Análise da série Elite (2ª temporada)


Atenção! O texto a seguir contém spoilers da primeira temporada de Elite.

A temporada de estreia de Elite foi centrada na chegada de três estudantes bolsistas ao colégio Las Encinas e no assassinato de Marina, cujo autor do crime foi revelado no episódio final. As consequências da morte da personagem se estendem durante toda a segunda temporada, deixando Carla (Ester Expósito), Polo (Álvaro Rico) e, posteriormente, Ander (Arón Piper) aflitos. Os três têm conhecimento sobre o crime e precisarão lidar com suas próprias angústias e mais algumas coisas

Na segunda temporada, o grande mistério da trama envolve o desaparecimento de Samuel (Itzan Escamilla). Depois que seu irmão, Nano (Jaime Lorente), foi preso e acusado de ter matado Marina, Samuel começa sozinho uma investigação para tentar descobrir novos detalhes sobre o homicídio de sua colega. Para tentar levantar informações, o jovem escolhe como alvo a fria e calculista Carla. Acontece que arrancar informações da marquesa não será uma tarefa fácil e muito menos segura, visto que sua família mostra nessa temporada o que é capaz de fazer para manter alguém em silêncio.

A pessoa de quem Samuel mais recebe apoio é a novata Rebeka (Claudia Salas), nova moradora da mansão em que Guzmán (Miguel Bernardeau) e sua família residiam. Para os outros, Rebeka diz que sua família ganhou na loteria, mas na verdade todo o dinheiro é proveniente do tráfico de drogas. Buscando levantar uma grana para pagar a condicional de Nano, Samuel acaba entrando nesse negócio e começa a fazer entregas para a mãe de Rebeka. Ao longo da temporada, as coisas começam a apertar e o jovem e a família de Rebeka passam a conviver com ameaças.

Além de Rebeka, existem outros dois novos nomes na turma. Cayetana (Georgina Amorós) é filha de uma mulher que trabalha no setor de limpeza da escola, mas ninguém da sala sabe disso. Nas suas redes sociais, ela tira belas fotos vestindo roupas de marca, que pertencem as pessoas de quem ela limpa as casas. Sua família passa dificuldades financeiras e ainda precisam lidar com seu avô, que está acamado e com a saúde debilitada. Fingindo levar uma vida que não tem, Cayetana fica muito amiga de Lucrecia (Danna Paola), que não desconfia de nada. Depois de passar alguns apertos, Cayetana recebe o apoio sincero de Polo e retribui praticando uma ação que impacta diretamente no desfecho da temporada. O outro novato é Valerio (Jorge López), que é apaixonado por sua meia-irmã, Lucrecia. Valerio se aproxima de Nadia (Mina El Hammani) na esperança de conseguir alguma coisa para acabar de vez com o vínculo existente entre Guzmán e Lu.

A família muçulmana de Omar (Omar Ayuso) e Nadia recebe grande espaço nessa segunda temporada. Criados com uma educação bem rígida, ambos praticam ações que desagradam o pai. Ao revelar ser homossexual, Omar é expulso de casa, enquanto Nadia segue se envolvendo cada vez mais com Guzmán, que é cristão. Quando alguém filma os dois fazendo sexo na escola e o vídeo viraliza entre os estudantes, Nadia precisa encarar o pai e lhe contar toda a verdade antes que ele tome conhecimento do ocorrido por meio de terceiros. Durante os episódios, seu pai demonstra um arrependimento por ter expulsado Omar de casa e toma uma atitude surpreendente quando Nadia resolve lhe contar sobre o vídeo.

Em termos estruturais, a série manteve o mesmo estilo do seu ano de estreia. Desta vez, os flashforwards mostram a investigadora (Ainhoa Santamaría) realizando interrogatórios e procurando Samuel no meio de uma floresta, local em que ele aparentemente desapareceu. Os títulos dos episódios antecipam para o público o tempo em que o estudante está sem dar notícias. Assim como a morte de Marina, a premissa do desaparecimento foi bem feita, a diferença é que desta vez os redatores tiveram um maior acerto na construção de toda a situação, entregando para o público algo mais bem elaborado do que o desfecho da temporada passada. Apesar disso, o enredo conta novamente com alguns pontos fracos na sua reta final.

Sem querer dar spoilers, para não estragar a experiência daqueles que ainda não assistiram a atração, vou tentar descrever de forma sucinta algumas falhas que notei. No sétimo episódio, Lucrecia faz um polêmico discurso desmascarando um personagem durante um evento beneficente. Estando no local uma série de pessoas ricas, é extremamente estranho que ninguém tenha tomado nenhum tipo de providência. Ademais, o desfecho envolvendo o dinheiro em questão também não foi apresentado. Já no capítulo final, aponto duas questões que me incomodaram: a reação da polícia diante da situação ali retratada (o que dificilmente seria resolvido tão facilmente na realidade), e a ação de um dos personagens em fazer algo relacionado com a arma do crime, situação que mais uma vez não ganhou espaço nas telas.


Considerações finais
Com boas pitadas de suspense, é inegável que Elite tentou construir uma história mais sólida e envolvente na segunda temporada. O desfecho do desaparecimento de Samuel fez muito mais sentido para o contexto geral da história do que a revelação do assassino de Marina, mas a série continua cometendo deslizes na sua narrativa, comprometendo a análise da temporada como um todo. Os dois últimos episódios apresentam situações mal trabalhadas e com soluções simples demais.

Os três novos personagens deram um ar novo para a atração, cada um deles com histórias interessantes. Quanto aos já existentes, houve mais uma vez um bom desenvolvimento de seus núcleos. Carlos Montero e Darío Madrona, criadores da série, conseguiram arranjar uma boa solução para que Christian desse uma desaparecida, já que o ator Miguel Herrán teve que se afastar das gravações para realizar um tratamento médico. As atuações e o nível dramático da série melhoraram como um todo, mas as falhas já mencionadas demonstram que ainda é preciso caprichar mais no enredo. Assim como na temporada de estreia, temos uma boa trilha sonora e os episódios são bem dirigidos.

Nota
★★★☆☆ - 3 - Bom


Veja mais sobre Elite:
└ Análise da série Elite (1ª temporada)
└ Análise da série Elite (3ª temporada)
└ Análise da série Elite (4ª temporada)

➜ Você pode ler análises de outras séries clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade