Símbolos da Páscoa e seus significados


A Páscoa é a festa mais importante do Cristianismo, ocasião em que é comemorada a ressurreição de Jesus Cristo. Como não tem uma data fixa, a celebração pode cair entre os dias 22 de março e 25 de abril. Listamos abaixo os diversos símbolos da data religiosa e os seus significados.

Confira:

Coelho da Páscoa: simboliza fertilidade, vida nova; o coelho é um animal que reproduz em grandes ninhadas.

Ovos de Páscoa: assim como o coelho, também simboliza a fertilidade. Na cultura pagã, o ovo representava o começo da vida, era comum dar um ovo para desejar boa sorte para alguém. Tempos depois, os cristãos passaram a dar de presente ovos coloridos na Páscoa, simbolizando a ressurreição e a vida nova. Com o surgimento da indústria de chocolate, o consumo de ovos desse material acabou se espalhando por todo o mundo.

Cruz: representa o sofrimento de Jesus antes de sua morte e ressurreição.

Sinos: os sinos anunciam a alegria de comemorar a ressurreição de Jesus no Domingo da Páscoa, início de novos tempos.

Círio Pascal: é uma grande vela com as letras gregas "alfa" e "ômega", que significa início e fim (Deus é o princípio e o fim); a luz da vela representa a ressurreição de Cristo. É ascendida no Sábado Santo, durante a Vigília Pascal.

Uva: é dela que se faz o vinho, que Jesus transformou em seu sangue.

Trigo: o pão é feito de trigo, que Jesus transformou em seu corpo.

Pão e o Vinho: representam o corpo e o sangue de Cristo, repartido com seus discípulos na última ceia.

Cordeiro: é o símbolo mais antigo da Páscoa. Moisés foi escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós. Ao comemorar o feito, Moisés sacrificou um cordeiro. Para os cristãos, Jesus é o cordeiro de Deus, porque foi sacrificado na cruz por conta dos nossos pecados.

Girassol: é uma flor que recebeu esse nome por estar sempre voltada para o sol. O girassol sempre busca a luz, que é Jesus Cristo; os cristãos também buscam a luz, o caminho, a verdade e a vida.

Colomba Pascal: é um bolo em formato de pomba, representando a vinda do Espírito Santo e a paz de Cristo.

Peixe: assim como os peixes não podem viver fora d'água, os homens precisam viver mergulhado nas graças de Deus e na vida divina.  O peixe simboliza a vida e a fé das pessoas em Jesus Cristo.
E7

Perfil da redação do Portal E7.

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade