10 curiosidades sobre a franquia Grand Theft Auto
A série Grand Theft Auto, que teve início em 1997, fez um barulho estrondoso na indústria. Não é à toa que muitos desenvolvedores enxergam GTA III, o primeiro jogo em 3D da franquia, como um verdadeiro divisor de águas, um título que marcou para sempre a indústria. Nas palavras de Yoshinori Ono, produtor da Capcom, o jogo não só foi um pioneiro na narração, como “representou uma reviravolta nos jogos como uma mídia para adultos”.
Em meio a muitas controvérsias, GTA se estabeleceu como uma franquia de enorme sucesso. Grand Theft Auto: San Andreas, além de ter melhorado diversos aspectos de seus antecessores, é o título mais vendido da série, com 27 milhões de cópias comercializadas.
Em 2013, Grand Theft Auto V será lançado para PlayStation 3 e Xbox 360. Enquanto não podemos colocar as mãos no novo jogo da Rockstar, separamos dez curiosidades sobre a franquia.
1. A história de GTA 2 introduz o primeiro enredo futurista do game, já que alguns dados da polícia indicam datas de 7 de julho de 2013 e 10 de julho de 2013. As armas do título são futuristas, mas alguns dos carros são da década de 30 e os mais novos são de 1999, época em que o jogo foi lançado.
2. O protagonista Carl Johnson, de San Andreas, foi o primeiro a poder ser personalizado de diversas maneiras, com roupas, tatuagens e acessórios, além de poder ir para academia, engordar, ficar mais forte, nadar e sair em encontros com garotas.
3. As prostitutas, elemento introduzido na série em GTA III, podem dar uma mãozinha na recuperação de saúde do protagonista desde que estrearam na franquia. Mas não foi sempre assim: em Chinatown Wars, no Nintendo DS, uma gangue de garotas de programas armadas bate de frente com Huang, protagonista do título, acusando-o de ‘pagar pelos serviços e matar as prostitutas depois’, uma referência cômica a grande controvérsia da série em relação ao pagamento das moças.
4. Chinatown Wars foi o primeiro GTA a ser lançado no Nintendo DS, mas a plataforma da Nintendo já havia sido casa de jogos da franquia, quando GTA 1 e 2 foram lançados no Game Boy Color. O título serviu como a estreia do sistema de tráfico de drogas, em que os jogadores precisavam comprar diversas substâncias e revendê-las para as gangues do jogo.
5. Nos títulos atuais os jogadores utilizam diversos métodos para salvar o progresso do jogo, mas em GTA 2 as safehouses, introduzidas em GTA III, ainda não existiam. Os jogadores precisavam entrar em uma ‘igreja evangélica’ chamada Jesus Saves. Na versão para PC, após salvar o jogo (processo que custava US$50,000 na monetização do jogo), um padre soltava a frase ‘Aleluia! Outra alma salva!’.
6. O primeiro GTA a não ser localizado nos Estados Unidos foram as expansões GTA London 1969 e GTA London 1961, baseadas na primeira versão do título. O pacote conta com elementos da cultura do país, como um personagem semelhante a James Bond. Os jogos não ganharam muita publicidade da Rockstar e são conhecidos mais por propaganda boca a boca entre os fãs.
7. O multiplayer é uma constante da franquia. Desde o primeiro título os jogadores já podiam se enfrentar em modos mata-mata e corridas a checkpoints por um sistema simples de LAN. O primeiro jogo da franquia a não possuir funcionalidades online foi GTA III. A estreia dos modos cooperativos ocorreu em Grand Theft Auto: San Andreas, mas a modalidade nunca mais retornou a série.
8. Os palavrões explícitos e pornográficos, típicos da franquia, estrearam em San Andreas. Durante o jogo, a palavra ‘Fuck’ é pronunciada 365 vezes (e essa contagem exclui quando ela aparece durante a trilha sonora ou encontros aleatórios com NPCs).
9. No meio de junho de 2005, um arquivo chamado Hot Coffe foi lançado para modificar San Andreas. Após a instalação, os usuários podem entrar na casa das namoradas encontradas pelo jogo e participar de sessões sexuais renderizadas com os personagens totalmente vestidos. A mecânica foi retirada do título antes de seu lançamento, mas não foi removida totalmente, o que causou controvérsias na recepção do jogo.
10. A origem de Grand Theft Auto foi resultado de um glitch do game Race ‘n Chase, uma das primeiras obras da Rockstar, que, na época, ainda chamava DMA Designs. O bug fazia com que o policial tentasse atirar o carro dos jogadores para fora da estrada, no lugar de apenas parar no acostamento. O bug fez sucesso com os testers e o título foi refeito para focar neste comportamento.
eu sempre gostei do GTA..um game muito bom pra relaxar