Análise da série How to Get Away with Murder (5ª temporada)


Atenção! O texto a seguir contém spoilers da quarta temporada de How to Get Away with Murder.

Michaela (Aja Naomi King), Asher (Matt McGorry), Laurel (Karla Souza) e Connor (Jack Falahee) estão iniciando o terceiro ano da faculdade de Direito. Quem também está de volta ao campus da Universidade de Middleton é a professora Annalise Keating (Viola Davis), que agora lecionará a matéria de Habilidades Técnicas Avançadas. Como o número de inscritos na disciplina é maior do que os vinte e quatro lugares disponíveis, Annalise realiza uma seleção para definir quais serão os estudantes que irão cursar a sua matéria naquele semestre e, consequentemente, participarão da sua clínica jurídica.

Dentre os estudantes que fizeram inscrição está Gabriel Maddox (Rome Flynn), um misterioso aluno que estava sendo monitorado por Frank (Charlie Weber) no final da quarta temporada. Durante os quinze novos episódios, descobrimos que ele é filho de um personagem central da série. Apesar de ter dito a Annalise que pediu transferência para a Universidade de Middleton apenas por conta dela, Gabriel tem um motivo maior para estar ali. Mesmo sendo um aluno do segundo ano, ele consegue disputar a última vaga com Asher e acaba levando a melhor. Para tentar descobrir o que Maddox está tramando, Frank tenta virar amigo do jovem.

Com a vitória na Suprema Corte, Annalise precisa de dinheiro para levar adiante o caso dos seus clientes da ação coletiva. A advogada recebe várias propostas de emprego, mas um ato da governadora quase compromete o futuro de sua carreira. Depois de uma pequena reviravolta, Annalise aceita o convite para trabalhar na Caplan & Gold, que lhe cede um espaço para que ela e seus alunos trabalhem nos casos da ação coletiva. Assim como tudo na série, a C&G também possui os seus segredos.

No escritório da promotoria, Bonnie (Liza Weil) tenta se aproximar do promotor Miller (John Hensley) para descobrir o que ele sabe sobre Annalise e seus alunos. Como Miller era próximo de Denver (Benito Martinez), Bonnie tem medo que ele possa ter conhecimento sobre o conteúdo dos arquivos de Denver. O relacionamento profissional de Bonnie e Miller evolui para algo mais sério, ao ponto de eles iniciarem um relacionamento amoroso, ainda que de forma discreta. Quem também passa a trabalhar na promotoria é Asher: após perseguir e tentar impressionar Miller, ele consegue uma vaga de estágio no órgão.

Com a morte de Denver, Nate (Billy Brown) encontra uma forma de tomar posse de documentos importantes do arquivo secreto do promotor. Apesar de dizer que tinha destruído os documentos, Nate guardou todas as pastas. Analisando as informações existentes sobre Bonnie, o ex-policial descobre que o filho dela pode estar vivo, reabrindo uma ferida do passado da personagem, que foi vítima de estupro quando ainda era muito jovem. Nate inicia uma investigação particular e começa a compartilhar as suas descobertas com Annalise.

Neste quinto ano, os flashforwards retratam fatos ocorridos três meses depois do episódio de estreia. Desta vez, o trágico evento ocorre durante a festa de casamento de Oliver (Conrad Ricamora) e Connor. As primeiras imagens mostram o sangue da vítima pingando na neve e Bonnie aparecendo logo em seguida. Diferente dos anos anteriores, quando essas cenas costumavam aparecer no começo e no encerramento dos episódios, aqui elas geralmente aparecem uma única vez (no início ou no fim), com exceção do primeiro capítulo.


Considerações finais
Talvez esta seja a temporada que possui o maior número de segredos. Além do acontecimento retratado nos flashforwards, a identidade de Gabriel e a morte de um outro personagem são responsáveis por criar bons questionamentos. Mesmo com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, a narrativa consegue lidar bem com todos esses eventos. Os arranhões vistos no braço de Laurel, um dos destaques do final da quarta temporada, não tiveram qualquer desdobramento durante o quinto ano - teria Peter Nowalk, criador da atração, ignorado essa parte da história ou guardado a surpresa para sexta temporada?

Em razão de tudo o que foi mencionado, a quinta temporada de How to Get Away with Murder acaba sendo mais dinâmica e intensa. Mesmo utilizando uma fórmula que já ficou desgastada, a série consegue entregar boas reviravoltas. O final abre um gancho direto para a sexta temporada, que marcará o fim de toda essa bola de neve - que teve início com a morte de Sam Keating (Tom Verica). A atuação do elenco repete o padrão de qualidade visto nos anos anteriores, com destaque para Viola Davis, que recebeu pela segunda vez uma indicação ao Emmy por seu papel, e Liza Weil.

Nota
★★★★☆ - 4 - Ótimo


Veja mais sobre How to Get Away with Murder:
Conteúdo relacionado:


➜ Você pode ler análises de outras séries clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade