Projeto da Microsoft faz jogo de videogame 'sair' da tela


Um projeto da Microsoft apresentado na feira de tecnologia Consumer Electronic Show (CES) 2013 quer que os games jogados no videogame Xbox 360 "saiam" da tela e se expandam para a sala de estar ou quarto do jogador. Segundo a empresa, o dispositivo não usa TVs 3D ou óculos especiais.

Chamado de Ilumiroom, o protótipo usa o sensor Kinect - que capta o movimento dos jogadores e leva para dentro do game, dispensando o joystick - e um projetor que são conectados no videogame. Esta combinação que faz os tiros dos inimigos, luzes e explosões irem em direção ao jogador e se espalharem. Em jogos no espaço, as estrelas se espalham pelo quarto.

Já em jogos de tiro em primeira pessoa, em que o gamer observa a ação do ponto de vista do personagem, a tecnologia expande o ambiente do jogo para as paredes da casa.

De acordo com o vídeo publicado pela Microsoft (clique aqui para assistir), a tecnologia escaneia o cômodo da casa, identificando o local dos objetos e compensando sua posição para apresentar uma imagem com mais qualidade. Desse modo, vasos, plantas, prateleiras ou mesas não irão atrapalhar na sensação de imersão que o projeto propõe. E, segundo o vídeo, estes mesmos objetos que estão na sala após escaneados podem ganhar alguns efeitos como riscos, dando a sensação de que foram desenhados, e "vibrar" quando há uma explosão no game, por exemplo.


A descrição do Ilumiroom pela Microsoft diz que o dispositivo "foi desenvolvido para aumentar a imersão dos games unindo o mundo virtual com o real ao se projetar imagens. Tudo o que aparece no vídeo [divulgado] acontece em tempo real. Não foram usados efeitos especiais."

 A Microsoft não disse quando essa tecnologia será lançada e nem em quais condições ela deve ser usada (em um quarto escuro, por exemplo, ou se ela funcionará com a luz do dia entrando pela sala do usuário). Entretanto, documentos da empresa que vazaram na internet em 2012 e que apontam informações sobre o videogame sucessor do Xbox 360 citam uma tecnologia similar, que expandiria a ação dos jogos para fora da TV. Óculos de realidade aumentada também estariam nos planos da companhia.


Créditos
E7

Perfil da redação do Portal E7.

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade