Sucessor do Xbox One não terá foco em VR
O Project Scarlett, codinome da próxima geração do Xbox, não terá foco em realidade virtual (VR). Quem garantiu isso foi Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, em uma entrevista ao site Stevivor durante o X019.
“Tenho alguns problemas com a realidade virtual. É isoladora e penso nos jogos como uma experiência comunal, de união. Estamos respondendo ao que os nossos clientes pedem e ninguém está pedindo VR”, disse Spencer. “A grande maioria dos nossos clientes sabem que se quiserem uma experiência VR, existem locais onde pode obtê-las. Vemos o volume delas no PC e noutros locais.”
De acordo com o Stevivor, o executivo ainda mencionou que “ninguém está vendendo milhões” de unidades de VR. A declaração de Phil Spencer acabou repercutindo. Menos de doze horas depois da divulgação da entrevista, sem fazer nenhuma menção ao chefe do Xbox, Shuhei Yoshida, ex-líder da SIE (Sony Interactive Entertainment) e atual encarregado das relações com desenvolvedores independentes, postou a seguinte frase no Twitter: “Nós frequentemente trabalhamos duro para criar coisas que nenhum cliente está pedindo”.
A Sony, principal concorrente da Microsoft, segue uma estratégia diferente: lançado na geração atual de consoles, o PlayStation VR alcançou 4,2 milhões de unidades vendidas. Em termos absolutos, esse número parece grande, mas corresponde a apenas 4% da base instalada do PlayStation 4, console necessário para a utilização do dispositivo de realidade virtual. A empresa japonesa também já garantiu o suporte à tecnologia no PlayStation 5.
O console de nona geração da Microsoft será lançado no final de 2020.
