O que é Root e para que ele serve no Android?


O Root tem se tornado cada vez mais populares entre os donos de aparelhos com sistema operacional Android. O termo "root" vem do inglês e significa raiz.

O Android é um sistema baseado no kernel do Linux, neste caso possui a mesma estrutura para os usuários. Assim como no Linux, no Android também não é possível ter acesso a algumas pastas do sistema. A função do root é conceder o acesso a essas pastas. Tá mais e daí? No que isso vai ser útil para mim?

Bem no surgimento da plataforma Android, nas primeiras versões do sistema, a venda de aplicativos no Android Market (atual Google Play) era bem restrita geograficamente. Alguns países como o Brasil não podiam comprar os aplicativos pagos para serem instalados nos aparelhos. O root era a unica solução para esse problema: com ele era possível instalar um aplicativo chamado "Market Enabler" e enganar o sistema fingindo que o seu aparelho estava conectado a uma operadora norte-americana. Só assim era possível efetuar a compra dos aplicativos com um cartão internacional.

Outra função que só era permitida com o root era liberar o tethering, sendo possível compartilhar a rede móvel do aparelho com outro dispositivo. Atualmente este recurso já vem pronto para ser usado sem a necessidade de fazer o root.

Com a evolução do sistema, da loja de aplicativos entrando cada vez mais no mercado mundial; o "Market Enabler" e a implementação do tethering, o processo de root acabou perdendo a suas "principais funções" para os usuários comuns do sistema do Google.

O principal motivo para a procura do root atualmente é fazer algumas modificações, assim tendo controle total do seu aparelho: poder excluir aqueles aplicativos indesejáveis que por padrão não podem ser eliminados; instalar aplicativos que modificam a memória, o desempenho do  processador entre outros.

Como posso fazer root no meu aparelho?
Muitos usuários fazem esta pergunta, o processo de root não é igual para todos os aparelhos Androids, cada aparelho possui um processo diferente, devido ao seu modelo e o  firmware instalado. Não se arrisque fazer o processo de um aparelho de modelo diferente do seu.

Se você acha que o root vai trazer algum benefício para você busque na internet um tutorial bem explicado. Alguns modelos possuem um métodos mais complicados, que feitos de maneira errada podem causar a "morte" do seu aparelho.

Se seu aparelho estiver na garantia pense bem antes de fazer o processo: algumas alterações podem danifica-lo e, neste caso, será enquadrado como mau uso do aparelho, invalidando a garantia.
E7

Perfil da redação do Portal E7.

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade