Se você gosta de jogos de tiro em primeira pessoa com um estilo mais próximo dos FPS clássicos (como Doom e Quake), Defiance & Mr. Good Looking é um indie brasileiro que você deve ficar de olho. O título ainda está em desenvolvimento, mas já conta com uma demo gratuita que lhe possibilita ter uma boa noção de como será o game. Para baixá-la, clique aqui

Defiance & Mr. Good Looking é um jogo rápido, sem regeneração automática de vida ou outras facilidades. Movimente-se pelo cenário, mate vários inimigos e pegue sua própria vida. Estamos falando de um boomer shooter, então não espere as comodidades dos games atuais.

Além de jogar com um personagem atirador, também assumimos o controle de um guerreiro espadachim, que tem uma jogabilidade consideravelmente diferente, dando um certo frescor aos tiroteios frenéticos. Essa troca de personagens é a mecânica principal de Defiance & Mr. Good Looking. Até a música do game é diferente, dependendo de com quem você está jogando. Ao matar um inimigo com um personagem, o outro recupera vida e munição. Graças a isso, alternar entre os dois pode ser sua salvação em uma fase muito difícil.


Para minha felicidade, tive a oportunidade de fazer uma pequena entrevista com Natanael Felix, que está desenvolvendo Defiance & Mr. Good Looking sozinho.

Quais foram os jogos que te inspiraram na criação de Defiance & Mr. Good Looking?
Oh boy! Só por cima temos Dusk, Doom, Dread Templar, Amid Evil, Quake e Blood. Entrando mais a fundo na influência deles:

Dusk: inspirou o início do projeto, antes eu estava tentando fazer um top-down shooter sem muito sucesso, por não ser uma coisa que jogo com frequência. Depois de jogar Dusk e já sabendo que foi feito praticamente por uma pessoa só, resolvi abandonar o projeto antigo e começar Defiance & Mr. Good Looking;

Dread Templar (antigo Hell Hunt): foi o primeiro desenvolvedor que procurei quando comecei a tentar fazer os níveis do jogo (level design não é fácil!). Com as dicas dele, consegui definir um escopo para cada nível e um fluxo de como o player pode prosseguir pelos desafios;

Doom: os mais novos (2016 e Eternal) inspiraram o jogo com muito mais força. A mecânica central de Defiance & Mr. Good Looking, que é "cada inimigo que um personagem mata, recupera recursos para o outro", é uma adaptação direta da "Glory kill" de Doom (2016) e Eternal. Os recursos para continuar no combate estão no próprio combate!

Posso continuar falando mais sobre esses que citei e sobre os outros que omiti, mas o texto ficaria muito grande.

Sobre o que exatamente será a história do seu game? Assim como na maioria dos shooters retrô, ela também ficará como um plano de fundo?
A história é simples: Anjos são criaturas mecânicas e do mal, que enganam os humanos. Nossos heróis, Defiance e Mr. Good Looking, fazem parte de uma ordem que caça esses anjos. O jogo se passa durante a primeira missão de Defiance. A história é simples, sendo mostrada nas telas de carregamento e podendo ser ignorada facilmente sem detrimento à diversão. 

Os jogos de tiros clássicos tinham, em sua grande maioria, uma trilha sonora extremamente marcante. Pode-se dizer que esse também será um ponto forte do seu jogo?
Espero que sim! Contratei um compositor russo (@EMMNNT no Twitter) para fazer a trilha sonora. A minha ideia inicial era ter somente uma música por nível, mas ele jogou a demo e sugeriu fazer duas músicas por nível, uma para cada personagem. Com isso, temos uma trilha sonora mais dinâmica, onde o jogador vai remixando a música do nível conforme vai jogando.

O preço e data de lançamento de Defiance & Mr. Good Looking já estão definidos?
A data esperada de lançamento da versão completa (com todos os episódios) é o final de 2021, mas pretendo iniciar o acesso antecipado logo logo. O preço não está definido, mas não vai ser nada exorbitante, trabalhamos na humildade aqui!

Onde poderemos encontrar seu jogo assim que ele for lançado? Você pretende disponibiliza-lo em mais plataformas no futuro?
O jogo será disponibilizado na Steam, existe a possibilidade de também ser lançado na GOG. Quanto à plataforma, será somente para PC.

Se interessou por Defiance & Mr. Good Looking? Então acompanhe o desenvolvedor do game no Twitter. Você também pode apoiar financeiramente o projeto no Catarse.