Comparamos: Wii U, PlayStation 3 e Xbox 360

 O Wii U, novo console da Nintendo, foi lançado hoje (12) nos Estados Unidos em duas versões: 8 GB e 32 GB. Analisamos as especificações do dispositivo e comparamos com o hardware do Xbox 360 e o do PlayStation 3.
Confira abaixo os detalhes.

CPU

Todos os três consoles contam com processadores fabricados por alguma gigante da tecnologia.
  • Wii U: Processador IBM Power multi-core três núcleos, rodando a 3 GHz (com processamento de 260 Gflops)
  • PlayStation3: Processador Cell de sete núcleos single-threaded (um de backup), rodando a 3.2 GHz (com processamento de 230 Gflops)
  • Xbox 360: Processador Xenon de 3 núcleos dual-threaded, rodando a 3.2GHz (com processamento de 77 Gflops

GPU

Enquanto os videogames da Sony e Microsoft contam com placas com memória de vídeo de 256 MB GDDR3, que aumentam de acordo com a memória RAM disponível, o Wii U tem 1 GB de memória GDDR5, baseado na série de placas de vídeo Radeon HD 5000.

  • Wii U: AMD Radeon de alta definição; 1 GDDR5 compartilhado da RAM do sistema (processamento e potência em números não foram divulgado)
  • PlayStation 3: Modelo Nvidia RSX de 550 MHz 256 MB GDDR 3 (Chegando até 480 GDDR3 compartilhando a RAM do sistema) e 22,4 Gbps de banda
  • Xbox 360: Modelo ATI Xenos de 500 MHz 256 MB GDDR 3 RAM (Chegando até 512 GDDR3 compartilhado c/ a RAM do sistema, mais 10 MB eDRAM) e 21,6 Gbps de banda (256 Gbps via eDRAM)

Memória RAM

Tanto o Xbox 360 quanto o PlayStation 3 perdem para o Wii U por conterem de um quarto à metade da memória RAM que o console da Nintendo possui.

  • Wii U: 2 GB RAM – somente 1 GB é utilizado para operações do sistema (1 GB é reservado para jogos e compartilhado entre CPU e GPU)
  • PlayStation 3: 256 MB RAM XDR de 3,2 GHz de velocidade e 25,6 Gbps de largura de banda
  • Xbox 360: 512 MB de RAM GDDR3 (compartilhado com GPU) de 700 MHz de velocidade e 22,4 Gbps de largura de banda

Armazenamento

Como acontece no Xbox 360 e PlayStation 3, será possível expandir o armazenamento do Wii Ucom dispositivos USB.

  • Wii U: HDD de 8 GB (Básico) ou 32 GB (Deluxe) 10000 RPM; suporta a cartões de memória SDHC e armazenamento externo via USB
  • PlayStation 3: 12, 250 ou 500 GB HDD (Modelos Super Slim) 5400 RPM; aceita HDs USB externas
  • Xbox 360: HDD de 320 (Elite) e 250 GB ou 4 GB SSD (Arcade) 5400 RPM; aceita pen-drives USB de até 32 GB e HDs externas

Áudio

O Xbox 360 e o PlayStation 3 contam com saída de áudio óptico, recuso que deixa a qualidade do som ainda melhor do que quando utilizado apenas o cabo HDMI. O Wii U não conta com essa funcionalidade.

  • Wii U: Analógico Estéreo Digital 5.1 LPCM
  • PlayStation 3: Analógico Estéreo Digital 5.1 Dolby Digital e 7.1 LPCM
  • Xbox 360: Analógico Dolby Pro-Logic II Digital 5.1 Dolby Digital

Mídias

Bem, aqui cada console utiliza um tipo de mídia. O disco do Wii U tem 25 GB, mas não é um Blu-Ray, e sim um formato desenvolvido pela própria Nintendo. Um detalhe interessante é que o Wii U é retrocompatível com o Wii.

  • Wii U: Leitura de dados a 22 MB/s (mídia proprietária baseada) e 25 GB de espaço em disco
  • PlayStation 3: Leitura de dados a 9MB/s (Blu-Ray), 25 GB de espaço em disco de uma camada e 50 GB em disco de dupla camada
  • Xbox 360: Leitura de dados a 15.85 MB/s (DVD) e 7 GB de espaço em disco de dupla camada

Conexões

Em relação às conexões de rede, a Xbox Live e a PSN foram evoluindo e consolidando seus serviços ao longo dos anos. A Nintendo certamente terá trabalho pela frente se pretender oferecer esse mesmo tipo de qualidade para seus jogadores.

Sobre as conexões, o Wii U tem quatro entradas USB escondidas por uma porta retrátil.

  • Wii U: Cartão de memória SD (suporta SDHC), USB 2.0 ports (2 na parte frontal e 2 na traseira), entrada da Barra de Sensor, entrada AV Multi Out, entrada HDMI 1.4 e conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n
  • PlayStation 3: 2 entradas USB 2.0 (frontais), entrada HDMI 1.4, entrada AV Multi Out, entrada áudio Digital Out (Optical) e conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n
  • Xbox 360: 2 entradas USB 2.0 (frontais), entrada HDMI 1.4, entrada AV Multi Out, entrada áudio Digital Out (Optical) e conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n

Imagem e conexões

Pela primeira vez na história será possível jogar os títulos da Nintendo em alta definição, algo que não é uma novidade nos seus concorrentes.

  • Wii U: Suporta resoluções 1080p, 1080i, 720p, 480p e 480i. Cabos compatíveis incluem HDMI e todos da geração Wii: D-Terminal, Componente, S-Vídeo e Vídeo Composto
  • PlayStation3: Suporta 1080p, 1080i, 720p, 576p e 480p. Compatibilidade com HDMI, D-Terminal, Componente, S-Vídeo e Vídeo Composto
  • Xbox 360: Suporta 1080p, 1080i, 720p, 576i e 480p. Conexões compatíveis incluem HDMI, VGA, D-Terminal, Componente, S-Vídeo e Vídeo Composto
1 comentário ›
  • Responder

    "qualidade do som ainda mais superior" o texto poderia ser "qualidade do som superior"

Deixe seu comentário ›