Com tela de 5 polegadas, Xperia Z chega para concorrer com iPhone 5 e Galaxy S3
O mercado de smartphones top de linha atualmente é dominado por dispositivos da Apple e Samsung. A Sony vem tentando ganhar espaço nesse segmento e sua nova aposta para conquistar os consumidores é o Xperia Z, apresentado na CES 2013.
A fabricante japonesa na verdade está lançando dois aparelhos: o Xperia Z, que traz uma carcaça de vidro temperado, e o Xperia ZL (que no Brasil receberá o nome de Xperia ZQ), que apresenta traseira emborrachada e tamanho um pouco menor. No mais, os dois aparelhos têm hardware similar, com processador quad-core Snapdragon S4, 2 GB de memória RAM, sistema Android Jelly Bean (4.1.2), tela de 5 polegadas e câmera de 13 megapixels.
O Xperia Z impressiona pelo tamanho avantajado da tela, que segundo a fabricante ocupa 75% da área frontal do smartphone. Ele também conta com moldura maior na parte superior e inferior do display quando comparado com seu “irmão” e é resistente a água e poeira.
O grande destaque dos aparelhos é a alta resolução da tela Full HD (1920 x 1080 pixels), com tecnologia semelhante à das TVs da fabricante, chamada Mobile Bravia Engine 2. Segundo a Sony, o usuário vai ter a impressão de ter uma “HDTV na palma da mão”. O Xperia Z, inclusive, possui mais densidade de pixels na tela que o iPhone 5: são 441 ppi (pixels por polegada) no smartphone da Sony, contra 326 ppi do da Apple.
A câmera de 13 megapixels conta com um sensor Exmor RS, que equilibra a luz da imagem em áreas tanto muito claras ou escuras. Essa tecnologia, até então disponível apenas para fotos, agora também pode ser usada nos vídeos, tanto na câmera traseira como na frontal.
Para garantir uma maior duração da bateria, a Sony criou o modo “Stamina”, que segundo a empresa aumenta quatro vezes a economia de energia. Tanto o Xperia Z como o ZL vêm equipados com tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a troca de informações entre dispositivos apenas por aproximação.
Xperia ZL (ZQ no Brasil)
Um recurso exclusivo do ZL é sua capacidade de funcionar como controle remoto para TVs da linha Bravia, da Sony. A câmera frontal também vem em uma posição incomum, no canto inferior direito do aparelho. Outra diferença é o botão físico para disparar fotos na lateral, inexistente no Xperia Z.
Os dois modelos serão lançados ainda no primeiro trimestre de 2013. A Sony não revelou o preço e a data em que o Xperia ZQ estará disponível no mercado brasileiro.