Jogadores de videogame podem ter maior capacidade de aprendizagem e melhores habilidades visuais


Uma pesquisa realizada pela Universidade Brown, nos Estados Unidos, constatou que jogar videogame pode facilitar a capacidade aprendizagem e estimular as habilidades visuais. A universidade convidou 18 pessoas voluntárias para o estudo, das quais 9 eram jogadores frequentes, e os demais quase nunca jogavam videogame.

Todas as 18 pessoas foram submetidas a um teste de irregularidade, como por exemplo encontrar um traço torto em uma tela com linhas tracejadas, sejam elas na horizontal ou vertical, em questão de segundos; para isso, eles antes receberam algumas dicas para encontrar as irregularidades mais rapidamente. O resultado foi que os jogadores de videogame se saíram melhores, sendo mais rápidos e eficazes.

"É possível que a grande quantidade de imagens a que os gamers são expostos ao longo dos anos ajude a aperfeiçoar os mecanismos de consolidação no cérebro, especialmente as habilidades visuais desenvolvidas", disse um dos cientistas responsáveis pelo estudo.

"Um atleta profissional pode aprender movimentos mais rapidamente e um músico pode tocar notas inéditas mais elegantemente. Então, talvez, o processo de aprendizado também seja diferente. Talvez jogadores de videogame sejam experts na categoria de processamento visual", completou Yuka Sasaki, uma das autoras da pesquisa

Aaron Berard, um dos autores do estudo, ainda explicou que "Muitas pessoas ainda veem os jogos de vídeo como perda de tempo, mesmo que a ciência esteja começando a mostrar seus benefícios. Se pudermos demonstrar que o videogame pode realmente melhorar algumas funções cognitivas, talvez nós, como uma sociedade, possamos pensar neles como algo positivo".
E7

Perfil da redação do Portal E7.

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade