Análise da série Fargo (3ª temporada)

Ambientada no ano de 2010, a terceira temporada de Fargo começa sua narrativa com o conflito existente entre os irmãos Stussy, ambos interpretados por Ewan McGregor. Emmit é dono de uma empresa de estacionamentos, enquanto Ray é apenas um agente de condicional. A desavença entre eles teve início com a divisão da herança: Emmit ficou com a coleção de valiosos selos do pai e conseguiu construir uma fortuna, ao passo que Ray herdou um velho Chevrolet Corvette. Diante da desigualdade existente entre eles, Ray sente que foi enganado por seu irmão e quer a todo custo tomar posse de um selo que está com Emmit.

Como deseja se casar com a criminosa Nikki Swango (Mary Elizabeth Winstead), Ray acaba pedindo dinheiro emprestado para o seu irmão, mas ele se recusa a ajudá-lo. Diante dessa postura, Ray procura o sentenciado Maurice LeFay (Scoot McNairy), que foi reprovado no teste de drogas, e encomenda o furto do selo que está guardado na casa de Emmit. Enquanto estava a caminho para executar o trabalho, Maurice perde o endereço da casa. Lembrando-se apenas de alguns detalhes, ao invés de ir até a residência de Emmit Stussy, em Eden Prairie, LeFay vai para a casa de Ennis Stussy (Scott Hylands), em Eden Valley.

Diante desse erro, Maurice acaba matando Ennis, que é padrasto da detetive Gloria Burgle (Carrie Coon). Gloria começa a investigar o crime, dando origem ao lado policial da temporada. Para se livrarem de Maurice, que exigiu pagamento pelo serviço por ele efetuado, Ray e Nikki simulam um acidente com um ar-condicionado. Como o primeiro plano de Ray deu totalmente errado, o casal começa a trabalhar junto para tentar pegar o selo de Emmit. Ao longo dos dez episódios, Nikki se torna uma das principais personagens da temporada.

Emmit começa a ver as coisas desandarem para o seu lado no momento em que vai pagar um empréstimo realizado por sua empresa há dois anos. Ele é surpreendido quando o misterioso empresário V.M. Varga (David Thewlis) lhe informa que não seria necessário pagar quantia alguma, já que o negócio na verdade se tratava de um acordo de parceria. Varga começa suas ações assumindo voluntariamente uma área não ocupada no escritório de Emmit. Manipulador e muito esperto, Varga é um excelente antagonista, assim como Lorne Malvo foi na primeira temporada. Com o desencadear dos acontecimentos, Varga chega a controlar praticamente toda a vida de Emmit e, por consequência lógica, os inimigos de Emmit também se tornam seus inimigos.

Diferente das temporadas anteriores, que foram construindo sua história ao longo dos primeiros episódios, o terceiro ano de Fargo entrega praticamente tudo o que o telespectador precisa saber logo no seu primeiro capítulo. Isso acabou provocando um desenvolvimento arrastado da narrativa, que demora alguns episódios para realmente empolgar.

A terceira temporada diferencia-se também por ter uma história quase que independente. Os acontecimentos ainda estão dentro do universo de Fargo, mas só tomamos conhecimento disso quando um personagem da primeira temporada aparece no final do sétimo episódio. Todo o restante do que é apresentado não possui nenhum tipo de ligação com os anos anteriores. Vale relembrar que a primeira e a segunda temporada, apesar de acontecerem em épocas bem diferentes, estão diretamente relacionadas.

Considerações finais
Levando-se em conta o altíssimo nível das temporadas anteriores, o terceiro ano de Fargo é o mais fraco da série. Acontece que a atração do canal FX tem uma qualidade tão grande que ainda assim os dez episódios da terceira temporada são melhores do que a grande maioria das séries produzidas pelas emissoras de TV nos Estados Unidos.

A essência de Fargo permanece presente: personagens marcantes, pessoas comuns envolvidas em situações inusitadas, mistura de drama com humor negro, o clima de inverno dos EUA como ambientação, o ótimo trabalho desempenhado pelo elenco e fotografia e trilha sonora de qualidade. O problema é mesmo a narrativa, que demora a engatar e não se mostra tão intensa como nas duas temporadas anteriores.

Nota
★★★★☆ – 4 – Ótimo

Veja mais sobre Fargo:

└ Análise da série Fargo (1ª temporada)
Análise da série Fargo (2ª temporada)

➜ Você pode ler análises de outras séries clicando aqui.

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV".
Deixe seu comentário ›