Curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o desenho Scooby-Doo


A turma de adolescentes enxeridos marcou a infância de muita gente, afinal, Scooby-Doo e sua turma estão no ar há mais de 45 anos! Nós listamos abaixo uma série de curiosidades de um dos desenhos estadunidenses mais famosos do mundo, confira:

• O desenho Scooby-Doo foi criado em 1969 pelo desenhista Iwao Takamoto para o estúdio Hanna-Barbera. A animação foi encomendada pela Comissão de Pais dos EUA, que julgava os desenhos disponíveis na época, como Herculoides e Space Ghost, violentos de mais para as crianças.

• O executivo da CBS, na época Fred Silverman, queria uma animação que misturasse comédia e mistério, na mesma linha da sitcom americana Dobbie Gillis. O título original do projeto era Who's Ssssscared, mas os seus primeiros desenhos foram rejeitados por serem considerados muito assustadores.

• O a canção Strangers in the Night, de Frank Sinatra tem uma grande importância para o título do desenho animado. O nome da série vem do trecho em que Sinatra canta "dooby dooby doo". Durante um voo para Los Angeles, este trecho não saiu da cabeça de Fred Silverman, que rebatizou a animação para Scooby-Doo, Where Are You?.

• Scooby-Doo é um cão da raça Dogue alemão, e o seu verdadeiro nome é Scooby Scoobert.

• Os nomes dos demais personagens principais são os seguintes: Fred Jones (Fred), Daphne Blake (Daphne), Velma Dinkley (Velma) e Norville Rogers (Salsicha).

• O furgão que leva o quinteto para diversos locais do mundo chama-se "Máquina do Mistério".


• A comida preferida do Scooby são os Bicoitos Scooby. Ele é capaz de superar os seus medos para ganhar um biscoito.

• Salsicha é o dono de Scooby-Doo, sendo que a família Scooby já está na família Rogers já há algumas gerações.

• O desenho segue a mesma formula desde quando foi criado: tudo começa com o mistério de um monstro ou fantasma, que depois de muita investigação e confusão é capturado e desmascarado. No final, a pessoa que foi desvendada sempre diz algo semelhante a frase "Eu teria conseguido se não fosse por esses garotos enxeridos e esse maldito cachorro", sendo o episódio finalizado com Scooby dizendo "Scooby-Dooby-Doooo!".

• Ainda falando sobre o encerramento, há um episódio em What's New, Scooby-Doo? (O Que Há de Novo, Scooby-Doo?) em que Scooby encerra-o dizendo "Biscoitos Scooby-Dooby-Doooo!", e no filme Scooby-Doo! Abracadabra-Doo, o cão termina dizendo "Scooby-Abracadabra-Doo!".

• O sucesso da animação era enorme que na década de 70, a Hanna-Barbera tentou promover alguns de seus personagens, além de incluir algumas personalidades famosas na animação. Em The New Scooby-Doo Movies, (no Brasil, Os Novos Filmes do Scooby-Doo) Batman e Robin, a Família Addams, os Globetrotters, Davy Jones, Jerry Reed, os garotos de Josie e as Gatinhas, os Três Patetas, o Gordo e o Magro foram alguns dos personagens que ajudaram o quinteto a resolver os mistérios.


• Também na década de 70, a Hanna-Barbera lançou outros desenhos na mesma fórmula "garotos e mascote investigando casos misteriosos": Goober e os Caça-Fantasmas, Fantasminha Legal, As Panterinhas, Clue Club, Shmoo, Tutubarão, detre outros. Acontece que nenhum deles conseguiu repetir o sucesso da trupe da Máquina do Mistério.

• Ao longo das temporadas, alguns dos parentes do Scooby-Doo apareceram no desenho: em 1979 apareceu o seu falante sobrinho Scooby-Loo; na série The Scooby-Doo Show (1976-1978) apareceram o seu atrapalhado primo Scooby-Dão e também a delicada prima de 2º grau Scooby-Dee.

• Em 1988, foi lançada a série A Pup Named Scooby-Doo (no Brasil, O Pequeno Scooby-Doo), onde todos os personagens aparecem como crianças. A série contou com 30 episódios.

• Em 2002 foi lançado o primeiro filme em live-action (com atores de verdade), sendo Scooby o único personagem feito em computação gráfica. Os atores gravaram suas cenas com um boneco marcando o local onde ficaria o Scooby. Em 2004 saiu o segundo filme, Scooby-Doo 2: Mostros à Solta, com os mesmos atores.

• Ainda em 2002, foi lançada a série What's New Scooby-Doo? (O Que Há de Novo, Scooby-Doo?), onde pela primeira vez o grupo faz uso da internet para tentar solucionar os mistérios através de um lap top.


• Em outubro de 2004 a série entrou para o Guinness Book, superando Os Simpsons, como a série de animação estadunidense mais longa de todos os tempos. Porém, após 371 episódios feitos, a série contou com um cancelamento, fazendo com que Os Simpsons reassumissem o recorde.

• Em 8 de janeiro de 2006 o criador do desenho, Iwao Takamoto, faleceu aos 81 anos em Los Angeles, nos Estados Unidos, em decorrência de problemas cardíacos.

• No ano de 2007 estreou no Cartoon Network o seriado Shaggy and Scooby-Doo Get a Clue (Salsicha e Scooby Atrás das Pistas). Nesta série, Salsicha e Scooby atuam sozinhos para ajudar o tio Albert Shaggleford contra o malvado Dr. Phybes. Um fato interessante é que ao contrário da maioria das outras séries, esta segue uma sequência lógica.

• Em 2009 e 2010, dois novos filmes em live-action do quinteto foram lançados. Com novos atores, Scooby-Doo! O Mistério ComeçaScooby-Doo! A Maldição do Monstro do Lago não foram lançados nos cinemas, tendo a sua exibição somente nas TVs.

• Até hoje foram lançados 11 jogos da turma, são eles: Scooby-Doo in the Castle Mystery (1986), Scooby-Doo Mystery (1995), Scooby-Doo! Mystery of the Fun Park Phantom (1999), Scooby-Doo! Mystery Adventures (2000), Scooby-Doo! Classic Creep Capers (2000), Scooby-Doo and the Cyber Chase (2001), Scooby-Doo! Night of 100 Frights (2002), Scooby-Doo! Mystery Mayhem (2004), Scooby-Doo! Unmasked (2005), Scooby-Doo! Who's Watching Who? (2006) e Scooby-Doo! First Frights (2009).


• Em 2011, Scooby-Doo foi eleito desenho animado mais saudável da TV. Membros do Departamento de Saúde do Reino Unido passaram cerca de 200 horas assistindo a 20 dos desenhos animados mais populares da televisão anotando a frequência que os personagens principais apareciam fazendo alguma atividade física. Scooby-Doo acabou levando a melhor, já que os seus personagens vivem correndo de um lado para o outro fugindo de fantasmas e monstros; superando desta forma os personagens Willy Coiote, Tom e Jerry e Bart Simpson.

• No ano de 2015 foi lançado Scooby-Doo! and Kiss: Rock and Roll Mystery (no Brasil, Scooby-Doo e Kiss: O Mistério do Rock and Roll), o 24º filme da série de filmes diretamente em vídeo de Scooby-Doo. O filme conta com a participação da banda de rock Kiss, sendo que os membros da atual formação do grupo, Gene Simmons, Eric Singer, Paul Stanley e Tommy Thayer, dublam seus próprios personagens na animação. Seis canções clássicas da banda fazem parte da trilha sonora do filme, além da inédita Don't Touch My Ascot. que foi lançada exclusivamente para a prdução.

Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade