Análise do jogo Limbo


Limbo é um aclamado jogo independente de plataforma, desenvolvido pela Playdead e lançado originalmente no Xbox 360 em 2010. O game não apresenta ao jogador nenhum tipo de história nem informações na tela: você acorda em um local estranho e deve seguir adiante, sem saber muito bem o que está acontecendo. Cabe a você, sozinho, descobrir quais são os comandos e as mecânicas do jogo.

Lendo sua pequena sinopse, é possível entender um pouco do objetivo que o protagonista tem no jogo: "Sem ter certeza sobre o destino de sua irmã, um garoto entra no LIMBO.". A ausência de qualquer tipo de narrativa é proposital, fazendo com que o jogador crie suas próprias teorias.

Com visual monocromático, Limbo apresenta belos cenários para serem desvendados. Apesar de minimalista, o jogo consegue criar ao longo das jogatinas uma atmosfera de mistério. A jogabilidade é extremamente simples, há apenas botões para pular e agarrar objetos, além dos tradicionais comandos direcionais (deslocamento para direita e esquerda, subir e descer). O jogo não possui trilha sonora, mas os elementos de sons existentes auxiliam o jogador na sua progressão, sendo tão importantes quando aquilo que é visto na tela. Um simples som pode significar mais do que qualquer tipo de imagem exibida na tela.

O jogo funciona na base de tentativa e erro. A grande maioria dos puzzles de Limbo possuem uma resolução simples, o maior desafio é conseguir descobrir quais são os movimentos necessários para avançar para a próxima fase. O sistema de checkpoint funciona muito bem, não obrigando o jogador a refazer trechos já superados; o jogo é retomado em momentos antes da sua morte, permitindo que o jogador pense melhor em qual comando efetuará.

Se você for jogar o jogo pela primeira vez, prepare-se para morrer bastante. Detalhe: o jogo não poupa detalhes na hora de exibir as brutais mortes do personagem, algo que pode ser desligado no menu do jogo. Não assista vídeos sobre o jogo na internet, eles interferirão diretamente na sua experiência.

Limbo está disponível para Xbox 360, PlayStation 3, PC, PlayStation Vita, Xbox One, PlayStation 4, Android, iOS e Nintendo Switch.. A versão que serviu de base para esta análise foi a do Xbox One.


Considerações finais
Limbo é sem dúvidas um dos jogos independentes mais importantes e marcantes da sétima geração de consoles. Com uma jogabilidade extremamente simples, bons puzzles e uma misteriosa história, Limbo com certeza é um jogo que merece a sua atenção, principalmente se você procura novas experiências ou gosta de jogos de plataforma.

Desenvolvido pela Playdead, Limbo prova que os jogos independentes podem entregar experiências incríveis, mesmo sem seguirem os padrões atuais da indústria. O game é uma obra de arte que tem como único defeito o seu tamanho: se você tiver tempo e paciência, é possível finalizar o jogo em apenas uma jogatina.

Nota
★★★★★ - 5 - Excelente


➜ Você pode ler análises de outros jogos clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade