JustWatch divulgou um novo relatório sobre o mercado brasileiro de streaming, desta vez com foco no terceiro trimestre do ano. A análise dos dados de julho a setembro é bem interessante, já que nesse período tivemos o lançamento de duas grandes plataformas no Brasil, a HBO Max, da WarnerMedia, e o Star+, da Walt Disney Company

Tanto a Netflix quanto o Prime Video perderam 1% de participação no mercado entre o segundo e o terceiro trimestre de 2021, o que provavelmente está atrelado ao surgimento dos novos concorrentes. O Disney+ conseguiu manter os 12% de market share vistos no trimestre passado, ao passo que o Globoplay e o Telecine Play tiveram uma queda de 2% e 1%, respectivamente.


Desde o seu lançamento, ocorrido em 29 de junho, a HBO Max apresentou um rápido crescimento, alcançando, em setembro, 10% de participação no mercado. O Star+, lançado no final de agosto, também teve um crescimento significativo, tendo fechado o nono mês de 2021 com participação de 9%. Já o Prime Video continuou a sua tendência de queda, tendo perdido 4% de market share desde o início do ano.


No dia 6 de outubro, o Grupo Globo anunciou que o Telecine Play deixará de existir e o seu conteúdo será incorporado ao Globoplay. Adotando o modelo conhecido como channel, já utilizado pelo Premiere e Combate, a fusão entre os dois serviços de streaming deve ser concluída até o final de 2021, ou seja, é provável que tenhamos novas mudanças no quarto trimestre. Não será necessário ser assinante do Globoplay para consumir o conteúdo do Telecine, que continuará condicionado a uma assinatura específica.