Análise do jogo Forza Horizon 3


Paisagens australianas lindas, carros customizáveis, um mapa enorme para ser explorado e música boa, este são bons pontos de partida para falar de Forza Horizon 3, lançado em 27 de setembro de 2016 para Xbox One (versão analisada) e Windows 10. Logo ao iniciar o game, você verá uma belíssima cutscene, que mostra toda a beleza do título é dá as primeiras explicações sobre a edição do festival Horizon na Austrália.

Pela primeira vez você terá que escolher o personagem e o nome pelo qual deseja ser chamado. Não existe uma personalização completa do personagem, o game lhe apresenta alguns modelos já prontos e você tem que optar por um deles. A limitação na personalização é compreensível, uma vez estamos diante de um game de corrida, onde a imagem do seu personagem aparecerá somente em alguns momentos. A primeira prova do game é uma corrida de terreno misto contra um helicóptero, que traz um jipe suspenso. É o início da programação da terceira edição do festival Horizon.

Diferente dos dois jogos anteriores, onde você assumia a pele de um corredor novato, que tinha a missão de vencer inúmeras provas para conseguir chegar ao topo do festival Horizon, aqui você é o chefe e comanda tudo o que acontece no festival. Isso se mostra bem claro na hora de contratar as estações de rádio e nas escolhas dos novos locais de expansão do festival.

No total, o game conta com quatro regiões de festival, cada uma com suas características próprias, proporcionando vários de tipos de corrida. Cada região pode ser expandida até nível 5, garantido em cada atualização novos eventos, proezas e desafio de lista de metas. Os requisitos para realizar as expansões de festival e subi-las de nível é alcançar um número de fãs determinados pelo jogo.

Como chefe de um grande festival, você conta com uma assistente social, chamada Anna, que lhe fará sugestões de desafios, corridas para serem completadas e formas de conquistar novos fãs. Todo evento e proeza realizados (excluindo as de rua, que são consideradas ilegais) lhe renderão fãs. Quanto mais você avança em Forza Horizon 3, mais fãs você ganha.

Em cada ponto de corrida no mapa, você pode completar uma corrida de exibição e um campeonato (que envolve um grupo de corridas). Isso dá uma vida útil enorme para o game, afinal, serão 68 exibições e 68 campeonatos para serem concluídos. Quer mais? Você ainda pode criar os seus próprios campeonatos, escolhendo as rotas de corrida, os carros elegíveis, o clima e o horário da corrida. É possível também jogar campeonatos criados por seus amigos.

O game também oferece desafios extras para os jogadores, as chamadas listas de metas, onde você tem um tempo específico para completar uma realização determinada (por exemplo, atingir determinada velocidade em um radar). O game também possibilita que você crie uma meta a ser batida e compartilhe isso na comunidade, desafiando outros jogadores, o único requisito para compartilhar o desafio é que você realize a própria meta.

Com uma imensa variedade de carros, clima dinâmico e gráficos de ponta, o game ainda se destaca pela sua jogabilidade. Apesar de ser um game de corrida arcade, é possível ligar e desligar diversas assistências, o que interfere diretamente na dificuldade, aproximando-o neste aspecto, à série Motorsport. Se você estiver vencendo corridas facilmente, você pode aumentar a dificuldade dos drivatares. Apesar de não ser realista, a jogabilidade é perfeita, entregando tudo o que se espera de um game deste gênero. A jogabilidade também varia de acordo com os carros e os terrenos: colocar carros esportivos para disputarem provas de rally certamente não será uma boa ideia.

Se você procura um grau profundo de customização de carros, Forza Horizon 3 também lhe oferecerá esse recurso. Além de mudanças no visual, é possível mexer em componentes do motor, rodas, suspensão, afetando o desempenho dos carros. Também é possível personalizar a placa do carro, as buzinas e as carrocerias, pintando-as da forma como quiser. É possível compartilhar e comprar customizações, tanto as de performance como as estéticas.

O game não separa os modos campanha e online, os carros, pontos de experiência e habilidades ganhos durante a jogatina são compartilhados nos dois modos de jogo. No mapa do game existem vários colecionáveis para serem coletados e carros antigos e raros escondidos em celeiros. Para facilitar a localização dos carros, foi inserido o modo drone, que também proporciona um belíssimo modo de fotografia.

O modo multiplayer é bem divertido e diversificado. Além do já conhecido passeio livre online, o game traz disputa de corridas pelas pistas do jogo, corrida de arrancada e jogos de recreação (pega bandeira, infectado e rei). Você também pode disputar campeonatos online, seja de corridas ou de jogos de recreação. O jogo possibilita ainda que você convide um amigo para disputar os eventos da campanha do game.


Considerações finais
Desde que o primeiro game da série Horizon, lançado em 2012, a Playground Games e da Turn 10 conseguiram reerguer um setor da indústria que há um bom tempo não entregava jogos de qualidade. A série então se tornou referência entre os games de corrida arcade, graças às sua jogabilidade simples e de fácil adaptação.

Forza Horizon 3 melhora tudo o que a série já fez, tornando-se, com toda certeza, o melhor jogo de corrida da geração, até o momento. Com uma variedade enorme de carros, belos cenários e uma excelente jogabilidade, o jogo é obrigatório para todos os amantes de um bom jogo de corrida. Ao novatos no gênero, este é um excelente jogo para iniciar sua trajetória pelas pistas!

Nota
★★★★★ - 5 - Excelente


➜ Você pode ler análises de outros jogos clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade