Lumia 920 vs Lumia 900: entenda a evolução

O Nokia Lumia 920, lançado no final de 2012, mostrou que a fabricante finlandesa realmente queria superar o Lumia 900, que ganhou o prêmio de Melhor Smartphone na CES 2012. Recém-chegado ao Brasil, o top de linha da Nokia é um grande smartphone, mas será que vale a pena trocar o 900 por ele? O site TechTudo fez uma comparação mostrando quais foram as melhorias do modelo anterior para este mais recente.


Design e plataforma 
O Lumia 900 possui um formato elegante e arrojado. Com o corpo idêntico ao do bonito Lumia 820, o produto só tem uma tela bem maior que o irmão mais novo. Apesar de grande, ele é bem compacto, com 127.8 x 68.5 x 11.5 mm de dimensão, tem 160g e carcaça nas cores preto, azul e branco.

Já o Nokia Lumia 920 tem uma espessura menor que a do 900, e uma tela ainda maior. Com 130 x 70.8 x 10.7 mm de medida, ele só é bem mais pesado que o antecessor, com 185 g. O aparelho tem um desenho muito parecido com o do 900, mudando em pequenos detalhes. No exterior, o modelo traz armações disponíveis com cores preto, amarelo, vermelho, branco e cinza. No entanto, no Brasil, somente as cores branco e preto foram lançadas por enquanto.


Sistema operacional 
Uma das principais melhorias entre o 920 e o 900 é o seu sistema operacional. O modelo mais antigo conta com o Windows Phone na versão 7.5, ou seja, é bem desatualizado. Além disso, não há qualquer possibilidade de ele receber o novo Windows Phone 8, por isso, a Nokia lançou para ele a versão 7.8 - que adiciona a aparência do 8, mas mantém praticamente o mesmo sistema defasado.

Já o 920 é o grande carro-chefe do mais recente sistema operacional da Microsoft. Ele já vem de fábrica com o WP8, e roda com perfeição o sistema, tendo todos os atrativos que a plataforma traz.


Tela 
Enquanto o modelo antecessor possuía uma tela com 4.3 polegadas, com uma resolução de 480 x 800 pixel e densidade de 217 ppi, o Nokia Lumia 920 conseguiu melhorar sua tecnologia, vindo com uma tela um pouco maior, com 4.5 polegadas, compensada por uma resolução de 768 x 1280 pixel e 332 PPI de densidade.

Além da resolução obviamente superior, o brilho da tela e a definição das imagens também ganhou melhorias significativas no novo modelo da Nokia.


Câmera 
O Lumia 900 conta com uma câmera principal de 8 megapixels, com um zoom digital de 3x e oferece a opção de captura vídeos com HD de 720p. É uma boa câmera, com fotos bonitas e funções razoáveis, porém sem destaque. Enquanto o 920 tem, como principal ponto forte, justamente a máquina fotográfica. O modelo tira fotos e grava vídeos realmente impressionantes.

Isto porque a câmera principal do Nokia Lumia 920 possui 8.7 megapixels, um zoom digital maior, com 4x, e a capacidade de fazer filmagens em Full HD, com o foco automático e um estabilizador anti-tremores que possibilita a gravação dos melhores clipes em movimento sem qualquer tremida.

No entanto, as maiores novidades estão nas lentes de última geração e nos sensores e recursos que foram atualizados. O Lumia 920 vem com o sistema PureView e PureMotion HD, que intensificam a performance da câmera para fotografias e filmagens, respectivamente.


Dados técnicos e bateria
O Nokia Lumia 900 tem 512 MB de memória RAM, um processador single-core de 1.4 GHz e 16 GB de memória interna, com uma bateria de 1.830 mAh. Para um sistema como o WP7, com um funcionamento leve e sem muitos recursos pesados, é suficiente para uma boa performance. A autonomia da sua bateria também é boa, durando cerca de um dia inteiro sem precisar de recarga.

Já o mais recente smartphone da fabricante finlandesa melhorou o hardware do modelo anterior e aumentou a sua autonomia de bateria. O Lumia 920 conta com um processador mais forte, dual-core de 1,5 GHz, memória RAM de 1 GB e 32 GB de memória interna. Além disso, sua bateria é maior, com 2000 mAh e promete até 600 minutos de conversação.


Inovações tecnologias 
Além dessas melhorias na tela, hardware e câmera, o Nokia Lumia 920 possui outras novidades que o modelo anterior não tinha. Além do Wi-Fi, Bluetooth, USB e GPS melhorados, a conectividade deste aparelho conta com a nova tecnologia de comunicação de campo próximo chamada de NFC. Essa inovação permite a troca de dados entre dispositivos móveis somente com o leve toque entre os dois aparelhos.

O Lumia 920 também traz dois novos apps: o Nokia Transportes, que oferece informações em tempo real sobre os transportes públicos, e o Nokia Lente, um aplicativo com realidade aumentada que permite identificar lugares ao apontar a câmera do smartphone.

Além de possuir de possuir uma bateria com os melhores desempenhos de autonomia, o Lumia 920 é compatível com tecnologia Qi wireless, que permite o uso de um carregador sem fio - lançado juntamente com o modelo. Desta maneira, é possível carregar o smartphone de forma prática e em qualquer lugar.


Conclusão 
Apesar de ter um design e tamanho bem semelhantes ao do 900, o Lumia 920 é um aparelho completamente diferente. Muito mais completo e com tecnologias bem mais avançadas, este modelo representa uma grande evolução da Nokia no segmento, e se apresenta como um dos grandes lançamentos recentes. Já o 900, ainda se mostra um bom aparelho, mas já é bem ultrapassado, considerando os últimos modelos do mercado.


Créditos
E7

Perfil da redação do Portal E7.

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade