Desenhos & Animes: Dick Vigarista & Muttley


Criado em 1969 "Dastardly and Muttley in Their Flying Machines", conhecida no Brasil por "Dick Vigarista e Muttley", "Esquadrilha Abutre" ou "Máquinas Voadoras" é uma série animada da Hanna-Barbera. Também é  amplamente conhecido como "Pegue o Pombo" devido a musica tema da animação repete a frase várias vezes que confundido como título real da série.

O desenho mostra as aventuras de Dick Vigarista e sua Esquadrilha Abutre, caçando freneticamente o pombo-correio Doodle, que levava mensagens secretas da resistência para os aliados durante a I Guerra Mundial.

Em cada sessão há um desenho intitulado de "Muttley, o Magnífico", onde o cão mascote da Esquadrilha Abutre sonhava sempre em ser um grande herói. Mas no melhor do sonho era sempre acordado por Dick Vigarista.


Personagens

Os principais personagens são:

Dick Vigarista: o rabugento e estabanado líder da Esquadrilha Abutre. Vive reclamando dos outros e, sempre que algum plano dá errado, ele resmunga, dizendo: "Raios! Raios Duplos! Raios Triplos!".


Muttley: ajudante de Dick, sempre em busca de medalhas, seu famoso bordão "Medalha, medalha, medalha" e sua risadinha sardônica fizeram sucesso. Graças a sua rotação de cauda sempre consegue pousar suavemente sobre a terra quando ocorre um acidente aéreo, por isso, nessas circunstâncias, Dick sempre pede sua ajuda aos berros de: "Muttley, faça alguma coisa!".

Zilly: medroso, tímido e, exatamente por isso, é o menos obcecado pelo pombo dentre todos os membros da esquadrilha. Quando sente medo esconde-se em seu uniforme de aviador, como uma tartaruga em sua concha ou foge no momento de embarcar no avião, deixando inclusive a sua roupa e sumindo por debaixo da terra. Isso quando não pula da aeronave em pleno vôo. Muitas vezes acaba obrigando Dick Vigarista a ordenar que Muttley o capture, ocasiões em que o cão praticamente o arrasta de volta às aeronaves. No entanto, é necessário para a esquadrilha, porque é o primeiro piloto da aeronave e, estranhamente, é o único capaz de compreender o discurso de Klunk.

Klunk: projeta e constrói as absurdas e incríveis máquinas voadoras que são utilizadas para tentar capturar o pombo, armando modelos bizarros. Como muitos inventores malucos, ele fala estrebuchando em um idioma que lembra assobios, resmungos e soluços, sendo completamente incompreensível... a todos, menos a Zilly. Aparentemente, apesar de suas excentricidades, é o mais calmo dentre todos os pilotos da esquadrilha, estando quase sempre com um sorriso tranquilo no rosto. Na ausência de Dick, assume o comando do grupo.

General: personagem misterioso, nunca foi visto, aparece apenas depois de fracassos do grupo por meio de telefonemas com uma voz gritona. O General passa as ordens à esquadrilha, o que obriga Dick a atender constantemente ao telefone.

Pombo Doodle: a verdadeira agonia da esquadrilha, que sempre falha nas missões de capturá-lo. Cruza os céus levando mensagens secretas, possui uma corneta sempre tocada nas horas de perigo.

Namorada de Muttley: só é vista em alguns dos curtos episódios de "Muttley, o Magnífico". Ela é geralmente a donzela em perigo que Muttley tem que resgatar das garras do Vigarista. Ela parece uma versão feminina de raça de Muttley, mas ao contrário dele é capaz de falar com clareza. Ela pode ser uma invenção da sua imaginação, embora em um episódio vemos uma foto dela em uma parede ao lado da cama de .


Enredo do Desenho

Cada história apresenta variações sobre os mesmos elementos do enredo: a Esquadrilha Abutre tenta prender Pombo Doodle usando um ou mais aviões equipados com a mais recentes engenhocas do Klunk. Porém sempre acontece um acidente ou explosão com um ou todos os membros da Esquadrilha, e enquanto eles estão caindo, Dick Vigarista pede a ajuda dizendo "Muttley, faça alguma coisa!" o cachorro só o ajuda se for recompensado com uma medalha.

Em algum momento o general chama Vigarista no telefone para exigir resultados. Vigarista assegura-lhe que em breve vai capturar o pombo, mas o general não acredita nele e desliga o telefone ou chega através dele e puxa o bigode ou nariz de Dick e algumas vezes tomam as suas medalhas. Klunk seguida, surge com uma nova invenção e a "explica". Vigarista não entendendo nada diz: "O que foi que ele disse? O que foi que ele disse?" Zilly explica tudo o que ele disse e logo em seguida foge com medo. O cachorro vai atrás de Zilly para ele retornar e a Esquadria descolar em seu novo plano para repetir todo o procedimento que sempre acaba dando errado. O desenho acaba com o pombo Doodle soprando sua corneta voando sobre o horizonte.




E7

Perfil da redação do Portal E7.

3 Comentários

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

  1. classico

    pegue o pombo, pegue o pombo

    ResponderExcluir
  2. Clássico! Quem diria que Muttley tem mesmo uma namorada!

    ResponderExcluir
  3. Seria bom se a namorada do Muttley aparecesse em todos os episódios sem ser apenas nos curtas! Essa turma deve ter marcado a infância de muita gente!

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade