Análise da série Breaking Bad (4ª temporada)


Após um final de muita adrenalina na terceira temporada, Gus aumenta a segurança do seu laboratório, instalando câmeras de segurança no local para vigiar todos os movimentos de Wlat e Jesse Pinkman. Ao investigar o apartamento de Gale, a polícia encontra um saquinho da rede Los Pollos Hermanos e um caderno com anotações do laboratório, onde havia todos os passos de fabricação da metanfetamina, junto com uma siga "W.W." A polícia envia uma cópia do caderno para Hank, que ainda debilitado por conta do acidente, passa a analisar o caso em sua casa por conta própria, com a ajuda de Walter.

Suspeitando da ligação de Gus com o esquema, Hank descobre que ele possui uma lavanderia (local onde funciona o laboratório). Enquanto isso, Skyler tenta convencer seu marido a não ficar fazendo gastos excessivos, diminuindo a exposição e facilitando seu processo de lavagem de dinheiro no seu novo negócio, o lava-jato onde Walt trabalhava no começo da série. No decorrer da temporada, Skyler descobre que seu ex-chefe Ted havia ocultado dinheiro na declaração de impostos anteriores, e agora seria investigado pelo IRS. Com a ajuda de Saul, Skyler até tenta ajudar Ted, mas ele não faz sua parte e compromete o plano dos dois.

Jesse acaba se surpreendendo quando Mike (um ex policial de alta confiança de Gus) o leva como proteção para recolher várias dívidas pendentes. Em um ataque planejado, Jesse reage e salva a vida de Mike, ganhando então a confiança de Mike e Gus. É descoberto que o cartel mexicano estava atacando os caminhões de Gus, sendo Gus o próximo alvo. Para tentar solucionar a situação, então resolve se reunir com os membros do cartel. Sabendo desse encontro, Walt dá a Jesse uma cápsula com ricina (veneno mortal) para matar Gus, porém, Jesse não cumpre com o combinado. Gus convida Jesse para viajar com ele e Mike até o México, para que Pinkman ensine a fórmula do cristal azul para o cartel. É então revelado que Gus tem uma disputa que já dura há anos com o cartel mexicano. Após o processo ser feito no laboratório, todos vão para uma mansão comemorar, e então Gus envenena quase todos, enquanto Jesse e Mike matam os guardas que sobreviveram.

Mais tarde, Gus leva Walt para fora da cidade e diz que cuidará de Hank, ameaçando matar a mulher e filhos de Walt caso ele interferisse. Desesperado, Walt procura Saul. Saul lhe diz que conhece um cara que irá ajudá-los a mudar e a conseguir uma nova identidade. Quando Walt chega em casa, descobre que Skyler deu US$ 600.000 para Ted, ficando desta forma incapacitado para pagar pelo serviço. Hank, sua mulher, Skyler e seus filhos são então colocados em custódia protetora pela DEA.

Jesse fica sabendo que o filho de sua namorada, Brock, adoeceu do nada. Ao descobrir que o cigarro que continha a cápsula de ricina não estava no seu maço Jesse passa a crer que o menino foi envenenado. Enfurecido, Jesse vai atrás de Walt disposto a matá-lo. Walt diz a Jesse que não podia ter feito nada, e joga a culpa para cima de Gus. Jesse acredita em Walt e volta para o hospital negando-se a trabalhar. Gus vai até o hospital, e entra em acordo com Jesse, permitindo que ele fique ali e volte a trabalhar em uma semana. Enquanto isso Walt coloca uma bomba no carro de Gus, mas o plano não dá certo.

Em uma nova conversa com Jesse, Walt descobre que Gus fica vulnerável quando visita Héctor Salamanca no asilo. Este passa a ser o caminho encontrado por Walt para tentar por fim na vida do dono da rede Los Pollos Hermanos.


Considerações finais
Apresentando mais uma vez uma temporada impecável, Breaking Bad vem se consagrando como uma das melhores séries dos últimos tempos. Esta sem dúvida é a temporada mais dramática e tensa da série até então. Deixo um destaque especial para a trilha sonora, que contribui muito para a imersão de quem assiste, conseguindo transmitir muito bem os momentos de maior tensão da produção. Se até hoje a série ainda não conseguiu te surpreender, eu duvido que esta quarta temporada deixará você decepcionado!

A situação cada vez se complica mais para o lado de Walt, que precisa pensar muito para contornar diversas situações. Aqui percebemos o quão complexas são as relações dos personagens. Com Gus sendo o maior destaque da temporada, Jesse e Skyler também merecem destaque pelo desenvolvimento que apresentaram. Os últimos 3 episódios fazem a temporada atingir o seu ápice, com mortes e frases memoráveis.

Nota
★★★★★ - 5 - Excelente


Veja mais sobre Breaking Bad:
 Breaking Bad e a teoria das cores
└ 10 curiosidades sobre a série Breaking Bad
└ Análise da série Breaking Bad (1ª temporada)
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade