Análise do jogo SpeedRunners

SpeedRunners é um jogo de plataforma competitivo em que o jogador assume o controle de um super-herói. O objetivo é correr pelos níveis o mais rápido possível. Pelo caminho existem armas e ferramentas que te permitem impedir a progressão de um oponente, além de ser possível pegar atalhos e utilizar elementos presentes no cenário para tentar sair na frente.

O jogador sempre compete com até três personagens. O game oferece um modo história e multiplayer local e online. Assim que um personagem sai do campo de visão da tela, ele é eliminado. Com o passar do tempo, o espaço de visão vai diminuindo, o que aumenta a dificuldade na execução das manobras. Aquele que consegue permanecer vivo e eliminar o último oponente ganha a rodada. A partida é decidida no sistema melhor de três, permitindo facilmente a reação de outro personagem.

O modo história é bem curtinho, dividido em quatro capítulos, cada um com quatro fases; seu objetivo é salvar a cidade dos vilões. Apesar de ser pequeno, é uma boa oportunidade para se conhecer as mecânicas do jogo. É no modo competitivo multiplayer, extremamente divertido e desafiador, que SpeedRunners realmente brilha. Quando o jogador percebe que está ficando para trás, o seu tempo de reação precisa ser rápido, caso contrário a eliminação da partida é certa. É possível jogar o modo competitivo contra bots, o que nem de longe representa a diversão presente no multiplayer. Quanto mais se joga, mais o jogador sobe de nível e desbloqueia novos personagens.

O visual do título é simples e bonito e a trilha sonora é boa. Não há uma grande variedade de fases, o que pode tornar SpeedRunners repetitivo. Para tentar contornar isso, é possível se aventurar em níveis criadas por outros players. A jogabilidade é bem simples: o personagem corre para direita e esquerda, pula e pode interagir com elementos do cenário (alterando o caminho de passagem) e coletar itens especiais para usar contra os adversários durante o gameplay. Também é possível realizar saltos maiores com a ajuda de uma corda e passar em locais que dão mais velocidade.

Com relação aos itens que podem ser utilizados, é possível deixar bombas e caixas no caminho para atrapalhar o trajeto dos outros, lançar foguetes, utilizar um gancho que altera a sua posição com a de outro personagem, lançar uma bola de fogo que destrói tudo o que está na frente, utilizar uma espécie de onda que deixa todo mundo mais lento, congelar oponentes, dentre outros.

Desenvolvido pelo estúdio DoubleDutch Games, SpeedRunners foi lançado em 2016 para Windows, Linux e macOS. Em 2017 o jogo chegou ao Xbox One e PlayStation 4. Esta análise foi feita com base na versão de Xbox One.

Considerações finais
SpeedRunners é um divertido jogo competitivo de corridas em plataforma 2D para até quatro jogadores, com multiplayer local e online. Apresentando uma jogabilidade simples, o game se torna cada vez mais desafiador conforme o tempo que o jogador consegue sobreviver em uma fase. Os itens especiais aumentam a competitividade e deixam as partidas mais dinâmicas. Em uma fração de segundos, quem está na liderança pode acabar sendo eliminado.

O modo história é até legal, porém é muito curto. Jogar o modo cooperativo contra bots não é tão divertido, por isso tenha em mente que se quiser realmente aproveitar o game, você deve jogá-lo com amigos ou oponentes online.

Nota
★★★★☆ – 4 – Ótimo

➜ Você pode ler análises de outros jogos clicando aqui.

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV".
Deixe seu comentário ›