8 utilidades para o seu computador antigo
Com a queda de preços dos computadores, trocar de máquina em busca de uma melhor experiência tem se tornado algo mais fácil. Acontece que muitas pessoas não se desfazem de seus PCs antigos e acabam não encontrando o que fazer com esses dispositivos.
A seguir você confere oito sugestões para tirar a poeira de sua antiga máquina.
1. Testar um novo sistema operacional
Se você sempre utilizou o Windows, usar o PC antigo para conhecer uma distribuição Linux pode ser uma boa ideia.
Você pode optar por alguma das versões do Ubuntu, já que este é o sistema com melhor suporte e mais atualizado. Se seu PC antigo não atender aos requisitos mínimos, talvez testar outra distribuição seja interessante.
Confira o que é preciso para rodar o Ubuntu 11.04:
- Processador de 1 GHz ou superior (Pentium 4, AMD Duron ou AMD Athlon);
- 512 MB de memória RAM;
- 5 GB de espaço em disco;
- Placa de vídeo e monitor capazes de operar com resolução de 800 x 600 pixels;
- Drive de CD/DVD ou porta USB (para poder instalar o sistema);
- Acesso à internet para aproveitar os softwares e atualizações.
2. Controlar sua casa
Já pensou em controlar as luzes, a TV, as câmeras de segurança e o sistema de climatização de sua casa através do computador? Com o LinuxMCE isso é possível. Apesar de não ter tradução para o português, o sistema é fácil de instalar e de usar. As dificuldades mesmo são na hora de fazer a configuração dos dispositivos que serão controlados.
Se você tiver algum conhecimento de inglês ou paciência para usar o Google Tradutor, pode conseguir automatizar toda sua casa. O LinuxMCE já tem até compatibilidade com alguns smartphones, o que pode facilitar controlar tudo a distância.
3. Servidor de arquivos
Com um hub ou um roteador, você não terá muita dificuldade para criar um servidor de arquivos. Como a ideia é o reaproveitamento do computador antigo, instale um sistema operacional básico (seja o Windows XP ou o Ubuntu com o mínimo de recursos ativados), configure a rede nesse computador e ajuste os outros PCs da rede para poderem acessar as pastas compartilhadas na máquina antiga.
No Windows é bem fácil criar novos compartilhamentos, por isso, se você quer fazer backup de coisas importantes, mas não quer recorrer aos DVDs, essa é uma boa dica. Se você for usar o Ubuntu para servidor de arquivos, será necessário instalar e configurar o Samba.
4. Ajudar outras causas
Outra ideia é emprestar o poder de processamento do seu PC para causas nobres. É possível fornecer os recursos do seu computador para ajudar na luta contra o câncer (pesquisa da IBM que é parte do projeto World Community Grid), no avanço da nanotecnologia (Spinhenge@home) e até mesmo na busca por seres extraterrestres (projeto SETI@home).
O máximo que você vai gastar é energia e um pouco da banda de internet. Para ajudar nesses projetos, basta utilizar um sistema operacional compatível (depende do projeto) e instalar o software desejado.
5. Porta-retrato digital
Se seu antigo notebook ainda está em perfeito funcionamento, você pode colocá-lo em algum canto da casa para exibir os retratos de família. Ao contrário de um porta-retratos digital, um notebook pode exibir as fotos, vídeos, gravações de áudio e outras recordações.
Também é possível fazer o notebook trabalhar com fotos da web. Desse modo, você nem precisa armazenar o álbum de fotos no PC, pode aproveitar suas fotos do Picasa ou do Flickr.
6. Console de jogos antigos
Outra ideia é transformar seu PC antigo numa plataforma de jogos, revisitando ou conhecendo títulos clássicos do passado.
Essa dica é a mais fácil de ser realizada, você só precisará de um sistema operacional básico, um emulador e as ROMs. Tudo fácil de ser feito, basta realizar buscas na internet para encontrar o que você precisa.
7. Criar uma rádio online
Apesar de parecer difícil, essa tarefa não exige muito empenho. Basta utilizar o Winamp, o plugin Oddcast e o aplicativo Icecast.
Instale os três programas, configure o OddCast (dentro do Winamp) para trabalhar com o Icecast, inicie o servidor do Icecast e então reproduza suas músicas. Para que seus amigos possam ouvir sua rádio, basta fornecer o seu IP e a porta que está configurada para transmissão.
Uma rádio “caseira” não pode ser ouvida por muitos usuários, uma vez que a taxa de upload é bem limitada, portanto, restrinja seus ouvintes.
8. Gravar e assistir canais de TV à distância
A última dica é restrita aos usuários que possuem uma placa de captura (se você não tiver a placa de TV, pode adquirir uma por preços bem baixos na internet). A ideia é utilizar o PC apenas como um transmissor de conteúdo.
Você precisará dos seguintes programas: Skype e Real VNC. A primeira etapa é configurar o Skype para utilizar sua placa de captura como webcam padrão. Depois será necessário criar uma conta no Skype para poder transmitir o conteúdo para sua conta particular.
Por fim, instale e configure o Real VNC; com esse programa você poderá controlar seu computador à distância. Desse modo, é possível ligar o aplicativo da placa de captura (para sintonizar os canais), efetuar o login no Skype e até mesmo gravar o que desejar.