Mostra de Cinemas Africanos acontece em São Paulo e Curitiba


A Mostra de Cinemas Africanos 2022 será realizada em São Paulo, de 6 a 20 de julho, e Curitiba, de 7 a 13 de julho, de forma presencial e online. A edição deste ano contará com nove convidados internacionais, entre cineastas, pesquisadores e curadores. 

O evento reunirá cerca de 50 títulos de 20 países africanos, com destaque para a produção feminina e filmes inéditos no Brasil, além de atividades paralelas como debates, masterclasses e painéis com a presença de convidados do continente.

Neste ano, um dos destaques é o thriller sul-africano Boa Senhora, de Jenna Bass e Babalwa Baartman. O filme faz comentário sobre as relações raciais na África do Sul pós-apartheid e teve sua estreia premiada no Festival de Toronto. Dirigido por Aïssa Maïga, o documentário Sobre a Água registra os efeitos das mudanças climáticas e da globalização em uma aldeia do Níger.

Fazendo sua estreia mundial na Mostra de Cinemas Africanos, Otiti, da nigeriana Ema Edosio, segue a história de uma costureira que assume a responsabilidade de cuidar do pai doente que a abandonou quando criança. Do Quênia, a comédia inédita Contos da Cidade Acidental, de Maimouna Jallow, mostra um eclético grupo que se reúne de forma online para uma aula de controle de raiva.

Nós, de Alice Diop, é um documentário que foca em seis mulheres que transitam em uma ferrovia que cruza Paris, incluindo a própria cineasta. Já Lingui, de Mahamat-Saleh Haroun, é ambientado na periferia da capital do Chade e acompanha a busca de uma mãe e sua filha de 15 anos condenadas pela religião e pela lei por buscarem uma clínica de aborto para a adolescente. 

"A Mostra de Cinemas Africanos volta às salas de cinema em grande estilo para celebrar o maior festival de cinema africano do Brasil.", destaca a diretora do festival, Ana Camila. "A programação amplia seu alcance e relevância ao trazer realizadores africanos ao país e promover as cinematografias do continente entre os públicos brasileiros.", complementa.

Os ingressos variam de entrada gratuita a R$ 24,00 a sessão. Você pode conferir todos os detalhes e a programação do evento no site oficial.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade