O primeiro jogo da The Coalition foi um remake do título que deu origem franquia. Criar Gears of War: Ultimate Edition foi uma forma do estúdio se familiarizar com as mecânicas padrão da série, já que a maioria dos funcionários jamais haviam trabalhado em algum dos games da saga. Apesar de problemas pontuais, a empreitada deu certo e o remake foi um sucesso. No ano seguinte, 2016, a The Coalition lançou Gears of War 4, jogo que tinha a difícil tarefa de dar sequência à trilogia de Marcus Fenix, que, por sinal, tinha um final bem fechado. O game teve uma recepção positiva, porém recebeu críticas bem duras pela falta de novidades e pelo foco e ritmo de sua campanha, ao mesmo tempo a jogabilidade foi muito elogiada e mostrou que o novo estúdio tinha captado a essência básica da franquia.
Na E3 2018, a Microsoft anunciou Gears 5 com a promessa trazer um ar fresco através de alterações no gameplay e uma narrativa mais elaborada. A mudança no título do jogo, que perdeu o termo "of war", era um indicativo que a série caminhava para novos rumos: junto com o quinto título principal foram anunciados dois novos spin-offs, Gears POP, fruto de uma parceria entre o estúdio Mediatonic e a The Coalition, e Gears Tactics, um jogo de estratégia por turnos que estava sendo desenvolvido pela Splash Damage em parceria com a The Coalition.
O primeiro dos jogos a chegar no mercado foi Gears Pop, lançado para celulares e Windows 10 em agosto de 2019. Em setembro do mesmo ano foi a vez de Gears 5 fazer sua estreia; para a felicidade dos fãs o título conseguiu cumprir as promessas do estúdio. Entretanto, o game sofreu com muitos bugs em seu lançamento, além de ter diversos problemas no multiplayer, sendo o principal deles a dificuldade para encontrar partidas. Apesar das falhas, que foram rapidamente corrigidas pelo estúdio, Gears 5 foi um sucesso entre os críticos e o público, concorrendo ao prêmio de melhor jogo de ação no The Game Awards 2019 e de jogo do ano no Golden Joystick Awards.
Depois da franquia finalmente ter engrenado novamente, o anúncio de que Rod Fergusson estaria deixando a The Coalition acabou pegando a comunidade de surpresa. Os fãs de Gears of War então se dividiram em dois grandes grupos: os que ficaram felizes pela saída, por não terem gostados dos novos rumos que Fergusson deu para franquia, e os que ficaram tristes com a despedida da pessoa chave por trás dos títulos mais recentes de Gears. O desenvolvimento de Gears Tactics continuou em andamento e o seu lançamento seria a prova definitiva para mostrar se a The Coalition estava pronta para lidar com a série sem a presença do seu principal diretor.
O primeiro dos jogos a chegar no mercado foi Gears Pop, lançado para celulares e Windows 10 em agosto de 2019. Em setembro do mesmo ano foi a vez de Gears 5 fazer sua estreia; para a felicidade dos fãs o título conseguiu cumprir as promessas do estúdio. Entretanto, o game sofreu com muitos bugs em seu lançamento, além de ter diversos problemas no multiplayer, sendo o principal deles a dificuldade para encontrar partidas. Apesar das falhas, que foram rapidamente corrigidas pelo estúdio, Gears 5 foi um sucesso entre os críticos e o público, concorrendo ao prêmio de melhor jogo de ação no The Game Awards 2019 e de jogo do ano no Golden Joystick Awards.
Depois da franquia finalmente ter engrenado novamente, o anúncio de que Rod Fergusson estaria deixando a The Coalition acabou pegando a comunidade de surpresa. Os fãs de Gears of War então se dividiram em dois grandes grupos: os que ficaram felizes pela saída, por não terem gostados dos novos rumos que Fergusson deu para franquia, e os que ficaram tristes com a despedida da pessoa chave por trás dos títulos mais recentes de Gears. O desenvolvimento de Gears Tactics continuou em andamento e o seu lançamento seria a prova definitiva para mostrar se a The Coalition estava pronta para lidar com a série sem a presença do seu principal diretor.
Hoje, 28 de abril de 2020, marca a chegada de Gears Tactics ao mercado, especificamente no PC, já que a versão para Xbox One permanece sem dada. No geral, a recepção do jogo foi positiva, mostrando que a colaboração entre a Splash Damage e The Coalition deu certo. Há, porém, problemas que poderiam ter sido evitados. O consenso geral das análises é que narrativa demora muito para engrenar e o jogo conta com uma grande repetição de missões, algo que também foi apontado em alguns reviews de Gears of War 4.
É difícil dizer o que falta para a The Coalition conseguir entregar uma sequência de lançamentos consistentes. É inegável que quando os jogos eram feitos pela Epic Games as críticas eram menores (com exceção do polêmico Judgment, que não ficou apenas a cargo da Epic Games). Por mais que o estúdio atual lute para honrar a franquia, sempre há tropeço em algum aspecto. Ficam agora duas perguntas. Com a saída de Rod Fergusson, quem passará a ser o principal nome por trás da franquia e liderará o fechamento da segunda trilogia da série principal? E o mais importante: teremos novamente um lançamento com inconsistências?