Alan Wake é um famoso escritor de livros que atualmente está enfrentando um bloqueio criativo. Para tentar contornar esse problema, Alan acaba aceitando a sugestão de Alice, sua esposa, e resolve tirar alguns dias de férias para descansar em Bright Falls, uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos. Com isso, Alice espera que Alan volte a ter inspiração para escrever seus best-sellers de suspense.

Os dias tranquilos esperados pelo casal acabaram tornando-se verdadeiros tormentos. Logo no começo do jogo, Alan tem um pesadelo, sendo inserido dentro de uma de suas criações, onde acaba travando uma batalha contra a escuridão. Vendo que Alan estava tendo um pesadelo, o escritor é acordado por sua esposa. Assim que chega em Bright Falls, enquanto Alice foi abastecer o carro, Alan é encarregado de pegar as chaves da casa onde passarão os próximos dias. Em cafeteria, após ser surpreendido por uma fã histérica, Alan pega as chaves e a localização de um chalé com uma misteriosa mulher de roupa e véu preto. Assim que Alan entra no carro de Alice e parte em direção ao local, um homem sai da cafeteria gritando e segurando a chave da casa onde o casal deveria ficar. Tarde demais...

Um detalhe relevante para a história é que Alice tem medo do escuro. Depois de explorar a casa onde vão ficar e fazer o gerador local funcionasse, Alan tem uma discussão com sua esposa e acaba deixando-a sozinha na casa. O escritor é surpreendido quando as luzes do chalé apagam e ele escuta seguidos gritos de sua esposa. Alice é puxada para dentro de um lago e Alan faz um mergulho na tentativa de salvá-la. A cena seguinte mostra Alan acordando dentro de um carro, no meio da escuridão: o escritor tinha perdido parte de sua memória, a única coisa de que se lembrava era que Alice tinha desaparecido.

Com perspectiva em terceira pessoa, o jogador assume o papel de Alan. O protagonista traz consigo uma lanterna e um revólver. Pelo cenário estão espalhadas munição e bateria. A melhor forma de combater a escuridão é com a luz, motivo pelo qual a lanterna será muito útil durante a jogatina, servindo para destruir bandos de pássaros que voam na direção do jogador e acabar com a escuridão que envolve os possuídos pela entidade que tenta matar Wake. Atirar em oponentes envoltos pela escuridão não lhes causará danos. No fim das contas, a combinação da lanterna e uma arma de fogo acaba funcionando muito bem, ainda que algumas vezes possa causar um certo desespero no jogador (algo que julgo ser um ponto positivo do game).

A bizarra e enigmática história de Alan Wake é dividida em seis capítulos, sendo bastante semelhante a uma série de TV. A intenção da Remedy Entertainment era realmente essa, já que com exceção do primeiro episódio todos os demais contam com um resumo do que aconteceu na história. Durante os capítulos, o jogador se deparará com páginas de um romance intitulado "Departure", programas de rádio em que os habitantes de Bright Falls comentam acontecimentos recentes da região, e um misterioso programa de TV chamado "Night Springs".

Algo interessante no jogo é a forma como ele se comporta com a passagem do tempo. Se durante o dia o jogador tem tranquilidade e calma para poder explorar o ambiente em busca de respostas, à noite tudo fica mais intenso, estando Alan vulnerável (o protagonista só estará realmente seguro em locais onde houver luz, oportunidade em que poderá recuperar sua saúde). O jogador não transporta os itens coletados de um episódio para o outro. Por isso, toda vez que se deparar com recursos, não pense duas vezes em pegá-los: eles serão muito úteis, principalmente após o pôr do sol.

O jogo conta com alguns colecionáveis, como os já mencionados programas de rádio e TV, e as páginas do romance "Departure". Como se isto não bastasse, ainda existem garrafas térmicas e pirâmides de lata espalhadas dentro do jogo, uma clara tentativa em aumentar a vida útil do game - pena que tais colecionáveis que não acrescentam nada na narrativa do game. O gráfico do jogo é bonito, pecando as vezes na animação facial dos personagens. A movimentação de Alan às vezes parece ser um pouco travada, mas não chega a interferir na experiência final. Durante a jogatina, o jogador ainda é presenteado com uma belíssima trilha sonora.

Desenvolvido pela Remedy Entertainment, Alan Wake foi lançado para Xbox 360 em 2010, ganhando dois anos depois uma versão para Windows. Esta análise foi feita com base na versão do Xbox 360.


Considerações finais
Estando em produção ao longo de cinco anos, Alan Wake certamente é um dos jogos mais marcantes da sétima geração de consoles. Contando uma intrigante e complexa história no formato de série de TV, o jogo da Remedy também brilha por apresentar uma atmosfera envolvente, boa jogabilidade e trilha sonora espetacular. Os efeitos de som e luz são muito bons, pecando o jogo na parte gráfica apenas com relação as animações faciais.

O desfecho da história é intrigante, mas não é conclusivo, o que indica que o estúdio claramente tinha a intenção em dar sequência para a história. Fica a expectativa para que algum dia o game possa ganhar uma continuação que consiga concluir essa rica narrativa. Alan Wake é um grande jogo de suspense psicológico que vale a pena ser conferido!

Nota
★★★★☆ - 4