Símbolos do Halloween e seus significados


O Halloween é um tipo de celebração pagã dos antigos povos celtas que viveram no território que compreende Inglaterra, França e Alemanha. Primeiramente foi chamado de All Hallow’s Even (noite que antecede o dia de todos os santos) e posteriormente reduzido para Halloween. É comemorado dia 31 de outubro e possui diversos símbolos, confira: 

Bruxas: são as principais simbologias dessa festa. As histórias contam que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, que normalmente eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro. Tal crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí se espalhou por todo o mundo, tomando várias formas diferentes.

Abóboras e velas: as abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria, enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos. Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da estória de Jack, homem que gostava muito de beber e que se encontrou com o diabo no dia em que bebeu em demasia. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que, de tanto beber, morreu. Sua entrada no céu foi negada e no inferno também, já que humilhava o diabo em vida. A partir daí a alma de Jack passou a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas então passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho.

Gato Preto: é um símbolo ligado às bruxas, pois elas conseguem se transformar em gatos. Outras superstições acerca dos gatos são que esses são fontes de azar e que também são espíritos de pessoas mortas.

Travessuras ou gostosuras: é uma brincadeira existente desde o século IX. Neste período as pessoas faziam os “bolos das almas” com massa simples e cobertura de groselha para entregar às crianças que, devidamente fantasiadas, batiam de porta em porta para pedir os bolos. Em troca de cada pedaço de bolo, a criança se comprometia a rezar pela alma de um parente de quem lhe ofereceu.

Vassoura: é um símbolo do poder feminino em limpar tudo aquilo que traz consequências negativas para a vida, como eletricidade e pensamentos negativos.

Morcego: simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.

Maçã: fruta associada aos deuses do amor, é utilizada na festa como símbolo de vida.


Máscaras e fantasias: as máscaras têm sido um meio de supersticiosamente afastar espíritos maus ou mudar a personalidade do usuário e também de comunicação com o mundo dos espíritos. Acreditava-se enganar e assustar os espíritos malignos, quando vestidos com máscaras. Também em outras culturas pessoas tem usado máscaras para assustar demônios que acreditavam trazer desastres como epidemias, secas, etc. Grupos envolvidos com magia negra e bruxaria também usam máscaras para "criar uma ligação" com o mundo dos espíritos.

Chapéus pontudos: Símbolo de hierarquia sacerdotal entre as bruxas.

Coroa e bastão: Também muito usadas por reis, é o símbolo maior de realeza, indicam a autoridade e comando, um nível cósmico elevado.

Varinha Mágica: Instrumento usado para direcionar as energias, com a varinha, os bruxos e bruxas invocam deuses, fazem magias e penetram em outros planos astrais.

Caldeirão: É dentro dele que as coisas se transformam: o grão torna-se alimento, a raiz vira remédio, o desejo acontece, e o sonho vira realidade. Representa a essência da fertilidade.

Bolos Triangulares: eram servidos bolos e vinho, uma obrigação depois de cada reunião, onde a sacerdotisa distribui pequenas fatias de bolos triangulares e biscoitos para a comunhão.

Sangue: as cenas de facas sangrentas estão comumente nos filmes de terror e também nas festas de Halloween mostrando o fascínio por sangue e violência. Os celtas, assim como outras culturas antigas, acreditavam que os deuses que controlavam as forças da natureza desejavam sacrifícios de sangue humano ou animal.

Fogo: tem simbolizado calor e proteção, bem como a morte e a destruição de culturas ao redor do mundo. Durante o Samhain ( festival em que era comemorado a passagem do ano dos celtas), os druidas usavam para proteção contra espíritos maus e para sacrifícios rituais (tanto animal ou humano) a seus deuses

Fantasmas: um símbolo universal de espíritos e ocultismo. Durante as celebrações são feitos doces em forma de fantasmas que podem ser bonitinho, mas para as inúmeras vítimas da escravidão e opressão demoníaca, o mundo espiritual não é brincadeira.

Lápide: cristãos podem vê-lo como um monumento para sepultar aos que morreram, mas outros a vêem como um excitante símbolo de morte e como o lugar onde o mundo dos vivos encontra o mundo dos espíritos.

Caveiras, ossos e esqueletos: Símbolos de morte, doença e a brevidade da vida terrena. O crânio e ossos cruzados se retratados em um frasco de veneno ou estampada sobre a bandeira negra de um navio pirata gerava medo da morte.

Morcego: simbolizam a clarividência, pois que veem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade. Por ter uma visão aguçada, simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas. Os morcegos voam ao redor na noite e assim acreditavam que tinham poderes mágicos. E, quando pendurado de cabeça para baixo para dormir envolvidos em suas asas, lembrando capas bruxas. Também foram associados a uma crença de que, se colocassem algumas gotas de sangue de morcego debaixo do travesseiro de uma mulher, então ela teria muitos filhos.

Aranha: simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.

Sapo: está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.

Coruja: outro animal noturno, a coruja tem sido associada a várias deusas, bem como a sabedoria e mistério. Corujas estão associadas com as bruxas por acreditarem que na noite de Halloween comiam as almas dos moribundos. Mais tarde, a coruja foi relacionada a magia negra. Apesar de ser um símbolo clássico da sabedoria, as corujas estão relacionados com a feitiçaria, o silêncio, a morte e a capacidade de ver através da escuridão ou ilusão em razão de se esconder nas trevas e temer a luz.

As cores mais usadas na festa de Halloween também possuem significados que fazem a diferença na noite dos santos:

Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força. Acreditam que os espíritos se aproximavam dos que estavam de laranja para sugar suas energias.

Preto: cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas.

Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração de Halloween.




Fonte: [1] [2]
E7

Perfil da redação do Portal E7.

48 Comentários

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

  1. obrigado me ajudou no trabalho de ingles vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a mim tmb ajudou muito no trabalho de inglês

      Excluir
    2. Me ajudou muito também pro trabalho de inglês

      Excluir
  2. me ajudou pra caramba !!!! valeu!!!!

    ResponderExcluir
  3. me ajudou demais, pro trabalho de inglês, obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Adorei >.< essa pagina bem melhor que as outras tudo muito bem explicado aqui ^^' consserteza ira me ajudar no trabalho divertido da escola :3 obgd! aol criador da pagina!

    ResponderExcluir
  5. Este site me ajudou em uma pesquisa da escola :D

    ResponderExcluir
  6. adorei de mas <3 amei
    ficou otimo meu trabalhod e artes

    ResponderExcluir
  7. Muito Bom o site de vcs.... Parabéns..

    ResponderExcluir
  8. Não gostei faltam imagens, mas é esclarecedor... Regular.

    ResponderExcluir
  9. vlw me ajudou para o trabalho de ingles 15 simbolos e significados do halloween

    ResponderExcluir
  10. isso vai me ajudar muito muito no meu trabalho de inglês

    ResponderExcluir
  11. me ajudou muito no trabalho de inglês vlw

    ResponderExcluir
  12. me ajudou no trabalho de inglês valeu

    ResponderExcluir
  13. gostei , foi muito util para o meu trabalho de ingles! qe fofs

    ResponderExcluir
  14. muito bom adorei minha pesquisa de inglês vai fica muito boa vou tirar 10

    ResponderExcluir
  15. obg aee me ajudo no trabalho de ingles baita si site

    ResponderExcluir
  16. Gostei matou minhas duvidas do helloween

    ResponderExcluir
  17. Sandy Andrielli C. Vieira17 de outubro de 2014 às 10:22

    Adoreeei muito bom parabens, fiz uma otima pesquisa para o trabalho de inglês

    <3 <3

    ResponderExcluir
  18. Adorei esse site S2 amo halloween

    ResponderExcluir
  19. Ajudou muito no trabalho de ingles,, valheuu

    ResponderExcluir
  20. Velhheeu manuuh , ajudohh muíítooh nu meuwn trabalhuu :* éçi dois s2

    ResponderExcluir
  21. Ufa ate q enfim consegui!
    Ajudou no trabalho de ingles!!!

    ResponderExcluir
  22. Ajudou muito no meu trabalho de inglês

    ResponderExcluir
  23. me ajudou no trbalho de ingles otimo

    ResponderExcluir
  24. Me ajudou no trabalho de inglês ;-)

    ResponderExcluir
  25. amei demais sem palavras com certeza vou ganhar um 10 em ingles

    ResponderExcluir
  26. muito obriga
    do ganhei 70 pontos por causa disso

    ResponderExcluir
  27. GRAÇAS um site com tudo do trabalho!!!!!!kkk

    ResponderExcluir
  28. Me ajudou no trabalho de ciências um pouco estranho mais ajudou

    ResponderExcluir
  29. me ajudou no trabalho de ingles valeu.....

    ResponderExcluir
  30. Obrigado me ajudou no trabalho de Ingles

    ResponderExcluir
  31. me ajudou muito no trabalho de ingles

    ResponderExcluir
  32. Também me ajudou muito no trabalho de Inglês +5pontos pra mim !!!

    ResponderExcluir
  33. me ajudou em meu trabalho

    ResponderExcluir
  34. me ajudou comer as pepecas vlw em

    ResponderExcluir
  35. esse site me ajudou muito no meu trabalho de ingles, muito obrigado provavelmente tirarei um lindo 10

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade