O filme solo do Flash é uma produção que tem se mostrado problemática. Desde seu anuncio, em 2014, o filme já sofreu diversos adiamentos e muitas mudanças na direção. Com a chegada de Andy Muschietti, o projeto parece estar finalmente progredindo e várias novidades sobre a produção estão sendo reveladas. A que mais chamou atenção provavelmente foi a confirmação de que Ben Affleck e Michael Keaton voltarão ao papel de Batman, o que confundiu muitas pessoas, afinal, Robert Pattinson é quem dará vida ao herói do próximo filme do Cavaleiro das Trevas. Então qual versão do Batman veremos em The Flash?

O universo compartilhado de filmes da DC tem se tornado cada vez mais bagunçado: enquanto alguns longas, como o vindouro The Flash e os recentes Shazam e Aves de Rapina, fazem parte do mesmo mundo de Liga da Justiça, Aquaman e Batman vs Superman, existem outros que não tem conexão alguma com esse universo, como é o caso de Coringa. O que muitos não sabem é que The Batman, o próximo filme do Homem Morcego, estrelado por Robert Pattinson, também será um filme isolado e não se conectará com o universo compartilhado da DC. Apesar de Robert ser o ator escolhido como novo Batman, ele não será um substituto para o Bruce Wayne de Ben Affleck, mas sim uma nova versão do personagem para um filme que pretende mostrar os primeiros anos de atividade do Cavaleiros das Trevas.

Com isso em vista, o mais provável é que Ben Affleck simplesmente esteja retornando para sua versão do Batman - que nunca foi realmente ocupada por outro ator e já está bem estabelecida: Affleck interpretou o personagem em Batman vs Superman, Esquadrão Suicida, Mulher Maravilha e Liga da Justiça. Desta forma, o retorno do ator ao personagem não será algo incoerente e nem confuso, já que quando Ben Affleck saiu do papel, a DC resolveu colocar o Batman daquele universo por um tempo na geladeira, trazendo apenas algumas referências ao personagem nos filmes que vieram após Liga da Justiça, o último em que o ator interpretou Bruce Wayne.

Superada esta parte, ainda nos resta entender qual será o papel de Michael Keaton em The Flash. Tudo o que sabemos é que ele não fará nenhum novo personagem, mas sim alguma versão do Batman. Inicialmente isso pode não fazer muito sentido, já que o filme terá Ben Affleck no papel do personagem, mas quando analisamos as inspirações para The Flash, as coisas se encaixam melhor. O filme tem como base na história em quadrinhos Flashpoint, que aborda viagem no tempo e realidades paralelas. Assim é possível que o Batman de Michael Keaton seja de uma outra realidade, o que deixa as portas abertas para diversas possibilidades, incluindo a de que o ator interprete uma versão envelhecida do mesmo homem morcego do filme de Tim Burtom, de 1989.

Outra possibilidade que não podemos descartar é que Michael Keaton encarne Thomas Wayne (pai de Bruce), que apesar de estar morto no universo DC convencional é uma peça importante na HQ Flashpoint. Lá, a realidade é alterada misteriosamente, o que muda muito do que conhecemos, fazendo com que Thomas Wayne não fosse assassinado em um beco, mas sim visse o assassinato de seu filho. Com isso, Thomas posteriormente assume o manto de Batman e começa a combater o crime, mas de uma forma muito mais agressiva, fugindo daquilo que estamos acostumados a ver.

Vale ressaltar que o assunto abordado aqui não passa de especulação e só devemos ter a confirmação de quais versões do Batman veremos em The Flash no DC Fandome, evento que acontece neste fim de semana, 22 e 23 de agosto.