A relação entre Norma (Vera Farmiga) e Norman (Freddie Highmore) nunca atingiu um estágio tão crítico como nesta temporada. Norma finalmente se dá conta de que seu filho precisa de ajuda médica e isso acaba afetando diretamente a relação deles: Norman assume um comportamento diferente com sua mãe, o que a deixa muito irritada. Norman pode ser muito inteligente e manipulador para alcançar seus objetivos, isso fica bem claro ao longo dos dez episódios da quarta temporada de Bates Motel.

Tudo começa quando Norman é encontrado no campo por um fazendeiro falando sozinho (na cabeça dele, ela estava conversando com sua mãe). Ao tentar atacar o fazendeiro, o jovem leva um golpe e fica desacordado. Norman é levado até o hospital do condado de Willamette, onde é examinado. Como não havia vagas disponíveis para internação, ele é amarrado em uma maca e deixado no corredor. O fazendeiro é quem comunica a Norma o paradeiro de seu filho.

Ao chegar no hospital, Norma é informada que Norman ficará em observação por quarenta e oito horas. O médico de Norman alerta sua mãe que se ela não procurar um tratamento adequado para ele, Norman será compulsoriamente levado até o hospital. Tudo será monitorado pelo serviço social. Outra personagem que também começa a temporada no ambiente hospitalar é Emma que, depois da ajuda financeira de Dylan (Max Thieriot) e Caleb (Kenny Johnson), vai receber um transplante de pulmão. Felizmente a cirurgia é bem-sucedida e Emma vai se recuperando bem ao longo da temporada. Ao contrário dos anos anteriores, Emma e Dylan desta vez fazem participações mais discretas. Apesar disso, tivemos o aparecimento repentino da mãe de Emma, que acabou se envolvendo com os Bates e se tornou um dos pilares centrais para o desentendimento entre Norma e Norman.

Buscando o melhor para o filho, Norma resolve ir conhecer o Instituto Pineview. Ela acha que aquele será um bom lugar para Norman, mas a lista de espera e o valor cobrado pela diária dos pacientes torna qualquer tipo de internação inviável. Desesperada, ela bate na porta do xerife Romero (Nestor Carbonell) e sugere que ele se case com ela, para que Norman possa ser incluído no seu plano de saúde, possibilitando, assim, sua internação. Em um primeiro momento, Romero de forma veemente, recusa a possibilidade de se casar com Norma, mas no decorrer dos episódios, ele acaba aceitando fazer tal ato. Para que não ficasse parecendo um casamento falso na pequena cidade de White Pine Bay, Romero passa a ir morar com Norma e ela o acompanha em eventos na cidade. Aos poucos eles vão ficando mais íntimos e Romero consegue fazer com que Norma se sinta verdadeiramente feliz ao seu lado.

O processo para internação de Norman e um tanto quanto complicado. Existem duas opções: a internação voluntária e a forçada. Quando Norman estava no escritório do motel e presencia a chegada de um fax com o formulário de consentimento para sua internação, ele fica completamente descontrolado. Norman acredita que todos os assassinatos dos quais ele é o autor foram, na verdade, cometidos por sua mãe. Logo, ela era a pessoa que realmente precisava de ajuda. Depois de uma reviravolta entre os dois, com excelentes cenas de suspense, Norma finalmente consegue com que o filho assine o formulário. No Instituto Pineview, Norman apresenta uma resistência inicial, mas depois acaba evoluindo no tratamento. No entanto, tudo muda quando ele fica sabendo que sua mãe casou com Romero por meio de um recorte de jornal. O jovem imediatamente encara a missão de sair de Pineview e acabar com qualquer relacionamento existente entre Norma e Romero.

Está temporada é tão boa por focar quase que inteiramente na sua história principal. A história principal de Bates Motel sempre foi muito boa, mas suas tramas secundárias não conseguiam atingir o mesmo grau de excelência. Por mais que ainda haja alguns pequenos desdobramentos envolvendo a morte de Bob Paris (Kevin Rahm), a presença constante de Romero, e até mesmo uma ligação indireta de Norma com o fruto de toda essa história, acaba tornando este arco interessante. A quarta temporada ainda respondeu uma questão criada anteriormente: a construção do novo desvio da cidade foi concluída, o que significa que Norma não conseguiu impedir a realização da obra. Tudo indica que ela também abandonou o seu cargo na prefeitura.


Considerações finais
Os méritos da quarta temporada não se resumem as escolhas narrativas feitas pelos roteiristas, mas também ao alto nível técnico da atração. Câmeras bem posicionadas, excelente iluminação e direção de arte impecável fazem deste o melhor ano de Bates Motel. A memorável sequência de cenas do nono episódio é o grande destaque da temporada e uma das melhores cenas, se não a melhor, de toda a série até agora. A forma com que o evento em questão foi feito merece sim todos os elogios, não só pela sua execução, mas pela importância que ele terá para a conclusão da série, na sua quinta e última temporada.

Enaltecer o trabalho da dupla Vera Farmiga e Freddie Highmore já até se tornou algo repetitivo nas análises de Bates Motel, mas esses dois atores realmente merecem todos os elogios possíveis; ambos se encaixaram muito bem em seus papeis desde a estreia da série. Nestor Carbonell, que foi aos poucos ganhando espaço, mais uma vez também se destacou, entregando ótimas cenas nos embates entre seu personagem e o perturbado Norman Bates. Agora vamos ver o que a quinta temporada nos reserva.

Nota
★★★★★ - 5 - Excelente