Hermen Hulst
CEO, Studio Business Group

A Bluepoint é o quarto estúdio que a Sony fechou nos últimos anos: London Studio, Neon Koi e Firewalk tiveram suas atividades encerradas em 2024.

Mais em: ,
Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV".
Deixe seu comentário ›