O que é um mangá?

Os mangás são histórias em quadrinhos de origem japonesa que fazem o maior sucesso ao redor do mundo, encantando pessoas de diversas idades. As maiores diferenças com as histórias em quadrinhos ocidentais são a sua representação gráfica e a forma de leitura. O mangá começa do que para nós é o final de um livro, ou seja, a última página de um volume é onde começa a história. A forma de leitura dos quadrinhos também é diferente, sendo da direita para a esquerda, veja na imagem:

Uma outra característica dos mangás é que cada volume possui uma média de 200 páginas, permitindo ao autor criar histórias mais longas. Além disso, em geral eles são publicados em papel jornal, nas cores preto e branco, tornando o produto mais barato e acessível.

História
As raízes do mangá está no século VIII, com o aparecimento dos primeiros rolos de pinturas japonesas: os emakimono. Durante o Período Edo (1603-1868), os rolos foram substituídos pelos livros e os desenhos eram inicialmente destinados à ilustração de romances e poesias.

O termo mangá (man – involuntário, – imagem) surge só em 1814, porém as histórias não tinham as formas como conhecemos hoje. Somente no século XX, por influência das histórias em quadrinhos estadunidenses e europeias, é que os mangás começaram a ganhar o formato que hoje conhecemos.

A produção de mangás foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial e retomada somente em 1945. Em 1947, foi publicado o que é considerado o primeiro mangá moderno: escrito por Sakai Shichima e lustrado por Osamu Tezuka, A Nova Ilha do Tesouro (Shin Takarajima, no original) teve um grande sucesso, chegando a vender 400 mil exemplares.

Depois disso, os mangás foram ficando cada vez mais populares, ganhando um número enorme de leitores e passando a ser traduzidos para diversas línguas ao redor do mundo.

Mangás no Brasil
O primeiro mangá lançado no país foi Lobo Solitário, em 1988, pela Cedibra, mas o seu modo de litura foi adaptado para o que já estávamos acostumados. Somente em 2000, quando a Conrad lançou Dragon Ball, os mangás passaram a sair no seu formato original, sendo lidos “de trás pra frente”.

Mais em:
Deixe seu comentário ›