Animes que vêm se destacando na temporada de inverno de 2026

No decorrer do ano, existem quatro temporadas de anime no Japão, períodos em que são lançadas dezenas de novas animações, algumas adaptando histórias já existentes e outras contendo tramas completamente inéditas. Você pode conhecer um pouco melhor como funcionam as temporadas de anime clicando aqui.
Estamos agora no começo da temporada de inverno e muitos animes promissores começaram a ser exibidos na terra do sol nascente. Dentre os destaques, estão a segunda temporada de Sousou no Frieren — a série mais bem avaliada do site MyAnimeList — e o terceiro ano do fenômeno global Jujutsu Kaisen. Além disso, a extensa franquia Fate recebe mais uma adaptação de encher os olhos com Fate/strange Fake. Em meio a todas essas sequências de obras já consolidadas, o inédito Sentenced to Be a Hero cativou o público com uma animação fluida e dublagem simultânea em vários países, incluindo o Brasil.

Além disso, separamos três estreias da atual temporada para você ficar de olho. Confira:
Ikoku Nikki
Em um tom calmo e dramático, Ikoku Nikki se destaca ao retratar duas personagens profundamente humanas vivendo juntas após uma tragédia. A história acompanha Asa Takumi, uma adolescente de 15 anos que perde os pais abruptamente em um acidente e passa a morar com sua tia Makio, uma romancista antissocial de 35 anos que guarda um forte rancor da falecida irmã. A convivência das duas chama atenção desde o princípio por dispensar muitas das formalidades esperadas no contexto familiar, criando assim uma relação muito estranha, porém acolhedora. A direção do projeto não se apoia na premissa simples para contar a história de forma mundana, pelo contrário, o anime tem êxito em entregar cenas impactantes nos momentos mais cotidianos, mérito que se estende do trabalho visual às atuações de voz. Reviravoltas grandiosas não parecem estar por vir — e nem são necessárias para aumentar meu interesse pela história.
Seihantai na Kimi to Boku
Barulhento e colorido do início ao fim, Seihantai na Kimi to Boku é o completo oposto da recomendação anterior. Partindo de uma premissa batida, “a garota extrovertida que se apaixona pelo menino tímido e quieto”, a obra se destaca não apenas pela irreverência da protagonista, mas pela forma como quebra expectativas e clichês do gênero. Enquanto animes de romance tradicionais costumam se encerrar quando seus protagonistas finalmente começam a namorar, Seihantai dispensa os estereótipos e já estabelece o casal principal logo no primeiro episódio. O que se segue é um início de namoro totalmente caótico entre opostos, sustentado por uma das direções mais inventivas dos últimos tempos. As emoções constantemente transformam o estilo da animação, com o traço sofrendo alterações conforme os personagens sentem vergonha, empolgação ou cometem gafes. É um dinamismo quase frenético, que transborda carisma e promete marcar essa temporada de inverno.
Shibou Yuugi de Meshi wo Kuu.
Yuuki é uma jovem enigmática que participa, por vontade própria, de um jogo mortal ao lado de outras garotas. Em Shibou Yuugi de Meshi wo Kuu., acompanhamos sua trajetória enquanto resolve enigmas e toma decisões que frequentemente exigem mentir, manipular e até trair suas colegas. A obra se distancia de narrativas tradicionais de sobrevivência, já que a violência, embora presente, nunca é gratuita nem o foco principal. Para Yuuki, um jogo de vida ou morte ainda é apenas um jogo, e ela escolhe participar de vários, sem um objetivo claro. O clima constante não é de medo, mas de estranhamento, algo reforçado tanto por sua protagonista quanto pela animação marcada por cores frias e efeitos que fazem certos momentos se assemelharem a pinturas. Mesmo em uma situação onde pode morrer a qualquer instante, Yuuki age de forma meticulosa, sendo humana quando possível e cruel quando necessário. É difícil ingressar na trama e não ficar para descobrir como o enredo vai se desenrolar.