Analise Keating (Viola Davis) fez uma reserva de jantar em restaurante para realizar um comunicado aos seus alunos Michaela (Aja Naomi King), Asher (Matt McGorry), Laurel (Karla Souza) e Connor (Jack Falahee). Sentindo-se culpada por não ter conseguido proteger Wes (Alfie Enoch), Analise entende que o melhor a se fazer é romper as relações, permitindo com que todos possam seguir em frente da forma que melhor entenderem. Para isso, ela entrega para cada um deles uma carta de recomendação. A atitude da advogada e ex-professora revolta seus alunos, apesar da grande maioria deles terem gostado de agora poderem, de fato terem, total controle sobre si.

Quem realmente sofre com a atitude é Bonnie (Liza Weil), que também perde o emprego. Apesar da relação conturbada entre as duas, ao longo da temporada percebemos como Annalise era importante para Bonnie. Agora, os alunos e Bonnie precisam mover-se para conseguir encontrar novos empregos. Laurel, Michaela, Asher e Connor participam de um evento na esperança de conseguirem vagas de estagiário em grandes escritórios da cidade, ao passo que Bonnie chantageia Denver (Benito Martinez) para conseguir um cargo no Promotoria de Justiça. Com o seu novo cargo, Bonnie toma certas atitudes que afetam diretamente Analise.

Após uma visita de seu pai, Laurel começa a desconfiar que ele está envolvido, de alguma forma, na morte de Wes. Muito embora tenha pensado em abortar, Laurel decide ter o bebê, mas esconde o fato de toda a sua família. Ela agora está determinada a encontroar provas que possam incriminar seu pai, enquanto ele realiza operações no mundo dos negócios para se tornar ainda mais rico. Para isso, Oliver (Conrad Ricamora) e Michaela terão uma grande importância em todo esse processo: a dupla está trabalhando na Caplan & Gold, escritório de advocacia que representa o pai de Laurel.

Falida, com a casa destruída e sem um local para morar trabalhar, Analise decide retomar sua vida profissional após ter recuperado sua licença; o primeiro caso da advogada será tentar reverter a condenação de sua ex-colega de cela, que lhe deu apoio no período em que esteve presa. Conseguindo uma vitória no tribunal, Analise decide ir até a Defensoria Pública para participar de um programa onde advogados particulares ajudam os defensores públicos em razão do excesso de casos. Ela assume o caso de um preso que foi condenado pelo assassinato de sua noiva. O preso escreveu sua apelação da prisão e agora terá um novo julgamento.

Enquanto cuidava do caso, Analise recebe uma prova crucial que é capaz de mudar todo o rumo do julgamento, prova esta que já existia há doze anos atrás, quando seu cliente foi julgado pela primeira vez. Analise consegue provar que a sobrecarga de trabalho da Defensoria Pública impediu que o seu cliente tivesse uma defesa justa, levando-o a ser preso por um crime que não cometeu. Tal fato leva a advogada a ter o desejo de propor uma ação coletiva contra o governador do Estado e o sistema de justiça em razão da Defensoria não estar proporcionando aos seus assistidos o direito constitucional a um julgamento justo. Ela agora precisa conseguir o número específico de clientes para poder propor a ação.

Depois de uma ordem do tribunal ordenou, Analise começa a fazer terapia com um especialista em dependentes químicos. Acontece que o Dr. Isaac Roa (Jimmy Smits) também possui os seus problemas e Analise acaba deixando sua vida pessoal ainda mais instável. Já a própria Analise responde bem às sessões de terapia, tornando-se uma pessoa mais equilibrada.

Os flashforwards desta temporada nos levam a acontecimentos ocorridos três meses depois, onde dois fatos inusitados acontecem no mesmo dia: alguém é baleado na Caplan & Gold e sangue é encontrado no elevador do hotel em que Analise está morando. A advogada e seus ex-alunos estão envolvidos nesses dois eventos, enquanto do outro lado encontram-se Bonnie e Nate (Billy Brown), ambos trabalhando para o escritório da promotoria.


Considerações finais
Desde a sua primeira temporada, How to Get Away with Murder adotou uma forma de contar sua história e vem repetindo esse mesmo método ao longo de todas as suas temporadas. Na medida do possível, a produção exibida pela emissora estadunidense ABC vem tentando modular o sistema de flashforwards, apresentando, desta vez, dois eventos que aconteceram no mesmo dia, estando o segundo diretamente relacionado com o primeiro.

A busca por tentar descobrir quem matou Wes e um drama familiar enfrentado por Laurel se arrastam por praticamente toda a temporada. Apesar de Laurel, Michaela, Asher e Connor terem culpado Analise, na temporada anterior, por várias coisas ruins sempre acontecerem ao redor deles, nesta temporada, quando as coisas saem do controle, eles recorrem justamente à advogada. A luta de Analise por se tornar uma pessoa melhor e ajudar os mais pobres e injustiçados é muito boa, rendendo ótimos momentos nos tribunais. Para completar, ainda temos um ótimo crossover com Scandal no décimo terceiro episódio.

Nota
★★★★☆ - 4


Veja mais sobre How to Get Away with Murder:
└ Análise da série How to Get Away with Murder (1ª temporada)
└ Análise da série How to Get Away with Murder (2ª temporada)
└ Análise da série How to Get Away with Murder (3ª temporada)
└ Análise da série How to Get Away with Murder (5ª temporada)