Phil Spencer anuncia aposentadoria; Microsoft reorganiza divisão Xbox

Fim de uma era no Xbox. Nesta sexta-feira (20), a Microsoft anunciou uma reorganização na sua divisão de jogos devido à aposentadoria de Phil Spencer.

O executivo deixará o cargo após 38 anos na Microsoft, sendo 12 deles liderando o setor de games. Tendo ingressado na empresa em 1988 como estagiário, Spencer trabalha na divisão Xbox desde que a companhia decidiu lançar seu primeiro console, em 2001.

Spencer informou a Satya Nadella, CEO da Microsoft, a sua intenção de se aposentar no ano passado. Ele descreveu sua carreira na gigante de Redmond como “uma jornada épica” e “o privilégio de uma vida”. No e-mail enviado aos funcionários, ele também informou que a presidente do Xbox, Sarah Bond, decidiu deixar a empresa.

Quem se tornará a nova CEO da Microsoft Gaming é Asha Sharma, que trabalha há dois anos na companhia e até então era presidente de desenvolvimento de produtos na divisão CoreAI. Ela liderou as equipes e plataformas que impulsionam as experiências de inteligência artificial e de desenvolvedores da Microsoft, abrangendo infraestrutura crítica, modelos fundamentais e cadeias completas de ferramentas para criar, gerenciar e implantar aplicações. Sharma também foi vice-presidente de produto e engenharia da Meta e COO da Instacart.

Em seu primeiro pronunciamento, Asha definiu três compromissos:

  • Grandes jogos: “Devemos ter grandes jogos amados pelos jogadores antes de qualquer outra coisa. Personagens inesquecíveis, histórias que nos emocionam, jogabilidade inovadora e excelência criativa. Vamos capacitar nossos estúdios, investir em franquias icônicas e apoiar novas ideias ousadas. Vamos correr riscos. Entraremos em novas categorias e mercados onde possamos agregar valor real, baseados no que os jogadores mais valorizam.”
  • Retorno do Xbox: “Vamos renovar nosso compromisso com nossos fãs e jogadores principais do Xbox, aqueles que investiram conosco nos últimos 25 anos, e com os desenvolvedores que constroem os universos e experiências expansivas que são abraçados por jogadores em todo o mundo. Celebraremos nossas raízes com um compromisso renovado com o Xbox, começando com o console, que moldou quem somos. Ele nos conecta aos jogadores e fãs que investem no Xbox e aos desenvolvedores que criam experiências ambiciosas para isso.”
  • Futuro do jogos: “À medida que a monetização e a IA evoluem e influenciam o futuro, não buscaremos eficiência de curto prazo nem inundaremos nosso ecossistema com conteúdo descartável de IA sem alma. Jogos são e sempre serão arte, criados por humanos e feitos com a tecnologia mais inovadora fornecida por nós. Os próximos 25 anos pertencem às equipes que ousam construir algo surpreendente, algo que ninguém mais está disposto a tentar, e que têm a paciência para levar isso adiante. Já fizemos isso antes e estou aqui para nos ajudar a fazer de novo. Quero resgatar o espírito rebelde que construiu o Xbox originalmente. Isso exigirá que questionemos tudo incansavelmente, revisitemos processos, protejamos o que funciona e tenhamos coragem para mudar o que não funciona.”

Outra mudança na divisão Xbox foi a promoção de Matt Booty a vice-presidente executivo e diretor de conteúdo, reportando-se à Sharma. Ele passará a supervisionar os quase 40 estúdios do Xbox Game Studios, Bethesda, Activision Blizzard e King.

Abaixo, você confere a tradução da íntegra dos e-mails enviados às equipes nesta sexta-feira, comunicando as mudanças na estrutura da Microsoft Gaming.

Mensagem de Satya Nadella:

Os games fazem parte da Microsoft desde o começo. O Flight Simulator foi lançado antes do Windows, e é possível traçar uma linha direta do DirectX nos anos 90 até a era da computação acelerada em que vivemos hoje.

Ao celebrarmos os 25 anos do Xbox, a agenda de oportunidades e inovação à nossa frente é imensa. Hoje, alcançamos mais de 500 milhões de usuários ativos mensais, somos um dos principais editores em todas as plataformas e continuamos inovando em hardware, conteúdo e comunidade, servindo criadores e jogadores em todos os lugares.

Acredito muito no futuro dos games e no papel central que eles ocupam em nossa ambição para o consumidor e, olhando para o futuro, fico feliz em compartilhar que Asha Sharma se tornará vice-presidente executiva e CEO da Microsoft Gaming, reportando-se a mim. Em seus dois anos de Microsoft, e anteriormente como COO da Instacart e vice-presidente na Meta, Asha ajudou a construir e escalar serviços que alcançam bilhões de pessoas e sustentam ecossistemas prósperos de consumidores e desenvolvedores. Ela traz uma vasta experiência na criação e no crescimento de plataformas, alinhando modelos de negócio ao valor de longo prazo e operando em escala global, o que será fundamental para liderar nossa divisão de games em sua próxima era de crescimento.

Matt Booty se tornará vice-presidente executivo e diretor de conteúdo, reportando-se a Asha. A carreira de Matt reflete um compromisso vitalício com os jogos e com as pessoas que os fazem. Sob sua liderança, a Microsoft Gaming cresceu para abranger quase 40 estúdios entre Xbox, Bethesda, Activision Blizzard e King, que abrigam franquias amadas como Halo, The Elder Scrolls, Call of Duty, World of Warcraft, Diablo, Candy Crush e Fallout.

Juntos, Asha e Matt possuem a combinação ideal de liderança em produtos de consumo e profundidade no setor de games para impulsionar a inovação de nossa plataforma e nosso cronograma de conteúdos. No ano passado, Phil Spencer tomou a decisão de se aposentar da empresa e, desde então, temos discutido o plano de sucessão. Quero agradecer ao Phil por sua liderança e parceria extraordinárias. Em 38 anos de Microsoft, incluindo 12 anos liderando a divisão de Gaming, Phil ajudou a transformar o que fazemos e como fazemos. Ele expandiu nosso alcance para o PC, mobile e nuvem; quase triplicou o tamanho do negócio; ajudou a moldar nossa estratégia por meio das aquisições da Activision Blizzard, ZeniMax e Minecraft; e fortaleceu nossa cultura em nossos estúdios e plataformas. Há muito tempo admiro o compromisso inabalável de Phil com os jogadores, criadores e sua equipe, e sou pessoalmente grato por sua liderança e aconselhamento. Ele continuará trabalhando de perto com Asha para garantir uma transição tranquila.

Temos talentos criativos extraordinários em nossos estúdios e uma plataforma global incomparável. Estou empolgado com a forma como aproveitaremos a oportunidade à frente e definiremos o que vem a seguir, mantendo-nos fiéis ao que os jogadores e criadores valorizam.

Por favor, juntem-se a mim para parabenizar Asha e Matt em seus novos cargos e para agradecer ao Phil por tudo o que ele fez pela Microsoft e por nossa indústria.

Mensagem de Phil Spencer:

Quando passei pelas portas da Microsoft como estagiário em junho de 1988, jamais imaginei os produtos que ajudaria a construir, os jogadores e clientes que serviríamos ou as equipes extraordinárias das quais teria a sorte de fazer parte. Tem sido uma jornada épica e, verdadeiramente, o privilégio de uma vida.

No último outono, compartilhei com Satya que estava pensando em dar um passo atrás e começar o próximo capítulo da minha vida. Desde aquele momento, entramos em sintonia para conduzir essa transição com propósito, garantindo estabilidade e fortalecendo a base que construímos. O Xbox sempre foi mais do que um negócio. É uma comunidade vibrante de jogadores, criadores e equipes que se importam profundamente com o que construímos e como construímos. E ele merece um plano cuidadoso e deliberado para o caminho que temos pela frente.

Hoje marca um novo capítulo emocionante para a Microsoft Gaming com a chegada de Asha Sharma ao cargo de CEO, e quero ser o primeiro a desejar as boas-vindas a ela nesta equipe incrível. Trabalhar com ela nos últimos meses me deu uma confiança tremenda. Ela traz uma curiosidade genuína, clareza e um compromisso profundo em entender os jogadores, criadores e as decisões que moldam nosso futuro. Sabemos que este é um momento importante para nossos fãs, parceiros e equipe, e estamos comprometidos em fazer a coisa certa. Permanecerei em uma função consultiva até o final do verão para apoiar uma transição tranquila.

Também sou grato pela força da nossa organização de estúdios. Matt Booty e nossas equipes de estúdio continuam a construir um portfólio incrível, e tenho total confiança na liderança e no ímpeto criativo de nossos estúdios globais. Quero parabenizar Matt por sua promoção a VPE e Diretor de Conteúdo.

Como parte dessa transição, Sarah Bond decidiu deixar a Microsoft para iniciar um novo capítulo. Sarah foi instrumental durante um período decisivo para o Xbox, moldando nossa estratégia de plataforma, expandindo o Game Pass e o Cloud Gaming, apoiando novos lançamentos de hardware e guiando alguns dos momentos mais significativos da nossa história. Sou grato por sua parceria e pelo impacto que ela teve, e desejo a ela o melhor no que virá a seguir.

Acima de tudo, a todos na Microsoft Gaming, quero dizer “obrigado”. Aprendi muito com esta equipe e comunidade, cresci ao lado de vocês e fui constantemente inspirado pela criatividade, coragem e cuidado que vocês dedicam aos jogadores, criadores e uns aos outros todos os dias.

Estou incrivelmente orgulhoso do que construímos juntos nos últimos 25 anos e tenho total confiança em todos vocês e nas oportunidades à frente. Estarei torcendo por vocês neste próximo capítulo como o fã e jogador mais orgulhoso do Xbox.

Phil
XBL: P3

Mensagem de Asha Sharma:

Prezada equipe,

Hoje assumo meu cargo como CEO da Microsoft Gaming.

Sinto duas coisas ao mesmo tempo: humildade e urgência.

Humildade porque esta equipe construiu algo extraordinário ao longo de décadas. Urgência porque os games estão em um período de mudanças rápidas e precisamos nos mover com clareza e convicção.

Estou assumindo um trabalho moldado por gerações de artistas, engenheiros, designers, escritores, músicos, operadores e muitos outros que criam mundos que trouxeram alegria e um profundo significado pessoal para centenas de milhões de jogadores. O nível de maestria aqui é excepcional, e é amplificado pelo Xbox, que foi fundado na crença de que o poder dos jogos conecta as pessoas e impulsiona a indústria.

Obrigada ao Phil por sua liderança e a cada estúdio, plataforma e equipe de operações que construiu esta base. Somos guardiões de algumas das histórias e personagens mais amados do entretenimento e aproximamos jogadores e criadores em torno da diversão e da comunidade de formas inteiramente novas.

Meu primeiro trabalho é simples: entender o que faz isso funcionar e proteger esse legado.

Isso começa com três compromissos.

Primeiro, grandes jogos.

Tudo começa aqui. Devemos ter grandes jogos amados pelos jogadores antes de qualquer outra coisa. Personagens inesquecíveis, histórias que nos emocionam, jogabilidade inovadora e excelência criativa. Vamos capacitar nossos estúdios, investir em franquias icônicas e apoiar novas ideias ousadas. Vamos correr riscos. Entraremos em novas categorias e mercados onde possamos agregar valor real, baseados no que os jogadores mais valorizam.

Promovi Matt Booty em honra a este compromisso. Ele entende o ofício e os desafios de construir grandes jogos, liderou equipes que entregaram trabalhos premiados e conquistou a confiança de desenvolvedores de jogos em toda a indústria.

Segundo, o retorno do Xbox.

Vamos renovar nosso compromisso com nossos fãs e jogadores principais do Xbox, aqueles que investiram conosco nos últimos 25 anos, e com os desenvolvedores que constroem os universos e experiências expansivas que são abraçados por jogadores em todo o mundo.

Celebraremos nossas raízes com um compromisso renovado com o Xbox, começando pelo console, que moldou quem somos. Ele nos conecta aos jogadores e fãs que investem no Xbox e aos desenvolvedores que criam experiências ambiciosas para ele.

Os games agora vivem em diversos dispositivos, não nos limites de uma única peça de hardware. À medida que nos expandimos para PC, mobile e nuvem, o Xbox deve parecer fluido, instantâneo e digno das comunidades que servimos. Vamos derrubar barreiras para que os desenvolvedores possam criar seus jogos uma única vez e alcançar jogadores em todos os lugares, sem concessões.

Terceiro, o futuro dos jogos.

Estamos presenciando a reinvenção do ato de jogar.

Para enfrentar este momento, inventaremos novos modelos de negócio e novas formas de jogar, apoiando-nos no que já temos: equipes, personagens e mundos icônicos que as pessoas amam. Mas não trataremos esses mundos como propriedades estáticas para serem exploradas e monetizadas. Construiremos uma plataforma e ferramentas compartilhadas que capacitem desenvolvedores e jogadores a criar e compartilhar suas próprias histórias.

À medida que a monetização e a IA evoluem e influenciam este futuro, não buscaremos eficiência de curto prazo nem inundaremos nosso ecossistema com conteúdo descartável de IA sem alma. Jogos são e sempre serão arte, criados por humanos e feitos com a tecnologia mais inovadora fornecida por nós.

Os próximos 25 anos pertencem às equipes que ousam construir algo surpreendente, algo que ninguém mais está disposto a tentar, e que têm a paciência para levar isso adiante. Já fizemos isso antes e estou aqui para nos ajudar a fazer de novo. Quero resgatar o espírito rebelde que construiu o Xbox originalmente. Isso exigirá que questionemos tudo incansavelmente, revisitemos processos, protejamos o que funciona e tenhamos coragem para mudar o que não funciona.

Obrigada por me receberem nesta jornada.

Asha

Mensagem de Matt Booty:

Li a nota do Phil com muita gratidão. Ele tem sido um defensor constante dos criadores de jogos e de nossas equipes de estúdio, e aprendi muito com sua liderança ao longo dos anos. Todos os nossos jogos se beneficiaram de seu apoio fundamental. Também sou grato a Satya por seu compromisso contínuo com os games e por manter uma visão de como eles podem se conectar com a empresa como um todo.

Olhando para o futuro, estou animado em trabalhar com a Asha como nossa próxima CEO. Nossas primeiras conversas focaram no compromisso dela em fazer grandes jogos e no papel que isso desempenha em nosso sucesso geral. Ela faz perguntas, busca clareza e quer que nossas escolhas sejam baseadas nas necessidades dos jogadores e desenvolvedores. Essa mentalidade é crucial, pois a indústria ao nosso redor está mudando rapidamente: como os jogadores se engajam, como os jogos são feitos e como os modelos de negócio e plataformas evoluem.

Temos bons motivos para acreditar no que vem pela frente. Esta organização e suas franquias enfrentaram mudanças por décadas, e nossa força vem de equipes que sabem como se adaptar e continuar entregando resultados. Essa confiança se baseia em um cronograma sólido de franquias estabelecidas, novas apostas em que acreditamos e uma demanda clara dos jogadores pelo que estamos construindo.

Meu foco é apoiar as equipes e líderes que já temos e criar as condições para que façam seu melhor trabalho. Para ser claro, não há mudanças organizacionais em andamento para nossos estúdios.

Obrigado por tudo o que fazem pelos jogadores e uns pelos outros.

Matt

Mais em: ,
Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV".
Deixe seu comentário ›