Análise do jogo Klocki


klock é um game de puzzle, cujo principal objetivo é conectar peças para seguir adiante. O game é bem minimalista, não apresentando nenhum tipo de menu: ao abrir klocki, você já cai direto na primeira fase do game, ou na fase em que você havia parado. Nenhum tipo de informação ou explicação é apresentado, cabe ao jogador descobrir, sozinho, a lógica do puzzle exibido na tela.

O primeiro nível apresenta duas peças. Com apenas um movimento, o jogador emenda corretamente as peças, criando uma conexão que logo se ascende, indicando que o traçado foi emendado. O segundo quebra-cabeça segue o mesmo estilo do primeiro, mas desta vez apresentando três peças, exigindo maiores movimentos do jogador. Quando um nível é concluído, a imagem exibida na tela é levemente ampliada, seguida de um pequeno aleta sonoro. Para seguir adiante, basta tar um toque na tela.

Os primeiros níveis são responsáveis por apresentar a lógica dos puzzles ao jogador. Na verdade, durante todo o jogo, as mecânicas são apresentada de uma forma bem simples e intuitiva. Quando você já entendeu a lógica de um tipo de quebra-cabeça, uma nova categoria de puzzle é apresentada. Independente de qual seja o puzzle, o jogador sabe que precisa conectar peças semelhantes. Os níveis de klocki são compostos por planos 2D e 3D, sendo que alguns deles exigem que o jogador utilize uma espécie de interruptor para girar as peças.

A impressão inicial é que você está jogando algo extremamente simples e intuitivo, mas conforme você avança, klock vai se tornando cada vez mais desafiador, exigindo maior raciocínio por parte do jogador. Como não há nenhum tipo de cronômetro, o jogador é livre para pensar e fazer quantos movimentos quiser (o jogo não lhe põe nenhum tipo de pressão).

O visual de klocki é colorido, mas não chega a ser algo cansativo para os olhos, já que o jogo não apresenta uma paleta de cores fortes. A trilha sonora se mostra presente durante toda a jogatina, sendo bem discreta e relaxante. Além do som indicativo de conclusão de nível, cada movimento de peça também gera um som.

Lançado em 2016, klocki está disponível para Android, iOS, Windows, macOS e Linux. Esta análise foi feita com base na versão para Windows.


Considerações finais
Composto por 82 níveis, klocki é um divertido e desafiador jogo de puzzle. Sim, o jogo é curto, mas considerando o baixo preço cobrado, vale o investimento, principalmente se você o adquirir em promoções.

Como não há nenhum tipo de explicação durante o gameplay, pode ser que você enfrente pequenas dificuldades em algumas fases, mas nada que seja impossível de superar, basta pensar um pouco. O jogo não conta com nenhum limite temporal, o jogador é livre para fazer quantas tentativas quiser. Com um visual bonito, boas mecânicas e um grau de dificuldade moderado, klocki é um ótimo game para relaxar, passar o tempo e treinar seu raciocínio lógico.

Nota
★★★★☆ - 4 - Ótimo


➜ Você pode ler análises de outros jogos clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade