Análise do jogo Sunset Overdrive


A Insomniac Games é um estúdio que já deixou sua marca no mundo dos games. Desenvolvedora dos três primeiros jogos da série Spyro e criadora de franquias como Ratchet & ClankResistance, a Insomniac focou seus últimos esforços no desenvolvimento de um exclusivo para a Microsoft, com quem nunca havia trabalhado, dando origem a Sunset Overdrive.

Ao iniciar o jogo, a primeira tarefa é definir o tipo físico do protagonista e sua aparência.  O jogo permite uma vasta customização, que pode ser alterada em qualquer momento por meio do menu. Feito isso, uma cena é exibida, mostrando que cidade está dominada por monstros. O primeiro objetivo do jogador é chegar com segurança até o seu apartamento. Durante o trajeto, as primeiras mecânicas de jogabilidade são apresentadas. Concluindo a missão, um pequeno flashback será apresentado.

Três horas antes, a empresa Fisco realizou um show para o lançamento da sua nova bebida, o energético OverCharge, que chegaria ao mercado em algumas semanas. O protagonista do jogo estava lá, não como convidado, mas sim trabalhando no setor de limpeza do evento. Assim que foi consumido, o OverCharge causou uma reação nas pessoas, transformando-as em estranhas criaturas, chamadas de OD (abreviação para OverCharge Drinkers). Dezessete dias depois, sem comida e com o seu apartamento sendo invadido, o protagonista recebe ajuda de um estranho, sendo, na sequência, submetido a pequenos testes.

A Fisco cortou todas as comunicações e isolou cidade para tentar abafar o incidente ocorrido. O jogador então inicia uma jornada na busca de salvar a sua vida e ajudar outros personagens que também estão presos em Sunset City. Para isto, será necessário lidar com ODs (que estão espalhados por toda a cidade), rebeldes, robôs de segurança da Fisco e mais alguns tipos de inimigos. O game conta com um vasto arsenal de armas inusitadas, sendo cada uma apropriada para determinados tipos de inimigos. O jogador pode comprar novas armas e melhorar as que já possuir.

A história de Sunset Overdrive não deve ser levada muito a sério, sendo extremamente hilária. A cada novo diálogo o jogador é surpreendido com as falas dos personagens. Os constantes palavrões mostram o quão descompromissado o jogo da Insomniac é. Referências da cultura pop também são pontos marcantes no game. A excelente dublagem em português torna a experiência com o jogo ainda mais satisfatória.

Ficar parado enquanto joga não é uma boa estratégia. Para isto, Sunset City está repleta de locais para que o jogador possa deslizar à vontade. Pular em carros e tendas dão impulso no salto, facilitando a execução de manobras. Pela cidade também estão espalhados ventiladores que jogam o personagem para cima com muita facilidade. Quanto mais se movimenta, mais pontos o jogador consegue marcar no medidor de estilo e, consequentemente, fica menos vulnerável durante os combates. Vida e munição estão espalhadas por todos os pontos da cidade, o que facilita a progressão no game. Quando o jogador morre, ele volta no meio de toda a ação, permitindo que se termine aquilo que havia começado. No geral, a jogabilidade de Sunset Overdrive é bem simples e fluida.

As missões principais do game são bem criativas, mas ainda assim apresentam um certo grau de repetição. Como acontece em quase todo jogo de mundo aberto, há uma grande variedade de objetivos secundários para serem executados. A cidade conta com centenas de itens coletáveis e muitas missões secundárias para prolongar a experiência com o game.

Em termos visuais, Sunset Overdrive é um jogo muito bonito, apresentando ambientes coloridos e bem iluminados. A trilha sonora, marcada pelo rock, comporta-se de acordo com aquilo que o jogador está executando. Durante um confronto, à medida que o jogador vai preenchendo o seu medidor de estilo a trilha sonora vai ficando mais intensa com a adição de novos instrumentos musicais.

Lançado em outubro de 2014, Sunset Overdrive está disponível de forma exclusiva para o Xbox One.


Considerações finais
Apresentando um estilo leve e descontraído, Sunset Overdrive entrega uma experiência extremamente divertida e engraçada. É verdade que algumas piadas são muito forçadas, o que pode acabar afastando jogadores mais sérios, mas é preciso também reconhecer o quão criativa a narrativa do jogo consegue ser no meio disso tudo.

Apesar de às vezes ser um pouco repetitivo, o game conta com personagens e trechos da história que são marcantes, mostrando que Sunset City está repleta de surpresas. A jogabilidade é bem simples e de fácil adaptação. Pelo mapa do game existem uma grande quantidade de atividades secundários para serem feitos, o que prolonga a sua vida útil.

Nota
★★★★☆ - 4 - Ótimo


➜ Você pode ler análises de outros jogos clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade