Há exatos 10 anos, Alan Wake era lançado para Xbox 360. Desenvolvido pela Remedy Entertainment, o jogo acabou se consagrando como um dos melhores títulos da sétima geração de consoles. Com uma narrativa intrigante, o jogo chamou a atenção por ter uma estrutura semelhante a de uma série de TV.

Para comemorar o décimo aniversário de Alan Wake, nós separamos dez curiosidades sobre esse incrível game. Confira:

1. Alan Wake foi anunciado na E3 de 2005 para "a próxima geração de consoles e PCs". Na ocasião, uma demonstração a portas fechadas foi apresentada para alguns veículos da imprensa, no intuito de mostrar a tecnologia por trás do título. No ano seguinte, a Remedy firmou uma parceria com a Microsoft Game Studios para publicar o jogo exclusivamente para o console Xbox 360 e Windows Vista. Posteriormente, em fevereiro de 2010, a Microsoft anunciou que o jogo se tornaria exclusivo do Xbox 360. Na época, Oskari Häkkinen, chefe de desenvolvimento de franquias da Remedy, esclareceu que a empresa tinha cerca de 50 pessoas e só poderia dedicar seus recursos para trabalhar em uma única plataforma. Ele deixou em aberto a possibilidade de uma versão para PC no futuro, afirmando que antes seria necessário conversar com a Microsoft. Dois anos depois, o jogo foi lançado para Windows.

2. Originalmente o jogo foi projetado para ser um sandbox (mundo aberto). A ideia é que a cidade de Bright Falls fosse semelhante àquelas vistas na série Grand Theft Auto. Depois de tentar colocar essa ideia em prática por seis meses, o estúdio a abandonou em prol de oferecer uma experiência mais linear, uma vez que eles pretendiam entregar para os jogadores um jogo de suspense.

3. As primeiras capturas de tela mostravam o personagem Alan Wake vestindo outra roupa e a cidade de Bright Falls tinha um layout diferente daquele que vimos na versão final do jogo. Confira abaixo algumas imagens:


No trailer original também é possível perceber esses detalhes:


4. Em uma entrevista, os criadores do jogo disseram que foram inspirados por séries de TV como Lost e Twin Peaks, bem como os livros de Stephen King. Falando em Twin Peaks, durante o jogo Alan Wake encontra regularmente com uma mulher de nome de Cynthia Weaver, que geralmente aparece segurando uma lamparina. Ela tem uma forte semelhança com a personagem Margaret Lanterman, que na série aparece segurando um pedaço de madeira. A própria desenvolvedora afirmou que a sua personagem foi inspirada na Senhora do Tronco. A lanchonete e as garçonetes também são baseadas em Twin Peaks.

5. Uma minissérie live action chamada Bright Falls foi criada para promover Alan Wake antes de seu lançamento. Dividida em seis episódios, Bright Falls apresentava muitos dos personagens que o jogador encontra na cidade homônima do game. A minissérie foi co-escrita e dirigida por Phillip Van.

6. Alice mudou muito durante o desenvolvimento do título. Originalmente, ela não era a esposa de Alan, mas sim sua namorada. Conforme o jogo evoluiu, Alice se tornou a esposa do protagonista. Quando essa mudança foi anunciada na E3 2009, os desenvolvedores brincaram que havia tempo de sobra para que Alan e Alice se casassem durante os ciclo de cinco anos de desenvolvimento.

7. O agente Nightengale originalmente seria um personagem jogável, permitindo ao jogador obter a história de duas perspectivas. Suas cenas jogáveis ​​foram removidas, e a Remedy decidiu que Alan seria o único personagem jogável. As cenas de Nightengale que seriam jogáveis acabaram tornado-se a sua história de fundo.

8. O agente Nightingale, chama Alan pelo nome de vários escritores famosos, incluindo: Dan Brown, Bret Easton Ellis, Raymond Chandler e HP Lovecraft.

9. Os personagens Mott e Stucky eram diferentes no roteiro original. Originalmente, Mott era dono do posto de gasolina e Stucky era o causador de problemas na cidade. Ao longo do desenvolvimento do jogo, eles trocaram de papéis. O nome de Mott pode ser visto no posto de gasolina em demonstração feita pela Intel em 2006.

10. Quando alguém estava jogando uma cópia pirateada do jogo no PC, Alan era visto usando um tapa-olho com uma caveira e ossos cruzados. Uma mensagem dizendo que o jogador deveria comprar uma cópia original também era exibida.


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