10 curiosidades sobre a série animada Madeline


Se você cresceu assistindo o Canal Futura na primeira década do século XXI ou no começo da segunda, é provável que em algum momento tenha visto Madeline. A animação gira em torno da personagem de mesmo nome que reside em um internato católico em Paris, junto com outras garotas.

A seguir, você confere dez curiosidades sobre a série animada e os fatos que precederam a sua produção.

1. Madeline é baseado em uma franquia de livros homônima escrita pelo escritor austro-húngaro Ludwig Bemelmans. O primeiro livro foi publicado em 1939 e cinco sequências foram escritas entre 1953 e 1961.

2. A primeira adaptação de Madeline aconteceu em 1952, em um curta-metragem animado produzido pela United Productions of America e dirigido por Bob Cannon. A atração foi indicada ao Oscar de melhor curta de desenho animado, mas perdeu o prêmio para o 75º cartoon de Tom e Jerry, intitulado "Johann Mouse".

3. Na TV, a primeira aparição aconteceu em 1960, em um episódio live action da série de antologia infantil Shirley Temple's Storybook. Em 9 de abril de 1988, a HBO exibiu um especial animado intitulado Madeline, escrito por Judy Rothman e produzido pela DIC Enterprises e Cinar. O especial concorreu ao Emmy de melhor programa de animação de uma hora ou menos.

4. O especial foi lançado em VHS em 1990. O sucesso fez o Cinar e a France Animation produzirem cinco especiais adicionais para a emissora The Family Channel, todos adaptados por Rothman.

5. Com o sucesso dos especiais, o Family Channel decidiu encomendar a produção de uma série animada à DIC. A primeira temporada de Madeline contou com vinte episódios e foi semanalmente exibida pelo Family Channel de 12 de setembro de 1993 a 23 de janeiro de 1994.

6. Em 1995, mais 13 episódios foram produzidos pela DIC para a ABC, sob o título The New Adventures of Madeline. A segunda temporada foi transmitida de 9 de setembro a 2 de dezembro de 1995. Pouco depois de sua exibição na ABC, tanto a rede quanto a DIC foram adquiridas pela The Walt Disney Company, o que fez com que todos 33 episódios fossem reprisados pelo Disney Channel.

7. No ano 1999 foi lançado o filme animado Madeline, uma Aventura em Paris (Madeline: Lost in Paris, no original). O bom desempenho do longa-metragem levou a DIC a produzir uma terceira temporada da série, composta de 26 episódios. Os novos capítulos foram exibidos pelo Disney Channel de 8 de setembro de 2000 a 28 de fevereiro de 2001.

8. Outros dois filmes animados foram produzidos: Madeline: My Fair Madeline, que foi ao ar na Nickelodeon em novembro de 2002, e Madeline in Tahiti, lançado em 2010.

9. No Brasil, as três temporadas e o filme Madeline, uma Aventura em Paris foram exibidos pelo Canal Futura entre 2004 e 2014.

10. Os personagens principais da série animada foram dublados no Brasil por Sylvia Salustti, Nádia Carvalho, Lauro Fabiano, Felipe Drummond, Flávia Saddy, Indiane Christine e Lina Mendes. As canções foram interpretadas por Nanná Tribuzy e Fernanda Capelli.

Atualizado em 09/05/2024.
E7

Perfil da redação do Portal E7.

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade