O Fiat Mobi foi submetido aos testes de impacto do Latin NCAP, instituição independente que avalia os níveis de segurança dos veículos comercializados na América Latina. Depois do Onix ter recebido zero estrela no crash test, o subcompacto projetado pela engenharia brasileira da Fiat também apresentou resultados decepcionantes.

Recebendo uma estrela para ocupantes adultos e duas estrela para crianças, o veículo teve nota baixa por não contar com importantes sistemas de segurança, como airbags laterais, sistema para aviso de cinto de segurança, ISOFIX e controle eletrônico de estabilidade. Aliado a isto, o teste de impacto lateral, que não é obrigatório no Brasil, apontou proteção muito baixa para o peito e abdome.

Abaixo você confere o vídeo e os comentários do Latin NCAP sobre o Fiat Mobi, divulgados no dia 01 de agosto:



Adultos: "Impacto frontal: A proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista e do acompanhante foi boa. A proteção do peito do motorista foi marginal, e adequada para o acompanhante. Os joelhos do motorista e o joelho esquerdo do acompanhante proporcionaram proteção marginal, já que podem impactar contra estruturas perigosas por trás do painel. As tíbias do motorista mostraram proteção de adequada e boa, enquanto ambas as tíbias do acompanhante exibiram proteção adequada. A zona da área dos pés foi considerada estável, mostrando deformação insignificante. A estrutura do habitáculo foi estável. Impacto lateral: A cabeça mostrou proteção boa, o peito, pobre, o abdome, fraca e a pélvis, adequada. A porta de trás foi desativada no impacto. O modelo não conta com Controle Eletrônico de Estabilidade."

Crianças: "Impacto frontal: O Sistema de Retenção Infantil (SRI) da criança de três anos não foi capaz de evitar deslocamento para frente no impacto frontal, além do limite permitido. O dummy de 18 meses Q1.5 foi instalado olhando para trás, utilizando o cinto de segurança, sendo sua proteção boa no impacto frontal. A proteção do dummy de três anos Q3 foi pobre para a cabeça e o pescoço e fraca para o peito. Impacto lateral: ambos os dummies receberam boa proteção no impacto lateral. A maioria dos SRIs avaliados, quanto a sua instalação, se deram bem. O modelo não oferece cintos de segurança de três pontos em todas as posições, ganhando zero ponto na avaliação do carro. O modelo proporciona ancoragens ISOFIX como equipamento opcional. As etiquetas de sinalização de aviso para a instalação de um SRI olhando para trás, no banco da frente com airbags, não são permanentes. Não é possível desativar o airbag do acompanhante em todas as versões. Os cintos de segurança nos bancos laterais traseiros não conseguiram ser aprovados na instalação do gabarit."